Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Inclusão socioeducativa através de tutorias de acompanhamento no apoio e aprendizagem de jovens

Inclusão socioeducativa através de tutorias de acompanhamento no apoio e aprendizagem de jovens

Título
Inclusão socioeducativa através de tutorias de acompanhamento no apoio e aprendizagem de jovens
Tipo
Tese
Ano
2022-11-15
Autores
Catarina Vieira Calheiros
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Este relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialização no domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social. Aconteceu entre os meses de outubro de 2021 e março de 2022 numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada na Área Metropolitana do Porto. A Instituição tem como objetivo superar as desigualdades de oportunidades de acesso à educação, de forma a contrariar os baixos níveis de escolarização de indivíduos que se encontram em risco de pobreza e de exclusão social, contribuindo, deste modo, para uma mais plena inclusão destes/as na sociedade. Conta com profissionais de diversas áreas que desenvolvem uma ação educativa de longa duração, comprometendo-se a acompanhar os/as utentes em todas as etapas da concretização de projetos de vida. Através de um protocolo que estabeleceu com a Escola Secundária Fonseca de Benevides (ESFB), escola sede do Ensino a Distância (EaD) em Portugal situada em Lisboa, a Instituição inclui, através de uma estrutura de apoio e acompanhamento, estudantes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, que encontraram neste tipo de ensino uma forma de prosseguir estudos, devido às suas relações desestruturadas com a escola presencial. O estágio permitiu-me estar em contacto com um contexto da área das Ciências da Educação e colocar em prática os conteúdos que adquiri ao longo de dois ciclos de estudo. Neste relatório é explicado como articulo esses saberes na prática, desempenhando a função de tutora no apoio à aprendizagem das crianças e jovens do grupo do sétimo ano que frequentam a Instituição e estão inseridas na modalidade de Ensino a Distância, bem como, e no âmbito destas funções, promovendo uma atividade focada na criação de jogos digitais recorrendo aos conteúdos programáticos das disciplinas.
Idioma: Português
Nº de páginas: 104
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de estágio_Catarina Calheiros_Final Inclusão socioeducativa através de tutorias de acompanhamento no apoio e aprendizagem de jovens 873.71 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-23 às 01:50:37 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico