Estatística III
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
104 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
33 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
NOTA INTRODUTÓRIA:
- No actual plano curricular a disciplina Estatística III é precedida pelas disciplinas semestrais Estatística I e Estatística II. Contudo, sendo o presente ano lectivo um ano de transição entre dois planos curriculares, acontece que os alunos que frequentam Estatística III não frequentaram nenhuma daquelas outras disciplinas, mas sim a disciplina Estatística Aplicada à Psicologia I do anterior plano curricular. No sentido de adequar o programa da disciplina à formação académica precedente dos alunos que a frequentam, o programa de Estatística III do presente ano lectivo (2007/08) sofrerá ajustamentos. Assim, o programa que abaixo se apresenta é substancialmente diferente daquele que será apresentado para a mesma disciplina no ano lectivo de 2008/2009.
OBJECTIVOS GERAIS:
- Aprofundamento de noções e competências estatísticas e de análise de dados adquiridas na formação precedente
- Demonstração da relação estreita entre metodologias de investigação e procedimentos de análise de dados
- Treino na capacidade técnica de elaborar um plano de análise de dados enquanto componente indissociável do processo de investigação
- Treino na prática de análise de dados por computador e apresentação escrita dos resultados
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR:
- Definição/identificação operacional de hipóteses, ou "questões de investigação", tendo em vista as análises de dados que permitem testá-las;
- Identificação das variáveis envolvidas no plano de análise (nível de medida, relação entre variáveis,...);
- Escolha do(s) procedimento(s) estatísticos adequados à situação de investigação e seus objectivos: identificação do leque de possibilidades e requisitos e limites de aplicação de cada uma delas;
- Execução dos procedimentos estatísticos adequados com recurso ao software de análise de dados SPSS;
- Análise, descrição e interpretação dos resultados: apresentação de resultados estatísticos de acordo com as regras habitualmente empregues (vai seguir-se as directrizes do Publication Manual of the American Psychological Association, 2001)
Programa
PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS:
- Teste de hipóteses aplicadas a médias: os testes t de student; comparação de médias de duas amostras emparelhadas; comparação de médias de duas amostras independentes e testes à homogeneidade das variâncias (os testes F de Snedecor e F de Levene); teste a uma média amostral quando se desconhece o desvio-padrão populacional (teste t para uma amostra)
- Avaliação da relação entre variáveis: correlação e regressão
- Comparação de mais do que duas médias independentes: análise de variância simples e procedimentos complementares; a lógica do modelo ANOVA e seu enquadramento no processo de investigação
- Comparação de mais do que duas médias emparelhadas: análise de variância de medidas repetidas e procedimentos complementares; questões metodológicas associadas aos planos intra-sujeitos
- Teste de hipóteses em planos factoriais: o modelo ANOVA com dois factores independentes; os conceitos de efeito principal e interacção
- Teste de hipóteses em planos mistos: o modelo ANOVA com factores inter-sujeitos e intra-sujeitos
- Avaliação da magnitude dos efeitos num modelo ANOVA: a razão eta-quadrado
- Introdução aos métodos de regressão múltipla: a relação entre a RM e as lógicas correlacional e ANOVA
ANÁLISE DE DADOS COM O SPSS:
- Definição de bases de dados: codificação e definição das variáveis, introdução dos dados, regras básicas de limpeza dos dados
- Transformação de variáveis: recodificação de variáveis e criação de variáveis compostas
- Manipulação de ficheiros: os comandos select cases e split file
- Utilização dos menus do SPSS para selecção dos procedimentos enumerados acima e definição dos parâmetros de cada procedimento
Bibliografia Obrigatória
Poeschl Gabrielle;
Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6 (Referência-base da disciplina)
Bryman Alan;
Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
Bryman Alan;
Quantitative data analysis with SPSS for windows. ISBN: ISBN 0-415-14720-4
Cramer Duncan;
Introducing statistics for social research. ISBN: ISBN 0-415-07515-7
Howell David C.;
statistical methods for psychology. ISBN: ISBN 0-534-51993-8
Kinnear Paul R.;
SPSS for windows made simple. ISBN: 1-84169-118-6
Bibliografia Complementar
Hair Joseph F. 070;
Análise multivariada de dados. ISBN: 85-363-0482-0
Judd Charles M.;
Research methods in social relations. ISBN: ISBN 0-03031149-7
Tabachnick Barbara G.;
Using multivariate statistics. ISBN: ISBN 0-321-05677-9
Winer B. J.;
Statistical principles in experimental design
American Psychological Association;
Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-55798-790-4
D’Hainaut, L. ; Conceitos e métodos da estatística, Vol. I, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990
D’Hainaut, L. ; Conceitos e métodos da estatística, Vol. II, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Para ser aprovado o aluno tem que ter frequência das aulas (presença em 3/4 das aulas)
Melhoria de classificação
Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação realizando novo exame na época em que seja autorizado a tal pelos regulamentos da FPCE-UP
Observações
A avaliação é feita através de Prova Escrita. Esta prova avalia:
- o conhecimento dos procedimentos estatísticos adequados a diferentes situações de investigação;
- a capacidade para utilizar o programa estatístico SPSS para realizar análise de dados, incluindo a necessidade de manipular dados e ficheiros (por exemplo, codificar e definir variáveis, introduzir dados, recodificar variáveis, criar variáveis compostas, manipulação de ficheiros);
- a capacidade de descrever, analisar e interpretar os resultados fornecidos pelo programa SPSS, relativamente aos procedimentos estatísticos apresentados no programa da disciplina