Trabalhos Práticos de Observação do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
152 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do Semestre os estudantes devem ser capazes de:
1. Demonstrar competências de observação do desenvolvimento.
2. Planear apropriadamente as situações de observação.
3. Demonstrar uma atitude crítica construtiva face ao seu próprio trabalho de observação e à interacção estabelecida com a criança observada.
Programa
1. Observação: métodos e instrumentos de registo
2. Aspectos específicos da observação de crianças durante os primeiros anos de vida:
. importância da qualidade da interacção com a criança;
. equilíbrio entre estrutura e responsividade aos interesses da criança;
. dificuldades de registo
3. Áreas desenvolvimentais a considerar na observação.
Bibliografia Obrigatória
Carvalhal Artur;
Guia para avaliação do desenvolvimento da criança de um mês a doze meses de idade
Papalia Diane E.;
O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Griffiths Ruth;
The^griffiths mental development
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Expositivo;
2. Tutorial;
3. Experiencial
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Trabalho escrito de grupo |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
28,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Pesquisa bibliográfica |
Estudo autónomo |
25 |
2008-12-19 |
|
Total: |
25,00 |
|
Obtenção de frequência
Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas.
É requerida a classificação mínima correspondente a 8 valores em cada um dos componentes de avaliação.
No caso de o aluno faltar a mais de 75% e não ter estatuto que lhe permita não frequência das mesmas (e.g., estudante trabalhador), terá que frequentar a disciplina no ano seguinte.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das notas obtidas nos seguintes componentes:
1. Competências de observação demonstradas nas aulas de observação de crianças a decorrer em instituições dotadas de valências de creche, jardim de infância e actividades de tempos livres - 30%
2. Relatório escrito sobre as observações realizadas - 70%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do aluno lhe permitir não frequentar as aulas, este terá que realizar todo o trabalho individualmente, sendo a nota final calculada com base nas componentes cotadas de igual forma:
- a observação de uma criança utilizando o mesmo procedimento dos restantes colegas (30%)
- o relatório escrito sobre as observações realizadas - 70%
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é obtida através de realização de novo relatórioo escrito sobre as observações realizadas que terá igual ponderação relativamente à classificação final (70%).
Observações
O Relatório escrito deve ser apresentado na última aula do semestre.