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Stress, Trauma e Burnout

Código: LPSI214     Sigla: STB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 43 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-10-01.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português
Obs.: As aulas são lecionadas em português (incluindo os slides de apoio)

Objetivos

Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os mecanismos do stress e identificar a sua influência no quotidiano, bem como a sua expressão crónica através do burnout ou expressão aguda através do stress pós-traumático.

Resultados de aprendizagem e competências


No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
- conhecer os mecanismos bio-psico-fisiológicos de stress e identificar sintomas de stress.
- diferenciar os conceitos de stress, de stress pós-traumático e de burnout, seus sintomas causas e consequências.
- conhecer estudos relevantes a nível internacional e nacional e estratégias de gestão do stress como prevenção.
- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a pertinência destes três conceitos no contexto laboral e académico.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.Introdução: mecanismos bio-psico-fisiológicos de stress; definição e diferenciação dos conceitos de stress, stress pós-traumático e burnout.
2.Gestão do stress: sintomas de stress; diferenciação stress/ansiedade; estratégias de coping; resiliência.
3.Stress pós-traumático: sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual; vulnerabilidade de grupos profissionais específicos.
4.Burnout e stress ocupacional crónico: sintomas, causas, consequências e impacto na saúde individual, produtividade e organização; vulnerabilidade de grupos profissionais específicos e breve referência ao suicídio associado à profissão. 
5.Reflexão crítica: limitações da investigação; exemplos de estratégias de gestão do stress como prevenção.

 

Bibliografia Obrigatória

Maslach Christina; The^truth about burnout. ISBN: 0-7879-0874-6
Gordon Parker; Burnout. ISBN: 978-1032358963
Pereira, A., & Queirós, C. (2021). ; O Stress e suas consequências na saúde e no bem-estar. In I. Leal & J.L. Pais-Ribeiro (Eds.). Manual de Psicologia da Saúde (cap. 19, pp.137-145). Lisboa: Pactor.
Pereira Maria da Graça 570; Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Queirós, C., Gonçalves, S.P. & Marques, A. ; Burnout: Da conceptualização à gestão em contexto laboral. In H.V. Neto., J. Areosa & P. Arezes (Eds). Manual Riscos Psicossociais (pp.172-192), Porto: Civeri Publishing., 2014
Queirós, C., & Cameira, M. (2023); Sindrome de Burnout: a pandemia COVID-19 como fator de risco nos profissionais de saúde. In J. Carneiro, M. Schoeninger, E. Borges, & L. Trindade (Eds.). Health Work International Project - HWOPI: Teorias e vivências para a saúde ocupacional (cap.2.2, pp.25-32

Bibliografia Complementar

Areosa, J., & Queirós, C. (2020). ; Burnout: uma patologia social reconfigurada na era COVID-19? International Journal on Working Conditions, 20, 71-90.
Samuel Antunes; Avaliar, intervir e prevenir os riscos psicossociais:
Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe, Psychologica, 61(1), 125-142. doi:10.14195/1647-8606_61-1_7, 2018
Bianchi, R., Cavalcante, D. C., Queirós, C., Santos B. D. M., Verkuilen, J., & Schonfeld, I. S. ; (2023). Validation of the Occupational Depression Inventory in Brazil: A study of 1,612 civil servants. Journal of Psychosomatic Research, 167, 111194. https://doi.
Fonseca, S.M. (…) & Queirós, C; Saúde ocupacional dos profissionais de emergência pré-hospitalar: Contributo do trauma e coping. International Journal of Working Conditions, 17, 69-88., 2019
Queirós, C., Passos, F., Bártolo, A., Marques, A.J., Silva, C.F., & Pereira, A. ; Burnout and Stress Measurement in Police Officers: Literature Review and a Study With the Operational Police Stress Questionnaire. Frontiers in Psychology, 11 (587). doi: 10.3389/fpsyg.2020.00587, 2020
Everly George S.; The^Johns Hopkins guide to psychological first aid. ISBN: 978-1-4214-2271-8
Queirós, .C. & Borges, E. (2023).; Risco psicossocial: estratégias de intervenção no bullying no trabalho, stress e burnout. In E. Borges (Ed.). Enfermagem do Trabalho (2ª edição) (cap 5.5, pp.86-99). Lidel.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas de exposição e discussão de temas. Participação escrita no Fórum Moodle com discussão de temas semanal ou quinzenal na sequência da discussão na aula.

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 30,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho de campo 29,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina.
A avaliação distribuída consiste na participação individual no fórum de discussão, é obrigatória (30%), com tarefas semanais ou quinzenais (prazo indicado aula a aula) e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
O exame final escrito individual representa 70%, devendo obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP, existindo tarefas práticas obrigatórias em contexto de aula e não dispensando da participação nas aulas, dado tratar-se de uma UC de tipo teórico-prático.


Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 30% para discussão individual escrita no Fórum Moodle
- 70% para exame final individual

Provas e trabalhos especiais

Utilização do Fórum no Moodle.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em casos excecionais os estudantes com estatuto especial poderão optar pela realização de um trabalho escrito individual, ficando dispensados da participação escrita no Fórum Moodle. Deverão comunicar esta situação até um mês depois do início das aulas, conforme regras divulgadas na disciplina via plataforma Moodle. O trabalho tem de integrar as discussões/tarefas ocorridas em contexto de aula teórico-prática, implicando a presença nas aulas.

Melhoria de classificação

A melhoria é efetuada apenas para o exame final (ponderação de 70%), mantendo-se a classificação do Fórum. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle.

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