Psicologia da Motivação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
143 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender a importância da motivação na orientação do comportamento e na da dinâmica da acção humana.
- Compreender a razão da evolução das teorias da motivação ao longo do tempo e das mudanças de perspectivas que as sustentam.
- Demonstrar conhecimentos actualizados no domínio das teorias da motivação, valorizando a complementaridade das várias fontes de informação.
- Analisar os conhecimentos de forma crítica, sistematiza-los e estruturá-los em função dos seus níveis de generalidade e de importância.
- Utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas frequentes em diversos contextos de vida, particularmente no contexto escolar, para apreciar propostas de intervenção no domínio da motivação.
- Integrar, nas suas concepções pessoais da dinâmica da acção, aspectos relevantes das diversas perspectivas abordadas.
Programa
Introdução ao estudo da motivação: definição e evolução do conceito.
1. Quadros teóricos e aplicações práticas
- Teoria psicanalítica da motivação (Freud);
- Teorias homeostáticas (Hull e Lewin).
- Teorias da expectativa x valor:
teoria da motivação para a realização (Atkinson e McClelland);
teoria do medo do sucesso (Horner);
ansiedade em situação de avaliação
- Teorias cognitivas e sócio-cognitivas da motivação:
teoria da aprendizagem social (Rotter);
teoria do self-efficacy (Bandura);
teoria da motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan);
teoria atribucional (Weiner);
teoria das concepções pessoais de inteligência (Dweck).
- Teorias do self: o auto-conceito, auto-estima.
-2. Desenvolvimento da motivação: impacto dos contextos de socialização escolares e familiares
Conclusões: avaliação e aplicabilidade dos quadros teóricos referidos a situações concretas nos diversos contextos de vida.
Bibliografia Obrigatória
Harter, S. ; The development of self-representations. In W. Damon (serie Ed.) and N. Eisenberg (Vol. Ed.) Handbook of child Psychology (Vol 3). Social, emotional and personality dvelopment (5th ed., pp 553-617). , N. Y.: John Wiley and Sons, Inc., 1988
Faria, L.; Desenvolvimento diferencial das concepções pessoais de inteligência durante a adolescência. , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica., 1998
Fontaine, A.M; Motivação em contexto escolar. , Lisboa: Universidade Aberta, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1- Exposição das teorias e investigações em grande grupo - 20 horas.
2- Organização pelos alunos de um Portefólio integrando vários tipos de informação, nomeadamente:
- Contacto com leigos e com profissionais para recolha de informação e confronto das diferentes perspectivas – 2 horas.
- Leitura e estudo de artigos e textos sobre as temáticas da motivação e integração nos quadros teóricos apresentados nas aulas presenciais de grande grupo - 6 horas.
- Selecção e análise de uma situação problemática especifica: selecção de quadros teóricos que permitem compreender a dinâmica da acção nesta situação e análise da mesma – 6 horas
- Elaboração de perguntas sobre os quadros teóricos ou os resultados de investigação apresentados nas aulas presenciais em grande grupo e apresentação de diversas situações susceptíveis de serem analisadas a partir dos conhecimentos adquiridos neste quadro – 9 horas
- Integração pessoal das diversas fases de trabalhos práticos com visto a elaborar uma perspectiva pessoal fundamentada quanto a utilidade da compreensão dos processos motivacionais e das suas aplicações práticas – 12 horas.
3- Leitura e estudo pelos alunos de artigos e textos sobre as temáticas da motivação - 50 horas;
4- Resposta a questões objectivas, que exigem definição, comparação e distinção de conceitos, bem como a questões de desenvolvimento, com posicionamento crítico e debate de pontos de vista, sobre as temáticas em estudo - 3 horas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Condicionada a apresentação atempada dos trabalhos associados ao portefólio (ponto 2 dos métodos de ensino)
Fórmula de cálculo da classificação final
-Avaliação distribuída - Portefólio: várias fases do trabalho e integração final (30%).
- Avaliação final objectiva e por escrito, constituída por questões de resposta curta e de desenvolvimento (70%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os TE, DA estão dispensados da presença as aulas teóricas de grande grupo
Devem realizar os trabalhos do portofólio (ponto 2 dos métodos de ensino) bem como a prova de avaliação final.
Melhoria de classificação
Limitada a parte relativa a avaliação final.