Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Interacções, reflexos e projecções: poéticas dos materiais e das técnicas na obra de José Rodrigues

Interacções, reflexos e projecções: poéticas dos materiais e das técnicas na obra de José Rodrigues

Título
Interacções, reflexos e projecções: poéticas dos materiais e das técnicas na obra de José Rodrigues
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2011
Autores
Soares, Maria Leonor Barbosa
(Autor)
FLUP
Classificação Científica
FOS: Humanidades > História e arqueologia
CORDIS: Humanidades > Artes ; Humanidades > História > História da arte
Outras Informações
Resumo (PT): A obra de José Rodrigues tem vindo a concretizar-se em várias disciplinas artísticas: desenho, escultura, cenografia, medalhística, cerâmica, gravura, ilustração… É transversal a todas as práticas a que se tem dedicado, a análise de mecanismos de desvelamento das potencialidades comunicativas dos materiais. Como exigência e consequência dessa atenção, reconhecemos o envolvimento do escultor num processo de trabalho que continuamente recupera, recria e projecta questões sugeridas por essas vivências da materialidade, reelaborando, consequentemente, as estruturas materiais que a elas anteriormente tinha feito corresponder. Procurar-se-á, ao longo desta reflexão, compreender esses mecanismos, no âmbito do desenho e da escultura e, em brevíssimos apontamentos finais, da cenografia e da medalhística.
Abstract (EN): The art work of José Rodrigues has been taking shape in various art fields: drawing, sculpture, scenography, medal work, ceramics, engraving, and illustration. The analysis of the mechanisms through which the communicative potential of the different materials is revealed can be found across all the fields he has been practising in. As a demand and as a consequence of the attention given to materials, we acknowledge the artist's involvement in a process that continually recovers, recreates and projects questions, suggested, in turn, by the ways in which the materiality is experienced; consequently, the material structures that the questions previously bore a reference to are re-elaborated. This essay is a reflection on the above mentioned mechanisms within the fields of drawing and sculpture and, in brief final remarks, of scenography and medal work as well.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Eduardo Luiz: uma obra-síntese de lições e de tempos (1997)
Tese
Maria Leonor Barbosa Soares; António Carvalho
O Cão Triangular (escrita criativa, não científica) (2008)
Livro
Maria Leonor Barbosa Soares; Evelina Oliveira
José Rodrigues: esculturas na cidade do Porto (2016)
Livro
Soares, Maria Leonor Barbosa; Castro, Laura; Bochicchio, Maria
José Rodrigues (2010)
Livro
Maria Leonor Barbosa Soares

Ver todas (53)

Da mesma revista

Uma era, uma visão, um paradigma : da teoria à prática (2005)
Artigo em Revista Científica Nacional
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto
"Santo Estêvão de Chaves: Uma nova inscrição do Bispo D. Pedro" (2013)
Artigo em Revista Científica Nacional
Mário Barroca

Ver todas (39)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-10 às 00:36:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias