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Psicologia da Educação

Código: P601     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 140 Plano Oficial 2007/2008 3 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer o âmbito da disciplina e o seu contributo para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos
Desenvolver uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquirir conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, e identificar teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Saber procurar autonomamente informação relevante no domínio da Psicologia da Educação
Conhecer investigação relevante no domínio da Psicologia da Educação, e forma como pode ser aplicada à prática.

Programa

1. Introdução. Perspectiva histórica. Contributos relevantes para a definição do âmbito e do objectivo da Psicologia da Educação.
2. O desenvolvimento humano e os contextos educativos.
2.1 Desenvolvimento cognitivo. Contributos de Piaget e Vygotsky. O processamento da informação. Implicações educacionais.
2.2 Desenvolvimento pessoal, social, e moral – implicações para o ensino e aprendizagem.
3. Teorias da aprendizagem e instrução.
3.1 Abordagem comportamental. Gestão do comportamento.
3.2 Abordagens cognitivas. O construtivismo.
4. Motivação e aprendizagem.
5. Conceitos e práticas em avaliação educacional.
6. Crianças e jovens com necessidades específicas de educação. Contributos da investigação para a prática e intervenção em contextos inclusivos
7. A intervenção precoce. Modelos e práticas.
8. O ensino e aprendizagem da matemática, leitura e escrita.
9. Consulta Psicológica e Psicologia Educacional

Bibliografia Obrigatória

Sternberg e Williams; Educational Psychology, Allyn-Bacon, 2002
Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008
O´Donnell, A., Reeve, J. & Smith, J.; Educational Psychology: reflections for action, John Wiley & Sons, Inc., 2009. ISBN: 13-978-0-470-13630-0
Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6

Observações Bibliográficas

Additional references will be provided during classes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas feitas pela docente e por convidados.
Solicitação de sínteses escritas com análise crítica de artigos e reflexões sobre tópicos propostos na aula.
b-learning
Exercícios de análise e de aplicação.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Resposta e realização de actividades propostas Teste 12,00
Exame Exame 3,00
Procura de informação Teste 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura de bibliografia recomendada Estudo autónomo 38
Total: 38,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes nas aulas teóricas e participarem nas actividades propostas sempre que solicitadas.

A participação e a qualidade da mesma poderá ser valorizada pela docente, permitindo o incremento de 1 a 3 valores na nota final obtida no exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponde à nota obtida no exame. Aos estudantes que se destacarem pelo nivel da sua assiduidade e participação poderão ver aumentada a nota final .

Provas e trabalhos especiais

Poderão ser solicitados trabalhos complementares aos estudantes que não possam estar presentes nas aulas práticas. Para o efeito devem os estudantes em situações especiais contactar a docente no inicio do semestre lectivo,

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que usufruam de regimes especiais poderão ficar dispensados das aulas presenciais, se assim ficar acordado com o docente.
Terão que obter 100% de participação em todas as tarefas propostas via plataforma Moodle

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação implica a repetição do exame.

Observações

Os estudantes deverão consultar regularmente a página da UC na plataforma Moodle.
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