Psicologia Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
175 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4 |
36 |
108 |
| 3 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Competências a adquirir
• Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão ao nível das relações interpessoais;
• Aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão ao contexto português;
• Comprovar capacidade de resolução de problemas psico-sociais;
• Incentivar competências de comunicação de informação;
• Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida.
Conteúdos programáticos
A Psicologia Social é o estudo do modo como as nossas atitudes, os nossos sentimentos e os nossos comportamentos são influenciados pelas pessoas no nosso meio. Dado que todas as pessoas, independentemente do que são ou do que fazem, passam tempo com os outros, a Psicologia Social tem algo a dizer a todos nós. São três os objectivos principais deste curso: 1) demonstrar o poder da influência que as pessoas têm sobre as atitudes, os sentimentos e os comportamentos dos outros; 2) apresentar e avaliar algumas das principais teorias da Psicologia Social; 3) discutir como a investigação em Psicologia Social pode ser aplicada a questões sociais importantes.
Programa
Os temas a abordar giram em torno de sete capítulos:
• 1 Domínio da Psicologia Social
• 2 Preconceito e discriminação
• 3 Género
• 4 Atracção interpessoal
• 5 Relações íntimas
• 6 Solidão
• 7 Influências sociais
Programa definitivo
1. O DOMÍNIO DA PSICOLOGIA SOCIAL
1. O que é a Psicologia Social?
2. Esboço histórico da Psicologia Social
3. A Psicologia Social como ciência
4. Teorias em Psicologia Social
5. A Psicologia Social contemporânea
6. Perspectivas internacionais
7. Aplicações: O estudo da caverna dos ladrões
2. PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
1. Definições: Preconceito, discriminação e grupos minoritários
2. Algumas categorias de preconceito
3. A face mutante do preconceito
4. Génese do preconceito e da discriminação
5. Consequências do preconceito e d discriminação
6. Redução do preconceito e da discriminação
7. Aplicações: Estratégias para mudar atitudes negativas
3. GÉNERO
1. Sexo, género e sexualidade
2. Género e cultura
3. Comparações de género
4. Teorias acerca do papel de género
5. Género e self
6. Aplicações: Em busca da igualdade entre os géneros
4. ATRACÇÃO INTERPESSOAL*
1.Afiliação
2. Teorias da atracção interpessoal
3. Determiantes da atracção interpessoal
4. Aplicações: Aparência física no tribunal
5. RELAÇÕES ÍNTIMAS
1. Natureza da intimidade
2. Relações íntimas na família
3. Amizade
4. Amor
5. Sexualidade
6. Problemas relacionais
7. Aplicações: Confronto com a timidez
6. SOLIDÃO
1. O que é a solidão?
2. Abordagens teóricas da solidão
3. Avaliação da solidão
4. Quem são as pessoas sós?
5. Fontes da solidão
6. Confronto com a solidão
7. Aplicações: Quebrar os muros do isolamento social
7. INFLUÊNCIA SOCIAL
1. Condescendência
2. Normalização
3. Conformidade e independência
4. Obediência
5. Inovação
6. Aplicações: Influência dos meios de comunicação de massas
* Para este ano o capítulo sobre atracção interpessoal é opcional.
Bibliografia Obrigatória
Félix Neto; Psicologia Social, volume I, Universidade Aberta, 1998
Félix Neto; Psicologia Social, volume II, Universidade Aberta, 2000
Bibliografia Complementar
Aronson, E., & Pratkanis, A.; Social Psychology, New York University Press, 1993
Félix Neto; Estudos de Psicologia Intercultural, 3ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2008
Félix Neto; Psicologia Intercultural, Universidade Aberta, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas apresentar-se-ão sínteses, demonstrações, vídeos, aplicações experimentais, actividades de grupo, bem como será proporcionada uma avaliação formativa. Todavia o mais importante é que os estudantes participem activamente no processo de aprendizagem. Actividades do estudante permitindo a aquisição dessas competências
Leitura; reflexão crítica; estudos laboratoriais e de campo; estudos de casos, discussões.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Avaliação |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo |
Estudo autónomo |
78 |
|
|
Total: |
78,00 |
|
Obtenção de frequência
Os alunos são obrigados a estar presentes em 75% das aulas muito embora não haja condições logísticas para controlar as presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Realização de testes de escolha múltipla, durante o processo ensino-aprendizagem, com carácter formativo.
A nota final será expressa numa escala de 0-20.
Nota inferior a 8 no exame corresponde a reprovação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas realizarão uma prova escrita na semana seguinte à conclusão prevista das aulas, destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota.
Observações
Textos de apoio a aulas da disciplina Psicologia Social (2º ano)
(Selecção de 2 investigações por capítulo: uma de autores diversos e outra do responsável da disciplina) 2008/09)
1 Domínio da Psicologia Social
Sherif, M. (1956). Experiments in group conflicts. American Scientific, vol. 195, 54-8. In E. Aronson, e A. Pratkanis (1993). Social Psychology (vol. III, pp. 380- 389 ). New York: New York University Press.
Neto, F. (1996). A investigação em Psicologia Social em Portugal. Psychologica, 15, 67-91.
2 Preconceito e discriminação
Aronson, E., e Bridgeman, D. (1979). Jigsaw groups and the desegregated classroom: In pursuit of common goals. . In E. Aronson, e A. Pratkanis (1993). Social Psychology (vol. III, pp. 438- 446 ). New York: New York University Press.
Neto, F., Sriram, N., Nosek, B. A, Greenwald, A G., e Banaji, M. R. (2007). Explorar as atitudes e crenças implícitas: lançamento de um site da internet em língua portuguesa. Psicologia, Educação e Cultura, XX, 1, pp. 165-173.
3 Género
Hoffman, C., e Hurst, N. (1990). Gender stereotypes: Perception or rationalization? Journal of Personality and Social Psychology, 58, 197-208.
Neto, F., Williams, J., Widner, S. (1991). Portuguese children’s knowledge of sex stereotypes: Effects of age, gender, and economic status. Journal of Cross-Cultural Psychology, 22, 376-388. (Uma tradução portuguesa deste artigo pode ser encontrada em Neto, F. (2003). Estudos de Psicologia Intercultural, 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian).
4 Atracção interpessoal
Mita, T. H., Dermer, M., e Knight, J. (1977). Reversal facial images and the mere-exposure hypothesis. Journal of Personality and Social Psychology, 35, 597-601.
Swami, V., Neto, F., Tové, M. J., Furnham, A (2007). Preferences for female body weight and shape in three European countries. European Psychologist, 12, 220-228.
5 Relações íntimas
Aron, A., Aron, E. N., Tudor, M., e Nelson, G. (1991). Close relationships as including others in the self. Journal of Personality and Social Psychology, 60, 241-253.
Neto, F,. Mullet, E., Deschamps. J-C-. Barros, J., Benvindo, R., Camino, L., Falconni, A, Kagibanga, V., e Machado, M. (2000). Cross-cultural variations in attitudes toward love. Journal of Cross-Cultural Psychology, 31, 5, 626-635.
6 Solidão
Kraut, R., Patterson, M., Lundmark, V., Kiesler, S., Mukopadhyay, T, e Scherlis, W. (1998). A social technology that reduces social involvement and psychological well-being? American Psychologist, 53, 1017-1031.
Neto, F. (2002). Loneliness and acculturation among adolescents from immigrant families in Portugal. Journal of Applied Social Psychology, 32(3), 630-647.
7 Influências sociais.
Milgram, S. (1963). Behavioral study of obedience. . In E. Aronson, e A. Pratkanis (1993). Social Psychology (vol. II, pp. 408-415). New York: New York University Press.
Neto, F. (1995). Conformity and independence revisited. Social Behavior and Personality., 23 (3), 217-222.