Intervenção Clínica nas Perturbações Psicológicas e Psicossomáticas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
55 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com esta UC pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam intervir clinicamente em determinadas perturbações mentais e psicossomáticas, com implementação de estratégias psicológicas que se têm mostrado eficazes para os temas abordados.
Programa
Esta unidade curricular aborda os seguintes tópicos:
- Reflexão crítica sobre o conceito de “doença mental” e o seu impacto na sociedade
- Abordagem Biopsicossocial da saúde
- Aprofundamento do DSM-IV: organização do manual, classes diagnósticas, sistema multiaxial
- Noções básicas de Psicofarmacologia
- Intervenção nas Perturbações do Comportamento Alimentar (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Ingestão Alimentar Compulsiva e quadros atípicos)
- Intervenção na Esquizofrenia
- Introdução à Psicossomática e à Psiconeuroimunologia
- Intervenção nas doenças neurodegenerativas (e.g. Demência de Alzheimer)
- Intervenção nas doenças de suposta etiologia autoimune (e.g. Colite ulcerosa, doença de Crohn)
Bibliografia Obrigatória
Halligan Peter W.;
Handbook of clinical neuropsychology. ISBN: 0-19-850801-8
Garner David M. 340;
Handbook of treatment for eating disorders. ISBN: 1-57230-186-4
Buela-casal, G. Sierra, J.C. ; Manual de evaluación y tratamientos psicológicos, Editorial Biblioteca Nueva, 2001
Simón Miguel Ángel 340;
Manual de psicología de la salud. ISBN: 84-7030-626-X
Torres, S. & Guerra, M. P. ; Psicologia da Saúde e Anorexia Nervosa, Lisboa: Climpesi Editores, 2007
Wykes Til;
Cognitive remediation therapy for schizophrenia. ISBN: 1-58391-971-6
American Psychiatric Association 340;
DSM-IV-TR. ISBN: 0-89042-025-4
Christie Margaret J. 340;
The^psychosomatic approach. ISBN: 0-471-90370-1
Osswald, W. & Guimarães, S. ; Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas, Porto Editora , 2001. ISBN: 972-0-06030-1
Sainsbury, A. & Heatley, R. ; Review article: Psychosocial factors in the quality of life of patients with inflammatory bowel disease., Alimentary Pharmacology and Therapeutics, 21, pp. 499-508., 2005
Bibliografia Complementar
Stahl, S. M. ; Essential psychopharmacology: Neuroscientific basis and practical applications, Cambridge University Press, 2000. ISBN: 978-0-521-85702-4
Maunder, R. & Esplen, M. J.; Facilitating adjustment to inflammatory bowel disease: A model of psychosocial intervention in non-psychiatric patients, Psychotherapy and Psychosomatics, 68, pp. 230-240., 1999
Casey P. & Kelly B.; Fish, Psicopatologia Clínica: Sinais e sintomas em psiquiatria, Libri-Faber: Serviços Editoriais., 2007. ISBN: 978-989-95046-2-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são de cariz teórico-prático.
Nas horas de contacto será privilegiado o aprofundamento das características das diferentes patologias e a abordagem prática ao nível das estratégias de intervenção. Serão apresentados materiais de apoio existentes, bem como casos clínicos para trabalho em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo.
Serão também efetuadas conferências por especialistas das temáticas abordadas, seguidas de debate em grande grupo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Realização do trabalho prático |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
2011-10-21 |
| Preparação para o exame |
Exame |
74,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
As aulas não são de frequência obrigatória.
O regime de avaliação não pressupõe a obrigatoriedade de assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada em função da nota obtida na realização de um trabalho prático realizado em pequenos grupos e de um exame final.
No trabalho é solicitado aos alunos que apresentem as características clínicas de uma patologia do DSM-IV, utilizando linguagem do senso comum. O trabalho engloba uma breve apresentação na aula. Este trabalho tem a ponderação na nota final de 25% e o exame final de 75%.
A admissão ao exame requer a realização e a aprovação da componente prática, ou seja, uma classificação mínima de 10 valores no trabalho prático.
Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 8 valores no exame.
É obrigatória a realização destas duas componentes de avaliação para aprovação da UC.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial terão que realizar o trabalho proposto para a generalidade dos alunos e realizar o exame final, com as mesmas ponderações na nota final. O cálculo da nota final é, portanto, igual ao apresentado para a generalidade dos alunos.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota consiste na realização de um exame escrito (ponderação: 75% da nota final).
Não é possível realizar melhoria do trabalho prático (ponderação: 25% da nota final).