Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P102

Métodos de Investigação em Psicologia

Código: P102     Sigla: MIP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 159 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta Unidade Curricular pretende desenvolver nos estudantes competências no domínio:
- do planeamento, implementação e monitorização de processos de investigação;
- dos critérios de avaliação da qualidade dos processos de inferência da qualidade dos processos de inferência utilizados;
- das técnicas de recolha de informação.

Programa

- Questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas subjacentes às metodologias e instrumentos de recolha e tratamento da informação;
- Metodologias de Investigação: Lógico-positivistas (método hipotético-dedutivo) versus Naturalistas (método holístico-indutivo) e os critérios de qualidade que lhes estão associados;
- A qualidade e a quantidade como referências de "medida" em Psicologia;
- As técnicas de recolha de informação: Observação; Inquérito (Entrevista, Questionário) e Documental (textos, imagens, estatísticas)

Bibliografia Obrigatória

Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Burgess Robert G.; A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
León, O. G. & Montero, I.; Métodos de Investigación en Psicologia y Educación, McGrawHill, 2003
Cresswell, J. W.; Research design: qualitative & quantitative approaches, Sage Publications, 1994

Observações Bibliográficas

Sempre que possível as referências bibliográficas serão digitalizadas e disponibilizadas na página da UC no Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo e análise de artigos científicos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 36,00
Tarefas de análise crítica de artigos científicos Trabalho escrito 40,00
Exame Exame 1,50
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação para exame Estudo autónomo 30,5
Total: 30,50

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame e Trabalho escrito.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista (Artigo 11.°, ponto 1. do “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos da FPCE”).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-28 às 03:16:28 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico