Psicologia do Trabalho
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
181 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
| 4 |
| 5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Conhecimento dos fundamentos históricos do quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea: premissas e desenvolvimento da sociedade industrial; sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho; evolução das formas e processos de trabalho;
2. Conhecimento e compreensão de um projecto específico de desenvolvimento da psicologia do trabalho; dos seus fundamentos epistemológicos; das suas relações com a ergonomia;
3. Compreensão dos conceitos fundamentais ao nível da intervenção em psicologia do trabalho;
4. Capacidade de compreender e situar teórica e epistemologicamente diferentes pontos de vista sobre a “mesma realidade”, enquanto elemento essencial à comunicação eficaz e à acção coerente no seio de equipas multidisciplinares.
Programa
I. Fundamentos históricos do quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea:
1. Premissas e desenvolvimento da sociedade industrial;
2. Sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho;
3.Evolução das formas e processos de trabalho;
II. A psicologia do trabalho contemporânea: especialização e pluridisciplinariedade
1. Da ciência psicológica à psicologia do trabalho: especificidade desta abordagem;
2. Alguns elementos para uma reflexão epistemológica articulados face aos pressupostos desta psicologia do trabalho;
3. A Interligação entre psicologia do trabalho e ergonomia: definição progressiva de conceitos base;
4. Metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho.
III. Algumas abordagens em desenvolvimento:
1. Prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde no trabalho: a contribuição da psicologia do trabalho na conceptualização, análise e intervenção nesta área.
2. A formação profissional: a contribuição da psicologia do trabalho na conceptualização, análise e intervenção nesta área.
3. Sistemas de emprego e desenvolvimento local : a contribuição da psicologia do trabalho na conceptualização, análise e intervenção nesta área.
Bibliografia Obrigatória
ULL;
Education permanente. ISBN: 0339-7513
ULL;
Sociologie du Travail. ISBN: ISSN 0038-0296
Laboreal, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. ISBN: ISSN 1646-5237 (http://laboreal.up.pt/start.php)
Análise Social, Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. ISBN: ISSN 0003-2573
Le Travail Humain, Presses Universitaires de France
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas, ilustradas, sempre que possível, com casos práticos.
Esta disciplina está organizada em função dos objectivos de aquisição de conhecimentos sobre o quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho e do conhecimento e exercício de metodologias de investigação e intervenção.
Software
http://vista.up.pt/webct/entryPage.dowebct
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação teórica será feita através de exame teórico, composto por questões de resposta fechada, a realizar nas épocas de avaliação vigentes.
Para ser aprovado, deverá ter uma classificação final de pelo menos 10 valores em 20 possíveis.
Se faltar ao momento da avaliação ou não obtiver a classificação mínima definida acima o aluno não terá aproveitamento à disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
Um exame final 100%
Melhoria de classificação
Para melhoria da classificação final obtida na disciplina o aluno poderá repetir apenas uma vez, a prova de avaliação final numa das duas épocas de avaliação subsequentes àquela em que foi avaliado.