Técnicas de Avaliação Psicológica II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
113 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Dominar a elaboração de estratégias de avaliação psicológica, a partir da história de vida e a identificação da problemática;
- Conhecer as técnicas de aplicação, cotação e interpretação dos inventários de personalidade, nomeadamente, o MMPI-2;
- Dominar a aplicação, cotação e interpretação dos inventários de avaliação clínica e das escalas de auto-relato;
- Compreender a especificidade da avaliação com testes projectivos;
- Serem capazes de elaborar relatórios de avaliação e transmitir os resultados aos clientes e a outros profissionais;
Programa
- Metodologias para elaboração de estratégias de avaliação.
- Aspectos metodológicos e referenciais teóricos dos testes de avaliação da personalidade.
- Técnicas de aplicação, cotação e interpretação de testes de avaliação da personalidade: MMPI-2, Escalas de Millon, Iaclide, Inventário Clínico de auto-conceito, NEO-PIR, STAI, Teste de Rorschach, TAT, CAT-A, CAT-H, SAT e PN (Pata Negra).
- Demonstração das potencialidades e limites destas técnicas de avaliação.
- Estudo de caso, através da recolha de história de vida, estratégias de avaliação, escolha dos instrumentos adequados, análise dos resultados e elaboração de um relatório de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
Hilsenroth, M. J., Segal, D. L. ; Comprehensive Handbook of Psychological Assessment. Vol. 1, 2, 3,4, Hoboken: John Wiley & Sons., 2004
Exner, J. .; The Rorschach: A Comprehensive System. Vol. 1: Basic Foundations and Principles of Integration. (4th Ed.)., Hoboken: John Wiley & Sons., 2003
Sendin Maria Concepción;
Diagnóstico psicológico. ISBN: ISBN 84-88909-06-3
Pervin Lawrence A. ed. lit.;
Handbook of personality. ISBN: ISBN 0-89862-430-4
Graham, J.; MMPI-2: Assessing Personality and Psychopathology., New York: Oxford University Press., 1993
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino e aprendizagem incluem 2 horas de contactos semanais:
a)- Aulas de exposição de conteúdos pelo docente e pelos estudantes de 2 horas semanais (contacto em pequenos grupos)
As horas de contacto são momentos privilegiados de aprofundamento das técnicas de avaliação psicológica, nomeadamente a utilidade prática, a aplicação, cotação / codificação e interpretação dos resultados. Além do domínio da componente técnica das diferentes metodologias de avaliação psicológica, os estudantes são incentivados numa perspectiva critica a integrar os diferentes instrumentos no processo de elaboração de estratégias de avaliação, tendo em conta a especificidade de cada caso.
b)- Pesquisas, consultas e revisões da literatura.
c) – Trabalhos de produção escrita a realizar:
- Elaboração de relatórios de avaliação psicológica utilizando 3 testes a 1 sujeito.
- Elaboração de um relatório de síntese da avaliação do sujeito a quem foram aplicados os testes, tendo em conta a história de vida, os resultados dos testes, os conhecimentos teóricos do estudante e a sua perspectiva critica sobre a componente técnica, a utilidade dos resultados, as potencialidades e os limites das metodologias de avaliação psicológica.
d)- Apoio tutorial
O docente está disponível para apoio aos alunos, tanto na Faculdade, no seu horário de atendimento, como através de e-mail: apires@fpce.up.pt;
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Relatório sobre uma avaliação psicológica |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo e pesquisa dos temas abordados nas aulas |
Estudo autónomo |
23 |
|
|
Total: |
23,00 |
|
Obtenção de frequência
Pré-requisito de assuidade: O estudante terá que assistir a 75% das aulas leccionadas.
Para obtenção da frequência da unidade curricular, os estudantes terão que realizar todas as componentes de avaliação, com um mínimo de 8 valores e terem assiduidade nas horas de contacto práticas, excepto os estudantes abrangidos por regimes especiais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final da unidade curricular:
Exposição de trabalhos nas aulas: 30%
Trabalho prático: Elaboração de 3 relatórios de Avaliação Psicológica e respectivo relatório de síntese: 70%.
Em cada uma das componentes de avaliação, o estudante deve obter um mínimo de 8 valores (classificação de 0-20).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
1. De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.”
2. A realização desta prova ocorrerá no decurso da época prevista para frequências e exames no final do semestre e assumirá a forma de prova escrita sem consulta, sendo que os estudantes que necessitem de a realizar terão que previamente proceder à sua inscrição nos serviços académicos (cf. ponto 8 do art. 9 do Regulamento de Avaliação).
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de nota, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita, sem consulta, que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da UC.