Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Alberto Tchissonde

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Alberto Tchissonde

14 de janeiro | 10h00

Provas de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, requeridas pelo Mestre Alberto Tchissonde.

Apreciação da tese intitulada: "Conceções teóricas e metodológicas de formadores de professores relacionadas com a área de Biologia – contributo para uma reflexão curricular e pedagógica"


Equipa de orientação: Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes


Júri:
  • Doutora Maria Amélia da Costa Lopes
  • Doutor José Luís Mateus
  • Doutor José Carlos Bernardino Carvalho Morgado
  • Doutora Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa
  • Doutora Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira
  • Doutor Rui Eduardo Trindade Fernandes (orientador)
  • Doutora Preciosa Teixeira Fernandes

Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 

A sessão é aberta a todos os interessados, através do seguinte Link:
https://www.youtube.com/c/FPCEUPvideos


RESUMO:

Esta tese resulta de um árduo trabalho desenvolvido para se obter o grau académico de doutor em Ciências da Educação, através do qual se pretendia analisar e refletir sobre as conceções teóricas e metodológicas de formadores de professores, responsáveis pela lecionação de disciplinas nucleares da área de Biologia, num curso de formação inicial de professores, em Angola. Foi este objetivo que justificou esse trabalho, no âmbito do qual começamos por abordar a formação docente neste país, para se abordar, em seguida, a noção de literacia
científica no âmbito de uma reflexão mais ampla sobre a Biologia como área curricular. Configuraram-se, assim, os pressupostos concetuais que enformaram o trabalho de investigação, os quais fundamentam o projeto de investigação que se concebeu e operacionalizou, em função do qual tentamos explorar a importância do vínculo entre as conceções epistemológicas dos docentes e as
decisões curriculares e pedagógicas que estes tendem a assumir como formadores.
Trata-se de uma problemática fundamental quando se reflete sobre a formação inicial de docentes, dado que, neste âmbito, é necessário que se compreenda que a literacia curricular e pedagógica dos futuros professores está dependente, também, do desenvolvimento da sua literacia científica, o que, entre outras coisas, permite superar a dicotomia sem sentido que se estabelece entre formação pedagógica e formação científica. 
Acreditamos que um dos obstáculos a encarar diz respeito à invisibilidade dos constrangimentos epistemológicos no âmbito do processo de formação de professores, a qual, por isso, tem que ser entendida como um desafio para os formadores e uma condição a valorizar no âmbito dos projetos de formação inicial dos professores.

Palavras-chave: Formação de professores; Epistemologia e Currículo; Biologia
e Literacia Científica.


ABSTRACT:

This thesis is the result of hard work developed to obtain the academic degree of Doctor in Educational Sciences, through which it was intended to analyze and reflect on the theoretical and methodological conceptions of teacher trainers, responsible for teaching core subjects in the area of Biology in an initial teacher training course in Angola. It was this objective that justified that work, where the notion of scientific literacy was approached in the context of a broader reflection on Biology as a curricular area. Thus, we configures the conceptual assumptions that shaped the research work, which underlie the research project that was conceived and operationalized. According to these assumptions, we tried to explore the importance of the link between the epistemological conceptions of teachers and curricular decisions that they tend to take on as trainers.
This is a fundamental issue when reflecting on the initial training of teachers, necause it is necessary to understand that the curricular and
pedagogical literacy of future teachers is also dependent on the development of their scientific literacy, which, among other things, makes it possible to overcome the dichotomy, without meaningless, established between pedagogical and scientific training.
We believe that one of the procedures to be faced concerns the invisibility of epistemological constraints within the teacher training process, which, therefore, has to be understood as a challenge for trainers and a condition to be valued in the context of the projects initial teacher training.

Keywords: Teacher training; Epistemology and Curriculum; Biology and Scientific Literacy.


RÉSUMÉ:

Cette thèse est le résultat d'un travail acharné, développé pour obtenir le diplôme académique de docteur en Sciences de l'Éducation, à travers lequel nous avons l’intention d’ analyser et réfléchir sur les conceptions théoriques et méthodologiques des formateurs d'enseignants, chargés d'enseigner les matières de base dans le domaine de Biologie , dans un cours de formation initiale d'enseignants en Angola. C'est cet objectif qui a justifié ce travail, dans le cadre duquel nous avons commencé par aborder la formation des enseignants dans ce pays, pour ensuite aborder la notion d’ alphabétisation scientifique dans le cadre d'une réflexion plus large sur la Biologie comme domaine curriculaire. Ainsi ont été configurées les hypothèses conceptuelles qui structurent le travail de recherche, qui sous-tendent le projet de recherche qui a été conçu et opérationnalisé, selon lesquelles nous avons essayé d'explorer l'importance du lien entre les conceptions épistémologiques des enseignants et les décisions curriculaires et pédagogiques que ces ont tendance à prendre en tant que formateurs.
Il s'agit d'un enjeu fondamental pour réfléchir à la formation initiale des enseignants, ca ril faut comprendre que l'alphabétisation curriculaire et pédagogique des futurs enseignants dépend aussi du développement de leur culture scientifique, qui, parmi d'autres choses, permet de dépasser la dichotomie, vide de sens, établie entre formation pédagogique et formation scientifique des enseignants.
Nous pensons qu'un des obstacles à surmonter concerne l'invisibilité des contraintes épistémologiques au sein du processus de formation des enseignants, qui doit être comprise comme un défi pour les formateurs et une condition à valoriser dans le cadre des projets de formation initiale des enseignants.

Mots-clés: Formation des enseignants; Épistémologie et curriculum; Biologie et alphabétisation scientifique.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-30 às 18:58:58 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico