Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Centros > Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab)

Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab)

Sigla: SexLab Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) - Abre numa nova janela
Responsável: Pedro Nobre
Descrição: O Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) em parceria com o CINEICC (FPCEUC) e a Universidade de Aveiro criou o primeiro Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) em Portugal, exclusivamente dedicada à investigação experimental e psicofisiológica de diferentes aspetos da sexualidade humana.

Os estudos de natureza experimental e psicofisiológica em Sexologia são escassos em Portugal, sendo que o SexLab será o primeiro do país a conduzir de forma regular estudos desta natureza, constituindo-se deste modo como um marco no desenvolvimento da investigação em Sexologia em Portugal. Do mesmo modo, esta Unidade Laboratorial integra a rede internacional “SEXLAB”, coordenada por Erick Janssen do Instituto Kinsey (Indiana University, EUA), que é composta por equipas de investigação que trabalham nesta área nos diversos continentes.

O SexLab tem equipamento que permite avaliar diferentes aspetos psicofisiológicos associados à resposta sexual nos homens e nas mulheres. Em relação à resposta sexual genital propriamente dita o SexLab possui medidas de vasocongestão vaginal (fotopletismógrafo vaginal) que avaliam o nível de excitação fisiológica nas mulheres e medidas de tumescência peniana (indium gallium gauge) que avaliam as mudanças na circunferência peniana. Para além destas medidas genitais, o SexLab está ainda equipado com um conjunto de instrumentos psicofisiológicos avaliando respostas cardio-respiratórias (tensão arterial, frequência cardíaca e respiratória), galvânicas (condutância galvânica da pele), de startle (eye blink) e atenção visual (eyetracking). O SexLab dispõe ainda de todo um conjunto de software que permite produzir estímulos diversificados (SuperLab) e fazer a leitura de todas as medidas fisiológicas (BIOPAC).

A investigação na área da sexualidade humana permite aprofundar conhecimentos bem como ampliar as possibilidades de prevenção e intervenção ao nível de problemáticas associadas às disfunções sexuais, comportamentos de risco, compulsividade e agressão sexual, bem como ao nível da promoção da saúde e bem-estar sexual. Com este intuito, o principal objetivo do SexLab é conduzir investigação experimental e psicofisiológica em diferentes aspetos da sexualidade humana, estando neste momento a decorrer vários projetos de investigação:
  • Saúde Sexual da Mulher e do Homem: Contributos para um Modelo de Compreensão Biopsicossocial
  • Estudo Transcultural dos Fatores Psicológicos Associados às Disfunções Sexuais
  • Factores de Vulnerabilidade Psicológica para o Desenvolvimento e Manutenção das Disfunções Sexuais e Preditores de Mudança Terapêutica
  • Resposta Sexual: Preditores Psicológicos e Correlatos Neuro-fisiológicos
  • Estudo Clínico sobre Eficácia no Tratamento Psicológico da Disfunção Eréctil: Terapia Cognitivo-Comportamental versus Medicação.

Objetivos:
Para além dos projetos de investigação, o SexLab apresenta ainda como objetivos a médio/longo prazo:
  • Desenvolver projetos de âmbito comunitário
  • Criação de uma Consulta de Sexologia Clínica e de Promoção da Saúde Sexual
  • Divulgação e implementação de projetos de educação sexual
  • Realização de estudos epidemiológicos diversos
  • Desenvolver um manual de tratamento para as disfunções sexuais
  • Divulgar continuamente as implicações dos atuais projetos de investigação, publicar os resultados da investigação em revistas científicas e livros, e organizar conferências internacionais sobre a matéria
  • Contribuir para a formação científica de estudantes e investigadores Portugueses (Mestrados, Doutoramentos, Pós-Doutoramentos)
Email: sexlab@fpce.up.pt
Telefone: 22 042 89 08
Sala: FPCE238
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 11:40:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias