Intervenção em Contextos de Acolhimento e Adoção
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSI |
17 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Os estudantes deverão ter um nível mínimo de domínio da língua portuguesa, de modo a poder seguir as aulas, apropriar-se e refletir sobre a intervenção, em Português.
Objetivos
Esta unidade curricular pretende contribuir para promover o conhecimento e a aquisição de competências de intervenção específica em contextos de acolhimento e adoção dos futuros profissionais de psicologia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC os estudantes deverão:
- Conhecer as características dos contextos de acolhimento e adoção presentes no sistema português de promoção e proteção, i.e., acolhimento familiar, acolhimento residencial, acolhimento especializado, adoção;
- Dominar os modelos teóricos e a investigação empírica que valida a intervenção em contextos de acolhimento e adoção, com particular enfase nos modelos trauma-informed;
- Ser capazes de atuar no sistema de promoção dos direitos e proteção das crianças, sabendo fundamentar teóricamente essa atuação;
- Ser capazes de aplicar programas empiricamente validados ou informados pela evidência de intervenção nos contextos de acolhimento
- Ser capazes de aplicar programas empiricamente validados ou empiricamente informados de intervenção em adoção nomeadamente ao nível do adotado, dos adotantes, dos candidatos à adoção e de qualificação das práticas profissionais.
- Dominar procediemntos de coordenação da atuação do profissional de psicologia com outros profissionais de outras áreas disciplinares que igualmente atuam no sistema de acolhimento e na adoção.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Modelo bioecologico revisitado: Micro, meso, exo, macro e crono sistemas de proteção da criança
- Vinculação, trauma e resiliência. Impacto da adversidade precoce no desenvolvimento das crianças que navegam o sistema de proteção
- Tomada de decisão e definição de projetos de vida. Instrumentos de avaliação do grau de risco/perigo
- Acolhimento Familiar: Características e necessidades de intervenção. Programas de preparação/qualificação de famílias de acolhimento. Intervenção junto da criança em acolhimento e do adulto acolhedor. A família de origem
- Acolhimento Residencial: Características e necessidades. Standards e sistemas de avaliação da qualidade em AR. Programas de intervenção em AR: história de vida, preparação da saída. Praticas profissionais orientadas pelos direitos da criança. Acolhimento terapêutico e especializado
- Adoção: Necessidades específicas de adotados e adotantes. Programas de preparação/qualificação da parentalidade adotiva. Desafios específicos da pós-adoção
Bibliografia Obrigatória
Brodzinsky, D.M. & Palacios, J. ; Psychological issues in adoption: Research and practice, Praeger, 205. ISBN: 9780275979706
Pösö, T., Skivenes, M., & Thoburn, J. ; Adoption from Care. International Perspectives on Children’s Rights, Family Preservation and State Intervention, Bristol University Press, 2021. ISBN: 978- 1- 4473- 5103- 0
G. Hann & C. Fertleman; The Child Protection Practice Manual, Oxford University Press, 2016. ISBN: 978–0–19–870770–7
Jill Duerr Berrick; The impossible imperative: Navigating the competing principles of Child Protection, Oxford University Press, 2018. ISBN: 978-0-19-067814-2
Schofield, G., & Beek, Mary; Attachment handbook for foster care and adoption, BAAF, 2013. ISBN: 978-1-903699-96-6
Observações Bibliográficas
Outras leituras obrigatórias serão sugeridas ao longo das aulas, de artigos de revsitas científicas indexadas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino são diferentes em função da tipologia das aulas. As aulas teóricas recorrem ao método expositivo para sistematização da literatura relativa aos conteúdos programáticos. As aulas práticas incluem a realização de atividades experienciais por parte dos alunos, seja de análise e experimentação de um instrumento, seja o treino em situação de simulação ou role play de uma estratégia de intervenção, seja através da visualização de filmes para análise de comportamentos críticos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
25,00 |
| Exame |
75,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
28,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP
http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação inclui a realização de um exame final de aquisição de conhecimentos (75%) e é distribuída ao longo do semestre, avaliada através da participação presencial (25%) que inclui a realização de pequenas apresentações de complemento à apresentação teórica da aula realizada pela docente.