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Trabalhos Práticos de Observação do Desenvolvimento

Código: P106     Sigla: TPOD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 152 Plano Oficial 2007/2008 1 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do Semestre os estudantes devem ser capazes de:
1. Demonstrar competências de observação do desenvolvimento.
2. Planear apropriadamente as situações de observação.
3. Demonstrar uma atitude crítica construtiva face ao seu próprio trabalho de observação e à interacção estabelecida com a criança observada.

Programa

1. Observação: métodos e instrumentos de registo
2. Aspectos específicos da observação de crianças durante os primeiros anos de vida:
. importância da qualidade da interacção com a criança;
. equilíbrio entre estrutura e responsividade aos interesses da criança;
. dificuldades de registo
3. Áreas desenvolvimentais a considerar na observação.

Bibliografia Obrigatória

Carvalhal Artur; Guia para avaliação do desenvolvimento da criança de um mês a doze meses de idade
Papalia Diane E.; O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Griffiths Ruth; The^griffiths mental development

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo;
2. Tutorial;
3. Experiencial

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 28,00
Trabalho escrito de grupo Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 28,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Pesquisa bibliográfica Estudo autónomo 25 2008-12-19
Total: 25,00

Obtenção de frequência

Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas.
É requerida a classificação mínima correspondente a 8 valores em cada um dos componentes de avaliação.

No caso de o aluno faltar a mais de 75% e não ter estatuto que lhe permita não frequência das mesmas (e.g., estudante trabalhador), terá que frequentar a disciplina no ano seguinte.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das notas obtidas nos seguintes componentes:
1. Competências de observação demonstradas nas aulas de observação de crianças a decorrer em instituições dotadas de valências de creche, jardim de infância e actividades de tempos livres - 30%
2. Relatório escrito sobre as observações realizadas - 70%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do aluno lhe permitir não frequentar as aulas, este terá que realizar todo o trabalho individualmente, sendo a nota final calculada com base nas componentes cotadas de igual forma:
- a observação de uma criança utilizando o mesmo procedimento dos restantes colegas (30%)
- o relatório escrito sobre as observações realizadas - 70%

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é obtida através de realização de novo relatórioo escrito sobre as observações realizadas que terá igual ponderação relativamente à classificação final (70%).

Observações

O Relatório escrito deve ser apresentado na última aula do semestre.
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