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Métodos e Técnicas de Sondagem e Análise de Dados

Código: LP416     Sigla: MTSAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Social da Política e da Economia

Ocorrência: 2006/2007 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 6 Plano oficial a partir de 2001/02 4 6 11 -

Objetivos

Desenvolvimento da capacidade de reconhecimento, análise crítica e utilização autónoma das metodologias e procedimentos da investigação quantitativa e qualitativa em Psicologia Social.

Programa

1. Da necessidade da metodologia em Psicologia Social: observações implícitas e observações formais
O senso-comum e suas implicações na investigação em Psicologia Social
2. Reducionismo e níveis de explicação em Psicologia Social
3. Características do conhecimento científico à luz do neo-positivismo
- método Indutivo-Hipotético-Dedutivo
- características de uma teoria científica
- operacionalismo e validade teórica
Funções das definições operacionais
5. Social-construcionismo: Reflexividade, Historicidade e Hermenêutica
6. Metodologias correlacionais: objectivos e estratégias
- inquéritos descritivos e inquéritos amostrais
- estudos de campo, preditivos, e experimentais
Abordagem correlacional com variáveis nominais, intervalares, e nominais e intervalares
Coeficiente de determinação e variância explicada pela correlação
- recta de regressão, quadrados mínimos e erro
Correlação parcial
Outliers e heterogeneidade amostral
Procedimentos metodológico-estatísticos de construção de escalas
7. Método experimental em Psicologia Social
- realismo psicológico, mundano e experimental
- pedido experimental e desejabilidade social
- procedimento “double-blind”: implicações metodológicas e deontológicas
Estudos experimentais em Psicologia Social
- metodológicos
- hipotético-dedutivos
- exploratórios
- de simulação
- analógicos
Controlo experimental, efeitos confundentes e efeitos obscurecentes
- variância sistemática e erro
- critérios de validade interna
- eliminação, uniformização, balanceamento e contra-balanceamento
Estratégias de maximização da Razão F
Análise de planos experimentais clássicos, simples aleatorizados, factoriais inter-sujeitos, intra-sujeito e mistos
- decomposição de planos factoriais com interacções de ordem 1, ordem 2 e de ordem N
8. Modelos gerais da moderação e da mediação: implicações estratégicas e conceptuais
- preditor contínuo e moderador dicotómico
- preditor dicotómico e moderador contínuo
- funções linear, quadrática e step
Estratégias de análise da mediação
Mediação total e parcial
Teste de Sobel para amostras grandes e para amostras pequenas
9. Opiniões e sondagens de opinião
Planificação do estudo
- objecto
- grupo(s)-alvo
- objectivo
- metodologia
técnicas de recolha de dados
técnicas de análise de dados
métodos mistos e modelos mistos
10. Métodos correlacionais multivariados
regressão múltipla
análise discriminante
path analysis
11. Métodos indutivos
análise factorial em componentes principais
análise factorial das correspondências
escalonamento multidimensional
análise de clusters
12. Análise de dados textuais
13. Procedimentos de amostragem probabilística e preparação dos dados

Bibliografia Principal

Alceste. Manuel d'utilisation. Version 4.7 pour Windows. Toulouse: Image.

Alferes, V.R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

Aronson, E., Wilson, T. D. & Brewer, M. B. (1998). Experimentation in social psychology. In D. T. Gilbert, S. T. Fiske & G. Lindzey (Eds). The Handbook of Social Psychology, (Vol. 1, pp. 99-142). Nova Iorque: McGraw-Hill.

Baron, R. M. & Kenny, D. A. (1986). The moderator-mediator variable distinction in social psychological research: conceptual, strategic, and statistical considerations. Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182.

Cohen, J. & Cohen, P. (1983). Applied multiple regression / correlation analysis for the Behavioral Sciences. (2nd edition). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Craig, J. R. & Metze, L. P. (1979). Methods of Psychological Research. Londres: W. B. Saunders Co.

Doise, W. (1982). L’explication en psychologie sociale. Paris: PUF.

Kenny, D. A., Kashy, D. A, & Bolger, N. (1998). Data analysis in social psychology. In D. Gilbert, S. Fiske, & G. Lindzey (Eds.), The handbook of social psychology (Vol. 1, 4th ed., pp. 233-265). Boston, MA: McGraw-Hill.

MacKinnon, D. P., Warsi, G., & Dwyer, J. H. (1995). A simulation study of mediated effect measures. Multivariate Behavioral Research, 30(1), 41-62.

McGuigan, F. J. (1990). Experimental psychology: Methods of Research. San Diego, CA: Prentice-Hall. pp. 43-44.

Shrout, P. E., & Bolger, N. (2002). Mediation in experimental and nonexperimental studies: New procedures and recommendations. Psychological Methods, 7(4), 422-445.

SPSS for Windows (1999). Base 10.0 Applications Guide. Chicago, Ill.

Tabachnick, B.G. & Fidell, L.S. (1996). Using multivariate statistics. New York: Harper Collins Publishers, Inc.

Bibliografia Complementar

Asch, S. E. (1956). Studies of independence and conformity: a minority of one against a unanimous majority. Psychological Monographs: General and Applied, 70, nº 416.

Berkowitz, L. & Frodi, A. (1979). Reactions to a child's mistakes as affected by his/her looks and speech. Social Psychology Quarterly, 42, 420-425.

Chapman, L. J. (1967). Illusory correlation in observational report. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 6, 151-155.

Chapman, L. J. & Chapman, J. P. (1969). Illusory correlation as an obstacle to the use of valid psychodiagnostic signs. Journal of Abnormal and Social Psychology, 74, 271-280.

Cialdini, R. B. & Richardson, K. D. (1980). Two indirect tactics of image management: basking and blasting. Journal of Personality and Social Psychology, 39, 406-415.

Doise, W., Clémence, A. & Lorenzi-Cioldi, F. (1992). Représentations sociales et analyse de données. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble.

Hamill, R., Wilson, T.D., & Nisbett, R. E. (1980). Insensitivity to sample bias: Generalizing from atypical cases. Journal of Personality and Social Psychology, 39, 578-589.

Latané, B., Williams, K. D. & Harkins, S. G.(1979). Many hands make light the work: the causes and consequences of social loafing. Journal of Personality and Social Psychology, 37, 822-832.

Michotte, A. (1946). La perception de la causalité. Lovaina: Presses Universitaires de Louvain.

Moscovici, S., Lage, E. & Naffrechoux, M. (1969). Influence of a consistent minority on the responses of a majority in a colour perception task. Sociometry, 32, 365-380.

Rosenthal, R. A. & Frode, K. L. (1963). The effect of experimenter bias on the performance of the albino rat. Behavioral Science, 8, 183-189.

Snyder, M. (1981). Seek and ye shall find: testing hypotheses about other people. In E. T. Higgins, C. P. Herman & M. P. Zanna (Eds) Social cognition: the Ontario symposium on personality and social psychology. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teóricos, com aulas expositivas
Téorico-práticos, com tratamento dos dados no computador
Práticos, através do planeamento estudos pelos alunos, da sua realização e da análise dos dados recolhidos

Software

SPSS Alceste

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente 1 x 40% + Componente 2 x 40% + Componente 3 x 20%.

A aprovação exige uma classificação mínima de 8.0 valores em cada uma das componentes, cotadas de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Os alunos que não obtiverem o aproveitamento mínimo, ou em qualquer uma das três componentes de avaliação, ou no conjunto das três componentes, poderão realizar um exame escrito que incidirá sobre cada uma dessas componentes na época de exames subsequente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos dispensados, por lei, da frequência às aulas práticas deverão realizar um exame prático final que terá em conta as suas competências para a realização de um trabalho idêntico ao da Componente 3.

Melhoria de classificação

o disposto no ponto 3e) aplica-se aos alunos que desejem obter melhoria de nota.
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