Estatística I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
183 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Compreender e aplicar de forma apropriada procedimentos da estatística univariada descritiva e inferencial, recorrendo à utilização de um software estatístico como o SPSS (Statistical Package for Social Sciences).
2. Seleccionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, o procedimento estatístico mais apropriado.
3. Apresentar os resultados utilizando tabelas e gráficos e de interpretar os resultados de forma correcta.
4. Realizar estudos simples onde aplicam estes procedimentos.
5. Utilizar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação.
Programa
1. Noções fundamentais sobre variáveis e sistemas de classificação das variáveis, amostras e processos de amostragem.
2. Construção de um ficheiro de dados no SPSS.
3. Procedimentos estatísticos para organizar e caracterizar dados: distribuições de frequências; representações gráficas e medidas sumariantes.
4. Distribuições teóricas de probabilidades: Distribuição Normal.
5. Teoria da estimação. Noção de estimador, de distribuição amostral e características das distribuições amostrais de algumas estatísticas.
6. Métodos de estimativa de parâmetros.
Bibliografia Obrigatória
Costa, P. & Lencastre, L. (2008). Introdução à Estatística na Psicologia – diapositivos das aulas de EST I on-line. Disponível no portal de e-learning da Universidade do Porto – http://moodle.up.pt
Poeschl Gabrielle;
Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6
Pallant Julie;
SPSS survival manual. ISBN: 0-335-20890-8
Aron, A., Aron, E. N., & Coups, E. J. ; Statistics for Psychology , Prentice Hall., 2006
Howell David C.;
Statistical methods for psychology. ISBN: ISBN 0-534-51993-8
Bibliografia Complementar
Bryman Alan;
Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
Reis, E.; Estatística descritiva, Edições Sílabo, 2000
Pereira Alexandre;
Guia prático de utilização do SPSS. ISBN: 972-618-212-3
American Psychological Association;
Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-55798-790-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teórico-práticas em pequenos grupos com componente de e-learning.
- Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador.
- Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).
Software
SPSS (Statistical Package for Social Sciences)
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Trabalho prático |
Trabalho escrito |
22,00 |
|
2009-12-18 |
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo/preparação para exame |
Estudo autónomo |
56 |
|
|
Total: |
56,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas previstas (10 aulas).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 80%) com a nota do trabalho (com uma ponderação de 20%).
Nota: Os estudantes terão que obter o mínimo de 8 valores nas diferentes componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes sob regimes especiais de avaliação (no que concerne à componente assiduidade) efectuam ainda um exame prático final na última semana de aulas, com a cotação de 20 valores, que versará a totalidade da matéria. A falta ou obtenção de uma classificação inferior a 8 valores nessa prova conduz à reprovação na disciplina.
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota numa das épocas imediatamente seguintes àquela em que tiverem obtido aproveitamento.