Psicologia da Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
140 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer o âmbito da disciplina e o seu contributo para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos
Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Saber procurar autonomamente informação relevante no domínio da Psicologia da Educação
Conhecer investigação relevante no domínio da Psicologia da Educação, e forma como pode ser aplicada à prática.
Programa
1. Introdução. Perspectiva histórica. Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação.
2. O desenvolvimento humano e os contextos educativos.
2.1 Desenvolvimento cognitivo. Contributos de Piaget e Vygotsky. O processamento da informação. Implicações educacionais.
2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral – implicações para o ensino e aprendizagem.
3. Teorias da aprendizagem e instrução.
3.1 Abordagem comportamental. Gestão do comportamento.
3.2 Abordagens cognitivas. O construtivismo.
4. Motivação e aprendizagem.
5. Conceitos e práticas em avaliação educacional.
6. Crianças e jovens com necessidades específicas de educação. Contributos da investigação para a prática e intervenção em contextos inclusivos
7. A intervenção precoce. Modelos e práticas.
8. O ensino e aprendizagem da matemática, leitura e escrita.
9. Consulta Psicológica e Psicologia Educacional
Bibliografia Obrigatória
Sternberg e Williams; Educational Psychology, Allyn-Bacon, 2002
Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008
O´Donnell, A., Reeve, J. & Smith, J.; Educational Psychology: reflections for action, John Wiley & Sons, Inc., 2009. ISBN: 13-978-0-470-13630-0
Sprinthall Norman A.;
Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6
Observações Bibliográficas
Additional references will be provided during classes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposições teóricas feitas pela docente e por convidados.
Solicitação de sínteses escritas com análise crítica de artigos e reflexões sobre tópicos propostos na aula.
b-learning
Exercícios de análise e de aplicação.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
| Resposta e realização de actividades propostas |
Teste |
12,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
3,00 |
|
|
| Procura de informação |
Teste |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leitura de bibliografia recomendada |
Estudo autónomo |
38 |
|
|
Total: |
38,00 |
|
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão estar presentes nas aulas teóricas e participarem nas actividades propostas sempre que solicitadas.
A participação e a qualidade da mesma poderá ser valorizada pela docente, permitindo o incremento de 1 a 3 valores na nota final obtida no exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final corresponde à nota obtida no exame. Aos estudantes que se destacarem pelo nivel da sua assiduidade e participação poderão ver aumentada a nota final .
Provas e trabalhos especiais
Poderão ser solicitados trabalhos complementares aos estudantes que não possam estar presentes nas aulas práticas. Para o efeito devem os estudantes em situações especiais contactar a docente no inicio do semestre lectivo,
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.
Terão que obter 100% de participação em todas as tarefas propostas via plataforma Moodle
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação implica a repetição do exame.
Observações
Os estudantes deverão consultar regularmente a página da UC na plataforma Moodle.