Família e Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MTP |
7 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC pretende contribuir para a formação científica de profissionais na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com resultados de estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para:
- O papel da família na determinação do desenvolvimento e ajustamento das crianças
- A complexidade das interações pais-filhos e seu impacto no desenvolvimento e ajustamento das crianças
- A intervenção baseada na evidência científica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. Discutir o desenvolvimento humano com base nos modelos teóricos mais pertinentes
2. Apreciar a qualidade do ambiente familiar através de um instrumento estandardizado
3. Discutir o papel do temperamento na determinação do desenvolvimento humano
4. Caracterizar a Prática baseada na evidência
5. Caracterizar os Programas baseados na evidência
6. Discutir o papel da implementação dos programas baseados na evidência nos resultados observados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceito de Desenvolvimento Humano
- Modelos teóricos explicativos do desenvolvimento da criança
- Teoria da vinculação
- Modelo sociogenético
- Modelo bioecológico do desenvolvimento humano
- Qualidade do ambiente familiar e sua avaliação
- Temperamento e interação com o ambiente educativo
- Prática baseada na evidência
- Programas de intervenção baseados na evidência
- Implementação de programas de intervenção baseados na evidência.
Bibliografia Obrigatória
Asmussen Kirsten;
The^evidence-based parenting practitioner.s handbook. ISBN: 978-0-415-60993-7
Bornstein Marc H. 340;
Handbook of parenting. ISBN: 0-8058-3778-7 (vol.1)
Cruz Orlanda;
Parentalidade. ISBN: 978-989-8148-83-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. Expositivo
. Discussão de situações problemáticas
. Discussão de trabalhos realizados durante a semana
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
80,00 |
| Trabalho escrito |
10,00 |
| Trabalho de campo |
10,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
96,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
6,00 |
| Trabalho escrito |
6,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar os trabalhos escritos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
Exame – 80%
Trabalhos escritos – 20%
Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada componente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de realizar o trabalho proposto, bem como realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. O estudante deverá portanto contatar a docente no início do semestre.
Melhoria de classificação
Apenas se aplica à componente "exame final" e deverá ser realizada numa das duas épocas imediatamente subsequentes aquela em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto.