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Psicologia das Organizações

Código: P302     Sigla: PO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 154 Plano Oficial 2007/2008 2 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes possuam conhecimentos gerais sobre a Psicologia das Organizações enquanto disciplina e campo profissional, o seu objecto de estudo, tipo de problemas a que se dirige; possuam conhecimento empírico sobre os fenómenos psicológicos relacionados com o funcionamento das organizações, assim como conhecimento das teorias que lhes permitem compreender e explicar tais fenómenos; demonstrem meta-conhecimento das diferentes abordagens, das relações entre teorias e do seu enquadramento; atestem conhecimento de conceitos típicos e dos métodos gerais de investigação e aplicação, de formas práticas e de aspectos éticos e legais da profissão.

Programa

1. Introdução
1.1 A Psicologia das Organizações
1.1.1 Âmbito de estudo e Revistas
1.1.2 Desenvolvimento histórico
1.2 A Organização
1.2.1 Definição
1.2.2 Interesse e utilidade em estudar as organizações
2. A teoria das Organizações
2.1 Evolução da teoria das Organizações
2.2. A Organização Cientifica do Trabalho
2.3. A Burocracia
2.4. O Movimento das Relações Humanas
2.5. A Perspetiva Sistémica das Organizações
2.6. A Abordagem Sociotécnica das Organizações
2.7. A teoria de Weick
2.8 Sistematização das teorias das Organizações
2.9 Emergência de novas formas organizacionais
3. Investigação nas Organizações
3.1 Metodologias de investigação
3.2 Técnicas de recolha de dados na investigação em Psicologia das Organizações
3.3 Aprender a ser investigador das organizações
3.4 A ética na investigação

Bibliografia Obrigatória

Anderson Neil 340; Handbook of industrial, work and organizational psychology. ISBN: 0-7619-6488-6(vol.1) (Usdiken, B. & Leblebici, H.;Organization theory, Sage Publications, Ltd., 2001 (Vol. 2, Cap. 19) )
Cassell Catherine 340; Essential guide qualitative methods in organizational research. ISBN: 0-7619-4888-0
Shafritz Jay M.; Classics of organization theory. ISBN: ISBN 0-534-17304-7 ((Eds.), Brooks/Cole Publishing Company, 1992)
Cassel, C. & Symon, G. (Ed.s); Qualitative Methods in Organizational research. A practical guide., Sage Publications, Ltd. (Cap. 2)
Cunha Miguel Pina e 570; Manual de estudos organizacionais. ISBN: 972-98823-1-2
Cunha Miguel Pina e 070; Manual de comportamento organizacional e gestão. ISBN: 972-98823-8-X

Bibliografia Complementar

Schein Edgar H.; Psicologia Organizacional ((Cap. 1))
Hernández Sampieri Roberto; Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2 ((3ª edição), MacGraw Hill, 2006)

Observações Bibliográficas

Sempre que possível as referências bibliográficas serão digitalizadas e disponibilizadas na página da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Método expositivo;
- Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados;
- Pesquisa de literatura;
- Estudo autónomo.

Software

Não aplicável.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo autónomo Estudo autónomo 51
Total: 51,00

Obtenção de frequência

As aulas não estão sujeitas à verificação da assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final à UC será calculada em função da nota obtida na prova escrita (100% da nota final).
Para obter aprovação na UC o estudante deverá obter uma classificação final mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A classificação final dos trabalhadores-estudantes é calculada considerando o exame escrito final.

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota consiste na realização de novo exame final. Os estudantes podem requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez, numa das épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha prova de avaliação prevista.
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