Psicologia da Linguagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
169 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
As competências a adquirir são:
• Conhecer, a nível introdutório, os principais conceitos, métodos e problemas da psicologia da linguagem.
• Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar textos específicos no domínio, de nível de especialização inicial ou intermédia, e de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e situações da vida corrente em que a sua aplicação possa ser relevante.
Programa
1. Introdução à linguagem
Perspectivas no estudo da linguagem. A trilogia linguagem, comunicação e cognição.
Traços estruturais da linguagem. A linguagem enquanto sistema multicomponencial.
2. Fundamentos de produção de voz e de fala
Componentes glótica, subglótica e supraglótica. Diversidade dos fones.
Vozeamento, modo e ponto de articulação. Coarticulação e variabilidades articulatórias.
3. Introdução à percepção de fala
A ciência da fala e os problemas da segmentação e da invariância. Percepção categorial.
Integração audiovisual. Teoria motora e teorias auditivas.
4. Léxico mental e compreensão
Reconhecimento de palavras. Efeito de restauração fonémica.
Parsing e compreensão de frases. Compreensão de discurso/texto.
5. Aquisição de linguagem
Propostas explicativas. O problema da generalidade vs. especificidade.
Fases principais e desenvolvimento fonológico, léxico-semântico, e morfo-sintáctico.
6. Leitura e escrita
Escritas morfo-silábicas, silábicas e alfabéticas. Variáveis determinantes
e modelos de leitura hábil. Aprendizagem da leitura pela criança.
7. Dislexias e afasias
Perturbações adquiridas de linguagem e sua base biológica.
Dislexias adquiridas. Afasias (adquiridas) e modelos neurocognitivos de linguagem.
Bibliografia Obrigatória
Harley Trevor A.;
The psychology of language. ISBN: ISBN 0-86377-867-4
Wilson Robert A. 340;
The^MIT encyclopedia of the cognitive sciences. ISBN: 0-262-73124-X
Anderson John R.;
Cognitive psychology and its implications. ISBN: ISBN 0-7167-3678-0
Observações Bibliográficas
Bibliografia adicional é indicada para cada módulo, e está disponível no curso online.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Psicologia da Linguagem funciona através de aulas expositivas e componente online (curso PL online). As aulas realizam-se no Auditório 2B da FPCE-UP, às quintas-feiras das 11h00 às 13h00. O curso PL Online é uma plataforma de comunicação onde estão disponíveis vários materiais úteis para o estudo da disciplina, como as apresentações das aulas, artigos e outras indicações de leitura recomendada, demonstrações de fenómenos analisados, e perguntas para auto-avaliação. O curso online proporciona um canal de comunicação privilegiado que facilita o contacto entre estudantes e professor.
O acesso ao curso online faz-se através do endereço http://moodle.up.pt
Requer autenticação prévia no Sigarra e estar inscrito na unidade curricular.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Recomendada a participação em pelo menos 70% das aulas presenciais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final escrito, com componente de escolha múltipla.
Provas e trabalhos especiais
É recomendado o uso regular e frequente da disciplina online, muito especialmente a componente de auto-avaliação (questões de escolha múltipla). É recomendada também a participação em investigações que estejam em curso no Laboratório de Fala.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Situações especiais serão discutidas com o professor e avaliadas caso a caso.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota é possível através da repetição do exame na Época de Recurso, e requer registo prévio na Secretaria.
Observações
O acesso à Psicologia da Linguagem online requer a inscrição prévia no curso e a atribuição de um nome e código de utilizador no Sigarra.