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Psicologia da Justiça Desvio e Controlo Social

Código: LPSI303     Sigla: PJDCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 177 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo da unidade curricular é que o/a estudante tome contacto com a área da Psicologia da Justiça e do Desvio. Para tal, pretende-se que o/a estudante: (1) compreenda o que é a Psicologia da Justiça, nomedamente as relações entre a Psicologia e o Sistema de Justiça; (2) conheça o conceito de desvio, a sua relativização sócio-cultural e histórica, bem como a reação social ao desvio e as suas consequências; (3) conheça os grandes temas destas áreas e compreenda a sua complexidade, sendo capaz de os interpretar tendo em conta os contributos das diferentes áreas disciplinares; (4) conheça as especificidades e contextos de intervenção do/a psicólogo/a nesta área.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Conhecer o que é a Psicologia da Justiça e compreender as relações entre a Psicologia e o Sistema de Justiça;
  2. Conhecer o conceito de desvio e compreender a sua relativização sócio-cultural e histórica;
  3. Compreender a reação social ao desvio e as suas consequências;
  4. Conhecer os grandes temas destas áreas, compreender a sua complexidade e ser capaz de os explicar, compreender ou interpretar tendo em conta os contributos das diferentes áreas disciplinares;
  5. Conhecer as principais explicações e teorias da Psicologia da Justiça e do Desvio e da Reação Social e desenvolver competências para as aplicar a contextos e comportamentos específicos;
  6. Conhecer as especificidades e contextos de intervenção do/a psicólogo/a nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Psicologia da Justiça, Psicologia Forense, Psicologia Criminal ou Psicologia do Testemunho: Definições, discussão crítica e distinção de conceitos;

  2. O Sistema de Justiça e o papel do psicólogo;

  3. A noção de desvio: Definição, discussão crítica e distinção de outros conceitos, como marginalidade, perturbação, doença, …;

  4. A biopsicossociologia do ‘comportamento desviante’: transdisciplinaridade e complexidade explicativa.

  5. As teorias da desviância e os processos que conduzem ao desvio;

  6. Os grandes temas da desviância: crime, delinquência juvenil, drogas, trabalho sexual, violência (urbana, doméstica, ...), sexualidades desviantes, ….

  7. Contextos de intervenção e o papel do psicólogo do comportamento desviante.

Bibliografia Obrigatória

Cândido da Agra; Biopsicossociologia do comportamento desviante
Marshall B. Clinard; Sociology of deviant behavior. ISBN: 978-0-495-09335-0
Alexandra Oliveira; Andar na vida. ISBN: 978-972-40-4443-9
Alcaide, G., Fernandes, L., Pinto, M. & Calatayud, V; La investigación biomédica sobre abuso de sustancias a través de la base de datos Medline (2006-2010), 2015 (- Alcaide, G., Fernandes, L., Pinto, M. & Calatayud, V. (2015). La investigación biomédica sobre abuso de sustancias a través de la base de datos Medline (2006-2010). Revista Espanola de Drogodependencias, 40, 1)
Goode, E.; Deviant behavior, Routledge, 2014
Cutler, B. & Zapf, P. (Eds); APA handbook of forensic psychology., American Psychological Association, 2015
Hart, C. ; High price, Harper Collins, 2013
Oliveira, A.; Prostituição em Portugal. Uma atividade marginalizada num país que tolera mais do que persegue, 2017 (Oliveira, A. (2017). Prostituição em Portugal. Uma atividade marginalizada num país que tolera mais do que persegue. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, 11, 17, 201-224. )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Aulas de exposição de conteúdos com alguma discussão e com recurso à apresentação de diapositivos e vídeos;

  2. Aulas de exercícios com debate e discussão de casos e situações práticas;

  3. Conferências por especialistas das temáticas abordadas;

  4. Estudo autónomo;

  5. Leitura e análise de textos recomendados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 34,00
Frequência das aulas 28,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Trabalho de campo 17,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A presença nas aulas é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da média ponderada das classificações obtidas no trabalho de grupo (40%) e no exame (60%).

Para obter aprovação na disciplina, o/a estudante deve conseguir uma classificação mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação, e uma classificação final de, no mínimo, 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes com estatuto especial devem contactar a responsável pela unidade curricular no início do semestre.

Melhoria de classificação

É possível a melhoria de classificação apenas através do exame.
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