Resumo (PT):
O presente relatório incide no trabalho e reflexão desenvolvidos ao longo do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, domínio…, no Infantário “A Teia”, mais precisamente no contexto de creche entre os meses de setembro de 2024 a fevereiro de 2025. Um grupo que conta com 51 crianças com idades compreendidas entre 1 e os 6 anos, divididas em três salas.
O foco principal é descrever de forma reflexiva a trajetória e prática enquanto estagiária relacionando-o com os conhecimentos adquiridos em todo o meu percurso académico, e em especial no âmbito do Mestrado enquanto um referencial teórico que se torna a base das questões estudadas.
Ao longo deste relatório será realizada a caracterização do contexto e do trabalho nele desenvolvido e, ainda, será apresentado o foco principal que se tornou o alicerce do trabalho desenvolvido desde os primeiros momentos.
No decorrer da intervenção, tornou-se mais significativo trabalhar só com estas crianças para assim compreender como é que as questões de gênero são trabalhadas desde cedo. As atividades incluíram observação de práticas pedagógicas, análise de materiais didáticos, participação em atividades, conversas informais com educadoras e auxiliares e a realização de um grupo focal com as educadoras.
A experiência permitiu identificar desafios e avanços na desconstrução de estereótipos, embora haja esforços para fomentar uma educação mais inclusiva e equitativa, ainda persistem práticas e discursos que reforçam papéis tradicionais de gênero.
O estágio proporcionou uma reflexão crítica sobre a importância da formação docente nesse campo e sobre a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma socialização livre de preconceitos, incentivando assim a uma sociedade mais igualitária desde a infância.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
57