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Modelos Psicanalíticos e Humanistas

Código: P303     Sigla: MPH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 138 Plano Oficial 2007/2008 2 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Reconhecer, identificar e situar-se perante uma síntese evolutiva dos modelos de intervenção psicológica psicanalíticos e humanistas.

2. Compreender e integrar conhecimentos e instrumentos conceptuais e metodológicos dos modelos de intervenção psicológica desta disciplina.

3. Diferenciar diferentes concepções sobre:
3.1. o funcionamento psicológico humano;
3.2. a génese da disfuncionalidade psicológica;
3.3. estratégias, metodologias, recursos e instrumentos de intervenção psicológica;
3.4. processos de mudança psicológica activados/postos em marcha.

4. Mobilizar as aquisições teorico-metodológicas no sentido de conceptualizar problemas hipotéticos de consulta psicológica.

Programa

1. O Modelo psicanalítico na sua versão original (Sigmund Freud).
A emergência do principal objecto de estudo e de intervenção: o inconsciente. A conceptualização estrutural do sujeito psicológico: teoria geral do aparelho psíquico analisada através da articulação da primeira e da segunda tópicas. Concepção geral do ser humano e das suas dimensões psicológicas: o interesse pelo humano como ser em sofrimento; a dinâmica, do desejo (e não da necessidade) estruturante do sujeito psicológico humano.
Apresentação da sequência que organiza a sucessão de planos de funcionamento psicológico: o que antes passou pelo corpo e pela emoção pode vir a passar pela consciência.
Concepção de desenvolvimento psicológico em Freud. Fases de desenvolvimento psicológico/sexual. A teoria do trauma na génese de perturbação psicológica. Evocação, repetição e reelaboração. A transferência como arena de revivência e actualização de uma pulsão cujo objecto fantasiado é o psicanalista/psicólogo.

2. O movimento Humanista/Fenomenológico.
Contextualização histórica, política e filosófica da sua origem.
A proposta humanista de Carl Rogers: centração no cliente e na pessoa. Crença na possibilidade de realização e de concretização de todas as potencialidades do indivíduo. Análise da noção de self e abordagem da subjectividade. Definição das condições necessárias e suficientes para a ocorrência de mudança construtiva do cliente. A relação como contexto e como estratégia da intervenção psicológica. Principais competências relacionais especulares do psicólogo. Aprofundamento das dimensões qualitativas da relação psicólogo/cliente: (a) aceitação positiva e incondicional; (b) empatia; (c)genuinidade/autenticidade.

Bibliografia Obrigatória

Rogers, C. ; Tornar-se pessoa, Lisboa: Moraes Editores, 1961/1985
Rogers, C.; Psicoterapia e Consulta Psicológica, Lisboa: Moraes Editores, 1968
Freud, S.; O mal-estar na civilização , Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969
Freud, S. ; Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Lisboa: Livros do Brasil, 1924
Freud, S. ; Além do princípio do prazer, Rio de Janeiro: Imago Editora, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação dos estudantes em exposições orais, da responsabilidade do docente, acerca dos vários tópicos do programa;

Discussão do conteúdo de obras de referência dos autores que melhor representam cada um dos Modelos de Intervenção Psicológica abordados (Sigmund Freud e Carl Rogers) , enquanto forma de exploração crítica das respectivas propostas conceptuais e metodológicas.



Software

Não aplicável

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência, bem como a aprovação na disciplina depende dos seguintes pré-requisitos:

. Assiduidade e qualidade da participação nas actividades do tempo de contacto (presencial) ;

. Realização das duas Actividades de Aprendizagem seguintes:

Actividade de Aprendizagem 1.
Elaboração de um trabalho escrito, individual com base na leitura de uma obra de Freud, à escolha do estudante, com exclusaão das que já estão indicadas como obrigatórias, cuja reflexão crítica será realizada no dia 13 de Dezembro 2011. A escolha da obra será comunicada ao docente por mensagem electrónica.

Actividade de Aprendizagem 2.
Realização de um trabalho em situação com objectivos de integração dos adquiridos ao longo do semestre e de avaliação sumativa classificativa dos estudantes. O docente irá propor (um ou mais) temas e problemas relacionados com o os objectivos e conteúdos do programa da disciplina, que os estudantes serão convidados a abordar num formato mini-ensaístico. Espera-se que, nesse trabalho, os estudantes revelem as aprendizagens efectuadas ao longo das aulas, mas, sobretudo, as aprendizagens resultantes de leituras que decorram da pesquisa autónoma e exploração independente desses mesmos temas. O trabalho em situação terá lugar no dia 13 de Dezembro às 11h.

Leituras para obtenção de objectivos mínimos:
a) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade;
b) Além do princípio do prazer;
c) Cinco conferências sobre psicanálise;
d) Psicoterapia e Consulta Psicológica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará do somatório das classificações ponderadas de cada uma das componentes de avaliação, como se segue:


. Actividade de aprendizagem 1- 20% de ponderação

. Actividade de aprendizagem 2- 80% de ponderação

NOTA: O cumprimento da assiduidade é um pré-requisito para a aprovação na disciplina (apenas são admissíveis três faltas)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa de aulas), estão sujeitos ao mesmo plano de actividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de nota dos restantes estudantes.

Melhoria de classificação

Apenas será possível efectuar recurso/melhoria relativamente à classificação final já que a melhoria da classificação distribuída pressuporia a reinscrição na disciplina num outro ano lectivo para a repetição da totalidade das actividades lectivas.

Assim, sempre que se justifique o recurso ou a melhoria de nota o estudante será solicitado a realizar um segundo trabalho em situação (cf. Actividade de Aprendizagem II)

Observações

Todos os documentos de apoio às actividades lectivas serão disponibilizados na página da disciplina existente no Sigarra.
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