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Família e Desenvolvimento

Código: MTP10     Sigla: FD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=407604
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 7 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,50
Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz 3,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-09-23.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC pretende contribuir para a formação científica de profissionais na área da família e da parentalidade, permitindo-lhes contactar com os principais modelos teóricos e com resultados de estudos empíricos. De uma forma mais específica pretende-se sensibilizar os estudantes para: 

  1. O papel da família na determinação do desenvolvimento e ajustamento das crianças
  2. A complexidade das interações pais-filhos e seu impacto no desenvolvimento e ajustamento das crianças
  3. A intervenção baseada na evidência científica.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. Discutir o desenvolvimento humano com base nos modelos teóricos mais pertinentes
2. Apreciar a qualidade do ambiente familiar através de um instrumento estandardizado
3. Discutir o papel do temperamento na determinação do desenvolvimento humano
4. Caracterizar a Prática baseada na evidência
5. Caracterizar os Programas baseados na evidência
6. Discutir o papel da implementação dos programas baseados na evidência nos resultados observados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Conceito de Desenvolvimento Humano

  2. Modelos teóricos explicativos do desenvolvimento da criança

    1. Teoria da vinculação

    2. Modelo sociogenético

    3. Modelo bioecológico do desenvolvimento humano



  3. Qualidade do ambiente familiar e sua avaliação

  4. Temperamento e interação com o ambiente educativo

  5. Prática baseada na evidência

  6. Programas de intervenção baseados na evidência

  7. Implementação de programas de intervenção baseados na evidência.

Bibliografia Obrigatória

Asmussen Kirsten; The^evidence-based parenting practitioner.s handbook. ISBN: 978-0-415-60993-7
Bornstein Marc H. 340; Handbook of parenting. ISBN: 0-8058-3778-7 (vol.1)
Cruz Orlanda; Parentalidade. ISBN: 978-989-8148-83-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Expositivo
. Discussão de situações problemáticas
. Discussão de trabalhos realizados durante a semana

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 96,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 6,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar os trabalhos escritos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

Exame – 80%
Trabalhos escritos – 20%

Todas as classificações serão expressas na escala de 0 a 20.

Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em cada componente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante terá de realizar o trabalho proposto, bem como realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação. O estudante deverá portanto contatar a docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final" e deverá ser realizada numa das duas épocas imediatamente subsequentes aquela em que foi obtida a aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
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