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Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

Código: PDEC10     Sigla: MEIP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 9 Plano Oficial até 2013 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento da parte empírica do seu projeto de dissertação. Proporcionar uma formação básica à utilização do programa de análise de dados NVivo, assim como a diferentes técnicas de análise de conteúdo.

No final desta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de:
- Refletir sobre as questões éticas e deontológicas que se colocam no âmbito da investigação em Psicologia;
- Conhecer as diferentes etapas e conceitos do processo de investigação em Psicologia;
- Tratar e analisar dados qualitativos com a técnica de análise de conteúdo e com recurso ao programa NVivo.
- Possuir um espírito de reflexão crítica sobre o tratamento, análise e resultados de investigações qualitativas no domínio da Psicologia.

Programa

A investigação em Psicologia:
- A ética na investigação em Psicologia;
- Etapas do processo de investigação;
- Conceitos chave:
- Métodos indutivo e dedutivo;
- Tipos de variáveis;
- Tipos de designs;
- Validade interna e externa e fatores condicionantes;
- População versus amostra e procedimentos de amostragem;
- Técnicas de recolha de dados;
- Exemplificação de investigações quantitativas e qualitativas;
- Pesquisa bibliográfica em bases de dados;
- Regras da APA.

A investigação qualitativa:
- Caraterísticas e objetivos;
- A entrevista enquanto método de recolha de dados qualitativos;
- A análise de conteúdo enquanto técnica de análise de dados qualitativos:
- Caraterísticas, objetivos, domínios de aplicação;
- Etapas
- Aplicação prática:
- Análise de conteúdo de uma tarefa de associação livre de palavras;
- Análise de conteúdo de entrevistas.

Introdução ao software de análise de dados qualitativos - NVivo:
- Procedimentos-base do NVivo;
- Codificação de textos com o NVivo;

Bibliografia Obrigatória

Alferes Valentim Rodrigues; Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Almeida, L. S., & Freire, T. ; Metodologia da investigação em Psicologia e Educação (4.ª edição). , Braga: Psiquilíbrios, 2007
Bardin, L; Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70, 1999
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Poeschl Gabrielle; Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, parcialmente com exercícios no computador

Software

NVivo

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 54,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 106
Total: 106,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica que o/a estudante:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final, correspondente à nota do teste escrito a realizar pelo/a estudante individualmente, será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

Em apoio à matéria, diferentes exercícios práticos são fornecidos aos estudantes

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos/as estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselha-se o/a estudante abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao/à docente no início do ano letivo.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota final poderá ser efetuada na época de recurso, que decorre após o término das aulas desta unidade curricular, através da participação em novo teste escrito.
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