Dinâmica de Grupo
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
187 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4 |
36 |
108 |
| 3 |
| 4 |
| 5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com esta disciplina pretende-se essencialmente que os alunos tenham a experiência de integrar (como membros participantes) um grupo de desenvolvimento, em que as noções teóricas necessárias sejam assimiladas pela prática. Genericamente, pretende-se que os alunos desenvolvam competências ao nível da dinamização de grupos, aprendendo a comunicar melhor, a saber ouvir e saber seleccionar dinâmicas adequadas às fases do grupo, bem como outras dinâmicas direccionadas para áreas de intervenção psicológica específicas.
Programa
- Abordagem aos diferentes tipos de grupos
- Os fenómenos do processo grupal (e.g. liderança, coesão, comunicação no seio do grupo)
- A importância do feedback
- As fases previsíveis no desenvolvimento do pequeno grupo
- O papel do líder/terapeuta
- Especificidades na utilização de técnicas de dinamização grupal
- Aprendizagem de técnicas de intervenção psicológica em grupo
Bibliografia Obrigatória
Corey Gerald;
Theory and practice of group counseling. ISBN: 0-534-24066-6
Douglas Tom;
Survival in groups. ISBN: 0-335-19412-5
López-Yarto Luis Elizalde;
Dinámica de grupos cincuenta anos después. ISBN: ISBN 84-330-1254-1
Guerra Marina Prista 570;
Intervenção psicológica em grupos em contextos de saúde. ISBN: 972-796-161-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-práticas.
A nível teórico proporciona-se a aquisição de conhecimentos sobre o funcionamento de grupos de desenvolvimento e de grupos terapêuticos.
A nível prático, proporciona-se a aquisição de competências para liderar os grupos referidos. Durante o desenrolar das aulas será esperado que os alunos participem enquanto membros de um grupo de desenvolvimento pessoal. Com esta metodologia os alunos poderão experienciar algumas das técnicas de dinamização grupal de diferentes modelos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Trabalho |
Trabalho escrito |
80,00 |
|
2008-01-29 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
As aulas são de frequência obrigatória (75%).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada em função da nota obtida na realização de um trabalho teórico-prático levado a cabo em pequeno grupo. O trabalho consiste na elaboração de uma proposta de intervenção psicológica em grupo numa população específica previamente definida pelos docentes.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência terão que apresentar um trabalho no qual conste uma conceptualização teórica sobre os fenómenos dos grupos e uma proposta de intervenção grupal, de acordo com orientações dadas pelo respectivo docente
Melhoria de classificação
A melhoria de nota consiste na realização de um exame escrito.