Trabalhos Práticos de Investigação Quantitativa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
149 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
3 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
Gerais:
- Avaliar criticamente os conhecimentos produzidos em Psicologia, como resultado da experiência de participação activa numa pesquisa em meio natural;
- Compreender a integração e articulação das diversas fases de um processo de pesquisa que permite a construção de conhecimento em Psicologia;
- Avaliar vantagens e limitações dos estudos em meio natural, nomeadamente no que respeita à especificidade da abordagem correlacional e às ilações possíveis para interpretação e generalização dos resultados a partir de amostras de conveniência;
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de justificação de decisões tomadas ao longo do processo.
Competências específicas:
- Comunicar oralmente e por escrito conceitos e teorias revistos bibliograficamente e resultados de pesquisa;
- Trabalhar autonomamente e em grupo;
- Realizar pesquisa bibliográfica;
- Formular e fundamentar hipóteses de investigação e identificar estatuto de variáveis;
- Recolher dados através de administração de instrumentos de medida estandardizados (questionários e/ou escalas) e avaliar as suas qualidades;
- Tratar dados quantitativos;
- Interpretar e discutir resultados;
- Solicitar a colaboração de pessoas exteriores à Faculdade.
Programa
O Programa reflecte a participação do(a) estudante nas diversas fases de uma pequena pesquisa em meio natural:
- pesquisa bibliográfica;
- elaboração e fundamentação de hipóteses;
- escolha de instrumentos de medida;
- recolha de dados;
- análise estatística de dados;
- interpretação de resultados;
- comunicação oral e redacção escrita no decorrer e no final do processo de investigação.
Pretende-se que esta experiência permita compreender a razão de ser das diversas fases da experiência de investigação e da sua sequência, assim como as exigências e dificuldades inerentes.
Bibliografia Obrigatória
Almeida Leandro S.;
Metodologia da investigação em psicologia e educação. ISBN: 978-972-97388-5-2
Ghiglione Rodolphe;
O^inquérito
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição oral dos elementos essenciais para a condução da pesquisa (explicitação das diferentes etapas e sua integração, procedimentos e recursos de pesquisa bibliográfica e de redacção de resultados de pesquisa);
- Trabalho autónomo, em grupo e/ou individual, na implementação das diferentes fases, orientado e discutido com a docente.
Software
SPSS
Palavras Chave
Humanidades
Ciências Sociais
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
| Recolha de dados |
Trabalho laboratorial |
3,00 |
|
|
| Selecção e avaliação das qualidades psicométricas de instrumentos estandardizados |
Trabalho laboratorial |
6,00 |
|
|
| Revisão da literatura |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
|
|
| Redação de artigo científico |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
|
|
| Coficação, inserção e tratamento de dados |
Exame |
10,00 |
|
|
| Apresentação de revisão da literatura e resultados empíricos |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
- Frequência e participação nas diversas fases de investigação;
- Realização com aproveitamento das tarefas propostas.
- Redacção de artigo científico.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua da qualidade da participação, individual e/ou em grupo nas diversas fases de investigação (50%) + Redacção de artigo científico, individual ou em grupo, no final da pesquisa (50%).
Nota: Esta proposta de ponderação pode ser alvo de discussão com os(as) estudantes, resultando na assinatura de um contrato pedagógico.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Perante a existência de alguma particularidade do(a) estudante que comprovadamente o/a impeça de participar de modo regular nas actividades propostas, pode ser dispensado(a) da participação do projecto a implementar no contexto de sala de aula. Nesse caso, realizará um projecto de investigação individualmente, com supervisão da docente, que culminará com a entrega de um artigo científico no final do semestre.
Melhoria de classificação
- Reformulação e/ou melhoramento de artigo científico;
- Avaliação oral se solicitada.