| Código: | LPSI214 | Sigla: | STB |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 43 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os mecanismos do stress e identificar a sua influência no quotidiano, bem como a sua expressão crónica através do burnout ou expressão aguda através do stress pós-traumático.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
- conhecer os mecanismos bio-psico-fisiológicos de stress e identificar sintomas de stress.
- diferenciar os conceitos de stress, de stress pós-traumático e de burnout, seus sintomas causas e consequências.
- conhecer estudos relevantes a nível internacional e nacional e estratégias de gestão do stress como prevenção.
- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a pertinência destes três conceitos no contexto laboral e académico.
1.Introdução: mecanismos bio-psico-fisiológicos de stress; definição e diferenciação dos conceitos de stress, stress pós-traumático e burnout.
2.Gestão do stress: sintomas de stress; diferenciação stress/ansiedade; estratégias de coping; resiliência.
3.Stress pós-traumático: sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual; vulnerabilidade de grupos profissionais específicos.
4.Burnout e stress ocupacional crónico: sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual, produtividade e organização; vulnerabilidade de grupos profissionais específicos e breve referência ao suicídio associado à profissão.
5.Reflexão crítica: limitações da investigação; exemplos de estratégias de gestão do stress como prevenção.
Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas. Participação escrita no Fórum Moodle com discussão de temas semanal ou quinzenal na sequência da discussão na aula.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Exame | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 24,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho de campo | 29,00 |
| Total: | 81,00 |
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina.
A avaliação distribuída consiste na participação individual no fórum de discussão, é obrigatória (30%), com tarefas semanais ou quinzenais (prazo indicado aula a aula) e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
O exame final escrito individual representa 70%, devendo obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP, existindo tarefas práticas obrigatórias em contexto de aula e não dispensando da participação nas aulas, dado tratar-se de uma UC de tipo teórico-prático.
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 30% para discussão individual escrita no Fórum Moodle
- 70% para exame final individual
Em casos excecionais os estudantes com estatuto especial poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual, ficando dispensados da participação escrita no Fórum Moodle. Deverão comunicar esta situação até um mês depois do início das aulas, conforme regras divulgadas na disciplina via plataforma Moodle. O trabalho tem de integrar as discussões/tarefas ocorridas em contexto de aula teórico-prática, implicando a presença nas aulas.
A melhoria é efetuada apenas para o exame final (ponderação de 70%), mantendo-se a classificação do Fórum. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
A disciplina existe na plataforma Moodle.