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Projeto/Contrato PS:Camões IP - Estudo de caso no Bié

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 73994
 
Candidatura: Camões IP - Estudo de caso no Bié
 
Referência: Camões IP - Estudo de caso no Bié
Nome Curto: Camões IP - Estudo de caso no Bié
Título: Qualidade da cooperação para o Desenvolvimento em Educação: um estudo de caso na província do Bié
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Camões I.P. - Apoio a conferências e seminários e estudos
Instituição Financiadora: Camões - Instituto da Cooperação e da Lingua
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2019-03-18
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2019-07-01
Data de Conclusão Prevista: 2020-06-30
Data de Conclusão Efetiva: 2021-01-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 16.110,00 EUR
Detalhes
Resumo: A Educação 2030 retoma a agenda inacabada dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e do direito à Educação para Todos (EPT) e sublinha a importância da cooperação para promover o acesso à educação para os mais vulneráreis e marginalizados, a inclusão e equidade, a igualdade de género e a qualidade da educação e formação. Torna-se urgente refletir criticamente sobre a complexidade, perspetivas de implementação e implicações da Agenda 2030 para as políticas e práticas de cooperação e para a sua apropriação na Universidade, reforçando o papel desta na cooperação para o desenvolvimento de qualidade, capaz de contribuir para iniciativas de erradicação da pobreza e para o desenvolvimento humano. A investigação sobre cooperação para o desenvolvimento na área da educação é escassa no nosso país. Este trabalho pressupõe, em primeiro lugar, a construção de uma epistemologia da cooperação para o desenvolvimento, onde surgem como fundamentais os princípios atuais de alinhamento, apropriação, sustentabilidade e orientação para a obtenção de resultados.
Decorrente do diálogo entre a Escola Nossa Senhora da Paz (Cuito-Bié) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, esta iniciativa tem como finalidade realizar um estudo qualitativo sobre o contexto educativo da província do Bié com foco na formação de professores, tendo em conta as políticas de desenvolvimento do setor em Angola e a atual Agenda do Desenvolvimento 2030. Assim, o estudo tem como objetivos gerais: mapear as iniciativas de cooperação para o desenvolvimento na área da educação no Bié; caracterizar a formação de professores na província; e promover a dimensão da investigação em educação e desenvolvimento. Para o efeito, pretende-se: identificar projetos de cooperação que atuam de forma direta ou indireta na área da educação no Bié; conhecer os modelos de cooperação na área da formação de professores na província; co-construir um projeto de cooperação para o desenvolvimento na área Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Angola
  • Cooperação
  • Desenvolvimento
  • Educação
  • Formação de Professores
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Amélia Lopes
Escola Nossa Senhora da Paz Angola Ensino Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 16.110,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 12.082,50 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 4.027,50 EUR
Taxa de Financiamento: 75 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Angélica Cassova Investigador 2019-07-01
FPCEUP Elisabete Maria Soares Ferreira EMSF Investigador 2019-07-01
FPCEUP Joana Isabel Manarte Neves da Silva JM Investigador 2019-07-01
FPCEUP Joana Isabel Manarte Neves da Silva JM Bolseiro 100 2019-09-01 2020-03-31
FPCEUP Júlio Gonçalves Pedrosa dos Santos JGPS Investigador 2019-07-01
FPCEUP Leanete Teresinha Thomas Dotta LTTD Investigador 2019-07-01
FPCEUP Maria Amélia da Costa Lopes AL Investigador Responsável na UO 2019-07-01
FPCEUP Sara Isabel Poças Fernandes da Silva Investigador 2019-07-01

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 244105 Celia Regina Silva Pinto
FPCEUP 427883 José Luís Ferreira Violante Pereira
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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