Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P206

Trabalhos Práticos de Investigação Quantitativa

Código: P206     Sigla: TPIQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 149 Plano Oficial 2007/2008 1 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Gerais:
- Avaliar criticamente os conhecimentos produzidos em Psicologia, como resultado da experiência de participação activa numa pesquisa em meio natural;
- Compreender a integração e articulação das diversas fases de um processo de pesquisa que permite a construção de conhecimento em Psicologia;
- Avaliar vantagens e limitações dos estudos em meio natural, nomeadamente no que respeita à especificidade da abordagem correlacional e às ilações possíveis para interpretação e generalização dos resultados a partir de amostras de conveniência;
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de justificação de decisões tomadas ao longo do processo.
Competências específicas:
- Comunicar oralmente e por escrito conceitos e teorias revistos bibliograficamente e resultados de pesquisa;
- Trabalhar autonomamente e em grupo;
- Realizar pesquisa bibliográfica;
- Formular e fundamentar hipóteses de investigação e identificar estatuto de variáveis;
- Recolher dados através de administração de instrumentos de medida estandardizados (questionários e/ou escalas) e avaliar as suas qualidades;
- Tratar dados quantitativos;
- Interpretar e discutir resultados;
- Solicitar a colaboração de pessoas exteriores à Faculdade.

Programa

O Programa reflecte a participação do(a) estudante nas diversas fases de uma pequena pesquisa em meio natural:
- pesquisa bibliográfica;
- elaboração e fundamentação de hipóteses;
- escolha de instrumentos de medida;
- recolha de dados;
- análise estatística de dados;
- interpretação de resultados;
- comunicação oral e redacção escrita no decorrer e no final do processo de investigação.
Pretende-se que esta experiência permita compreender a razão de ser das diversas fases da experiência de investigação e da sua sequência, assim como as exigências e dificuldades inerentes.

Bibliografia Obrigatória

Almeida Leandro S.; Metodologia da investigação em psicologia e educação. ISBN: 978-972-97388-5-2
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição oral dos elementos essenciais para a condução da pesquisa (explicitação das diferentes etapas e sua integração, procedimentos e recursos de pesquisa bibliográfica e de redacção de resultados de pesquisa);
- Trabalho autónomo, em grupo e/ou individual, na implementação das diferentes fases, orientado e discutido com a docente.

Software

SPSS

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Recolha de dados Trabalho laboratorial 3,00
Selecção e avaliação das qualidades psicométricas de instrumentos estandardizados Trabalho laboratorial 6,00
Revisão da literatura Trabalho laboratorial 30,00
Redação de artigo científico Trabalho laboratorial 20,00
Coficação, inserção e tratamento de dados Exame 10,00
Apresentação de revisão da literatura e resultados empíricos Trabalho laboratorial 10,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

- Frequência e participação nas diversas fases de investigação;
- Realização com aproveitamento das tarefas propostas.
- Redacção de artigo científico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua da qualidade da participação, individual e/ou em grupo nas diversas fases de investigação (50%) + Redacção de artigo científico, individual ou em grupo, no final da pesquisa (50%).
Nota: Esta proposta de ponderação pode ser alvo de discussão com os(as) estudantes, resultando na assinatura de um contrato pedagógico.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Perante a existência de alguma particularidade do(a) estudante que comprovadamente o/a impeça de participar de modo regular nas actividades propostas, pode ser dispensado(a) da participação do projecto a implementar no contexto de sala de aula. Nesse caso, realizará um projecto de investigação individualmente, com supervisão da docente, que culminará com a entrega de um artigo científico no final do semestre.

Melhoria de classificação

- Reformulação e/ou melhoramento de artigo científico;
- Avaliação oral se solicitada.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 11:39:45 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico