Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia da Investigação |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
9 |
Plano Oficial até 2013 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento da parte empírica do seu projeto de dissertação. Proporcionar uma formação básica à utilização do programa de análise de dados NVivo, assim como a diferentes técnicas de análise de conteúdo.
No final desta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de:
- Refletir sobre as questões éticas e deontológicas que se colocam no âmbito da investigação em Psicologia;
- Conhecer as diferentes etapas e conceitos do processo de investigação em Psicologia;
- Tratar e analisar dados qualitativos com a técnica de análise de conteúdo e com recurso ao programa NVivo.
- Possuir um espírito de reflexão crítica sobre o tratamento, análise e resultados de investigações qualitativas no domínio da Psicologia.
Programa
A investigação em Psicologia:
- A ética na investigação em Psicologia;
- Etapas do processo de investigação;
- Conceitos chave:
- Métodos indutivo e dedutivo;
- Tipos de variáveis;
- Tipos de designs;
- Validade interna e externa e fatores condicionantes;
- População versus amostra e procedimentos de amostragem;
- Técnicas de recolha de dados;
- Exemplificação de investigações quantitativas e qualitativas;
- Pesquisa bibliográfica em bases de dados;
- Regras da APA.
A investigação qualitativa:
- Caraterísticas e objetivos;
- A entrevista enquanto método de recolha de dados qualitativos;
- A análise de conteúdo enquanto técnica de análise de dados qualitativos:
- Caraterísticas, objetivos, domínios de aplicação;
- Etapas
- Aplicação prática:
- Análise de conteúdo de uma tarefa de associação livre de palavras;
- Análise de conteúdo de entrevistas.
Introdução ao software de análise de dados qualitativos - NVivo:
- Procedimentos-base do NVivo;
- Codificação de textos com o NVivo;
Bibliografia Obrigatória
Alferes Valentim Rodrigues;
Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Almeida, L. S., & Freire, T. ; Metodologia da investigação em Psicologia e Educação (4.ª edição). , Braga: Psiquilíbrios, 2007
Bardin, L; Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70, 1999
Ghiglione Rodolphe;
O^inquérito
Poeschl Gabrielle;
Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, parcialmente com exercícios no computador
Software
NVivo
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
106 |
|
|
Total: |
106,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência implica que o/a estudante:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final, correspondente à nota do teste escrito a realizar pelo/a estudante individualmente, será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
Em apoio à matéria, diferentes exercícios práticos são fornecidos aos estudantes
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos/as estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselha-se o/a estudante abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao/à docente no início do ano letivo.
Melhoria de classificação
A melhoria da nota final poderá ser efetuada na época de recurso, que decorre após o término das aulas desta unidade curricular, através da participação em novo teste escrito.