Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:2019-1-SK01-KA203-060778
Mapa das Instalações

Projeto/Contrato PS:2019-1-SK01-KA203-060778

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 74712
 
Referência: 2019-1-SK01-KA203-060778
Nome Curto: CSETIR
Título: Segurança na Construção usando Realidade Imersiva na Educação e na Formação
Financiamento Competitivo: Não
Envolve empresas?: Sim
Nº de Instituições Participantes: 5
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: Cooperação
Financiamento
Programa: - ERASMUS+
Sub-Programa: Strategic Partnerships
Instituição Financiadora: COMISSÃO EUROPEIA
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Data de Contrato de Financiamento: 2019-09-06
Calendarização
Data de Início Previsto: 2019-09-01
Data de Início Efetivo: 2019-09-01
Data de Conclusão Prevista: 2022-08-31
Data de Conclusão Efetiva: 2022-08-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 399.210,00 EUR
Detalhes
Resumo: Os estaleiros das obras são ambientes dinâmicos e complexos, tornando-os difíceis de controlar e monitorar. A segurança da construção evita que as pessoas morram ou fiquem incapacitadas. É uma questão socialmente relevante que persiste apesar de várias iniciativas. É também um problema econômico que custa cerca de 4% do PIB mundial. Além disso, não é aceitável no século XXI que um trabalhador morra enquanto trabalha. Os desafios são especialmente significativos para os trabalhadores novos e menos letrados devido à falta de formação. Lesões e acidentes ocorrem porque não há uma preparação adequada dos trabalhadores. Cada estaleiro de obras é diferente dos outros, portanto é necessário formar técnicos, operários e engenheiros para os riscos exclusivos e potenciais que podem surgir em cada novo ambiente. Para lidar com a pressão de evitar o desenvolvimento de acidentes, a segurança não pode mais depender das medidas tradicionais de prevenção de acidentes.
CSETIR surge da sinergia entre as instituições de ensino superior e construtoras para a implantação do uso de tecnologias inteligentes na formação adequada. As ferramentas digitais permitem a criação de instrumentos que simulam cenários de construção permitindo a identificação e prevenção de riscos para professores, técnicos e engenheiros.
Esta proposta visa aumentar a troca de conhecimento entre representantes de três setores para inovar as abordagens de prevenção de acidentes através da colaboração efetiva entre pesquisadores do campo de realidade virtual e empresas de construção. A parceria CSETIR irá desenvolver soluções inovadoras e interativas de VR / AR (Realidade Virtual e Aumentada) para prevenir acidentes e treinar trabalhadores. CSETIR pretende criar ferramentas utilizáveis ​​para professores, técnicos e engenheiros que serão utilizadas em qualquer projeto de construção. CSETIR também tem como objetivo oferecer treinamentos online em uma plataforma online (site do projeto, wiki) para permit Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Resultados: *************PORTUGUÊS********** a) Contribuir indiretamente para incentivar os participantes na área da educação e da formaçao a envolverem-se na segurança da construção; b) O projeto pretende promover o intercâmbio de boas práticas, apoiando o desenvolvimento de métodos de ensino mais variados e de formação personalizada, de acordo com a recomendação da “Comunicação de Bucareste” (Conferência Ministerial-EEES) de 2012 de promoção da 'aprendizagem centrada no aluno' caracterizada por métodos inovadores de formação; c) O desenvolvimento pedagógico do projeto, em conjunto com as atividades, prevê a mobilização de instituições, professores, engenheiros, trabalhadores e técnicos. O projeto de desenvolvimento de ferramentas interativas de aprendizagem e manutenção de um repositório aberto e colaborativo, tutoriais e guias operacionais que auxiliam no desempenho de tarefas específicas; d) Contribuir para o desenvolvimento e aplicação de ferramentas e guias práticos para arquitetos e engenheiros envolvidos nos projetos e obras de construção. ********INGLÊS********** a) Contribute indirectly to encourage VET and HEI students and staff to get involved in construction safety; b) Project intends to promote best practice exchanges, supporting the development of more varied teaching methods and personalized training, in accordance with the 2012 “Bucharest Communication” (Ministerial Conference-EHEA) recommendation of promoting ‘student-centred learning’ characterised by innovative methods of teaching; c) Project pedagogic development, together with its activities, are expected to mobilise institutions, teachers, engineers, workers and technicians. The project interactive learning tools development and maintenance of an open, collaborative repository, tutorials and operational guides that support the performance of specific tasks; d) Contribute towards the development and application of tools and practical guides for architects and engineers involved in construction design.
URL: http://csetir.civil.auth.gr/
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Tecnológicas

Palavras Chave

  • Accident prevention
  • Safety, Construction, Immersive reality, Training
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Editor) (FEUP); Nicolaos Theodossiou (Editor) (Outra); Diego lo Presti (Editor) (Outra); Linas Juknevicius (Editor) (Outra)
2021
Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Nicolaos Theodossiou (Autor) (Outra); Marcela Spisakova (Autor) (Outra); João Poças Martins (Autor) (FEUP); Ivica Zavrski (Autor) (Outra)
2021
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Adeeb Sidani (Autor) (Outra); João Poças Martins (Autor) (FEUP); Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2021
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); João Poças Martins (Autor) (FEUP); Adeeb Sidani (Autor) (Outra)
2020
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); João Poças Martins (Autor) (FEUP); Nicolaos Theodossiou (Autor) (Outra); Ivica Zavrski (Autor) (Outra); Marcela Spisakova (Autor) (Outra)
2021
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); João Poças Martins (Autor) (FEUP); Nicolao Theodossiou (Autor) (Outra); Ivica Zavrski (Autor) (Outra); Peter Mesaros (Autor) (Outra)
2020
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); P. Mesaros (Autor) (Outra); I. Zavrski (Autor) (Outra); N. Theodossiou (Autor) (Outra); João Poças Martins (Autor) (FEUP)
2020
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); João Poças Martins (Autor) (FEUP); Peter Mesaros (Autor) (Outra); Matej Mihic (Autor) (Outra); Ivica Zavrski (Autor) (Outra); Nicolaos Theodossiou (Autor) (Outra)
2020
Artigo em Revista Científica Nacional
Alfredo Soeiro (Editor) (FEUP); Humberto Varum (Editor) (FEUP)
2023
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); João Poças Martins (Autor) (FEUP); Nicholaos Theodossiou (Autor) (Outra); Ivica Zavrski (Autor) (Outra); Peter Mesaros (Autor) (Outra)
2020
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2021
Resumo de Comunicação em Conferência Nacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2019
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2022
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Adeeb Sidani (Autor) (Outra); João Poças Martins (Autor) (FEUP)
2022
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2022
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2020
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2023
Relatório Técnico
Alfredo Soeiro (Colaborador) (FEUP)
2020
Relatório Técnico
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2021
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Technical University of Ko¨ice TUKE Eslováquia Universidade Proponente
Aristotle University of Thessaloniki AUTH Grécia Universidade Parceiro
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Alfredo Soeiro +351225081938 avsoeiro@fe.up.pt
Kamgrad Ltd. Croácia Empresa Parceiro
University of Zagreb Croácia Universidade Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 103.492,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 103.492,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Alfredo Augusto Vieira Soeiro AVS Investigador Responsável na UO 2019-09-01 2022-08-31
FEUP João Pedro da Silva Poças Martins JPPM Investigador 2019-09-01 2022-08-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 391477 Sofia Araújo da Silva
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 11:23:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias