Estágio-Psicologia do Comportamento Desviante
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia do Comportamento Desviante |
Ocorrência: 2006/2007 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
O estágio de Psicologia do Comportamento Desviante tem como objectivo proporcionar o contacto directo do aluno com as práticas ligadas à intervenção no comportamento desviante.
Bibliografia Principal
Beck, A. T., Wright, F. D., Newman, C, F. e Liese, B, S. (1993). Cognitive Therapy of Substance Abuse. New York: The Guilforf Press.
Ferrara, M. (1992). Group counselling with juvenile delinquents. The limit and lead approach. Newbury Park: Sage Publications.
Marlatt, G. A. (Ed.) (1998). Harm reduction: Pragmatic strategies for managing high-risk behaviors. New York: Guilford Press.
Marlatt, A & Gordon, J.(Eds.) (1985).Relapse Prevention. New York: The Guilford Press.
McMurran, M. (Ed.) (2002). Motivating offenders to change: A guide to enhancing engagement in therapy. London: John Wiley & Sons LTD.
Miller, W. R. e Rollnick, S. (1991). Motivational interviewing: Preparing people to change addictive behavior. New York: The Guilford Press.
Peters, R.D. e R. J. McMahon, R. J. (Eds.)(1996). Preventing childhood disorders, substance abuse and delinquency. London: Sage Publications.
Wanberg, K. & Milkman, H. (1988). Criminal Conduct and Substance Abuse Treatment. London: Sage Publications.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O estágio é orientado por um psicólogo na instituição onde se realiza, o qual assume as funções de orientador, e assistido por um docente da área de Psicologia do Comportamento Desviante (supervisor) através de reuniões periódicas com o orientador e com o docente responsável pela supervisão das actividades de estágio.