| Código: | LPSI312 | Sigla: | PE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 36 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Cidália Maria Neves Duarte | Regente |
| Teorico-Prática: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
| Cidália Maria Neves Duarte | 2,00 |
Esta UC pretende sensibilizar e consolidar conhecimentos por parte dos estudantes numa área relativamente recente da psicologia, atendendo especialmente à sua articulação com outros domínios do saber. Referimo-nos a questões referentes ao ambiente edificado e construído pelo homem, às questões do urbanismo e suas influências/consequências na promoção ou não no desenvolvimento humano e no seu bem estar psicológico. A possibilidade de observar, refletir e discutir situações reais, quer sejam acerca de situações de vivências em espaço unifamiliares, espaços institucionais, ou a participação e vivência na construção e usufruto de espaços públicos permite ao estudante capacitar-se para a sensibilização (e eventual intervenção) neste domínio específico, aprofundando uma temática central na vida dos indivíduos – os seus espaços íntimos, sociais, públicos e comunitários – em que necessária e obrigatoriamente, habita, convive, e vivencia ao longo da vida.
É esperado que o estudante seja capaz de:
- integrar diversos conceitos que contribuem para a análise das relações entre espaços, a sua diversidade e vivências psicológicas dos mesmos;
- contacto com situações reais, acentuando a necessidade de compreender e estar sensibilizado para ler os comportamentos e atitudes humanas numa lógica sistémica, apelando às influências que os diversos espaços em que vivemos exercem sobre os individuos e o modo como neles podemos agir;
- integrar as interrelações entre este domínio especifico da psicologia com outros (por exemplo a psicologia comunitária, arquitetura, urbanismo)
- refletir criticamente acerca do trabalho do psicólogo neste domínio especifico, atendendo em particular, para a necessidade do trabalho multidisciplinar
- Perspetiva histórica das relações entre psicologia, arquitetura e urbanismo.
- Ambientes naturais e edificados: settings fisicos, fatores económicos, politicos e sociaais.
- Conceitos de Proxémica, de espaço de vida, espaço pessoal, espaço público, de local, de ambiência singular: a articulação entre fatores visíveis e invisíveis do espaço e as relações bidirecionais pessoa-ambiente: dos conceitos de affordance, perceção ambiental, comportamento sócio-espacial às reflexões sobre questões simbólicas e afetivas da relação pessoa-ambiente; conceito de apego ao lugar; entre outros.
- O papel da Psicologia Comunitária (sentido de pertença e de vizinhança, de participação, e articulação com gestão de espaços) à emergência de doença psicológica;
- Conceito de projeto participativo e de equipas multidisciplinares (psicólogos, arquitetos, urbanistas, sociólogis,...).
- As possibilidades de atuação do psicólogo: o estudo da relação pessoa-ambiente(s) como forma de promoção do bem-estar psicológico.
- Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos incentivando a participação ativa dos estudantes;
- Discussão e aprofundamento de casos concretos operacionalizados em espaços diversos, nomeadamente, bairros sociais, camarários, comunitários, situações de intervenção em espaços públicos, em instituições,…
- Contacto com programas de intervenção emblemáticos de reabilitação urbana, quer nacional ou estrangeira, e suas implicações na vivência das pessoas e participação das mesmas;
- Contacto com psicólogos e outros profissionais que apresentem temáticas relacionadas com a investigação e intervenção neste domínio;
- Apresentação pelos estudantes de um trabalho ao grupo turma;
A avaliação é baseada na realização de trabalho de campo com recurso a diversas metodologias.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 25,00 |
| Prova oral | 25,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 24,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 81,00 |