Oficina de Investigação Qualitativa e Quantitativa em Psicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Métodos |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Diferenciar a aplicação das metodologias qualitativas e quantitativas na investigação em Psicologia;
- Implementar diferentes fases do processo de investigação, incluindo a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;
- Planeamento e recolha de dados empíricos e respetivo tratamento de dados
- Identificar vantagens e limitações das metodologias de recolha e análise quantitativas e qualitativas, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados do estudo.
Resultados de aprendizagem e competências
1.Avaliar criticamente conhecimentos produzidos em Psicologia, como resultado da participação numa pesquisa em meio natural, usando metodologias qualitativas e quantitativas;
2.Melhorar aptidões de pesquisa e revisão bibliográfica e de comunicação de conceitos e resultados empíricos que permitam a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;
3.Aprofundar e consolidar competências de recolha, tratamento e interpretação de dados;
4.Compreender a articulação das fases do processo que conduz à construção de conhecimento em Psicologia, aplicando competências de metodologia qualitativa e quantitativa;
5.Avaliar vantagens e limitações dos estudos, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados de estudos qualitativos e quantitativos;
6.Identificação das implicações para a prática dos estudos em psicologia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Reflexão sobre os paradigmas de investigação qualitativos e quantitativos
- Revisão da literatura para a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação.
- Seleção e/ou desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados quantitativos e qualitativos, avaliando a sua adequação.
- Definir e caracterizar a amostra adequada às questões e hipóteses de investigação.
- Codificação, tratamento e análise de dados qualitativos e quantitativos.
- Desenho e apresentação de um projeto de investigação em todas as suas etapas.
Bibliografia Obrigatória
American Psychological Association;
Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 0-912704-57-8
John W. Creswell;
Qualitative inquiry and research design. ISBN: 0-7619-0144-2
Norman K. Denzin;
O^planejamento da pesquisa qualitativa. ISBN: 85-363-0663-7
Uwe Flick;
An^introduction to qualitative research. ISBN: 0-7619-5587-9
João Marôco;
Análise estatística com utilização do SPSS. ISBN: 972-618-331-6
Roberto Hernández Sampieri;
Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2
Susana Urbina;
Essentials of psychological testing. ISBN: 978-1-118-68048-3
Catarina Brandão; A importância do contexto na investigação qualitativa, 2018. ISBN: Jaime Ribeiro (Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Vol. 7(1) p. 169-173. DOI: 10.17267/2317-3394.v7i1.1897)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino é teórico-prática e laboratorial, no contexto de pequeno grupo: em cada turma são formados grupos de trabalho.
As exposições teóricas focam a apresentação inicial da problemática em estudo e breves sistematizações de conteúdos adquiridos, sobretudo nas UC de Métodos de Investigação em Psicologia, Escrita e Ciência, Estatística Aplicada à Psicologia I e II, Avaliação Psicológica, Psicometria e teorias da Avaliação Psicológica e Técnicas de Comunicação e Entrevista em Psicologia.
As docentes orientam, discutem e supervisionam as tarefas realizadas em grupo de forma semi-autónoma.
Software
NVivo
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
| Elaboração de projeto |
20,00 |
| Estudo autónomo |
38,00 |
| Frequência das aulas |
56,00 |
| Trabalho de investigação |
24,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).
Estudantes que por lei têm dispensa da verificação das condições de assiduidade deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente. Deverão contactar as docentes até à 2ª aula para informar desta condição.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
1. Elaboração de grelha de observação e objetivos (20%).
2. Relatório de análise de conteúdo sobre dados observacionais (30%)
3. Apresentação oral de plano de investigação quantitativo (20%)
4. Elaboração escrita de plano de investigação quantitativo, de acordo com as normas da APA (30%).
Para obter aprovação na unidade curricular, cada estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).
A classificação em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas na escala de 0 a 20 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes com estatuto especial cujo usufruto dos direitos possam ter implicações na avaliação prevista, deverão contactar as docentes até à 2ª aula para que se possam definir processos alternativos de frequência e avaliação, se necessário.
Melhoria de classificação
Até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação, é possível melhorar a nota, uma única vez. A melhoria consiste na elaboração de um plano de investigação com metodologia mista, qualitativa e quantitativa e respetiva reflexão sobre as competências desenvolvidas, correspondente a 50% da avaliação final.