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Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I

Código: P105     Sigla: PDCAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 198 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4 36 108
2
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Promover a compreensão dos padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa de desenvolvimento
2. Sensibilizar os alunos para a relevância dos diferentes modelos descritivos e explicativos do desenvolvimento, adoptando uma perspectiva integrativa e crítica.

Programa

1. Conceptualização, métodos e história da Psicologia do Desenvolvimento
2. Desenvolvimento perceptivo-motor
3. Desenvolvimento socio-emocional
4. Desenvolvimento cognitivo

Bibliografia Obrigatória

Papalia Diane E.; O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Laval Virginie; La psychologie du développement. ISBN: ISBN 2-200-26486-0
Flavell John H.; Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas
No final de cada temática é disponibilizado um teste on-line na plataforma WebCT

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 28,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final – 95%
Testes on-line – 5%

Provas e trabalhos especiais

Não estão contemplados.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

É feita de acordo com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, CAPÍTULO III, Artigo 11.°.
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