Desenvolvimento, Conjugalidades e Bem-estar Sexual
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| PDSH |
11 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
14 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
* familiarizar os estudantes com as diferentes questões relativas ao processo dialetico do desenvolvimento do casal como um todo
* sensibilizar para a contextualização da sexualidade diádica nas diferentes transições do casal
* promover um olhar crítico acerca das dificuldades de investigação neste domínio, tendo em conta as questões éticas e as especificidades metodológicas inerentes à investigação diádica
* fomentar a utilização de uma visão dinâmica intimidade/sexualidade, perspectivando a sexualidade nas suas dimensões biológica, social e contextual no ciclo de vida diádico.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Desenvolvimento de uma perspectiva crítica e eclética no que diz respeito à investigação diádica e às teorias relacionais
2. Desenvolvimento de capacidades específicas no que diz respeito à colocação de hipóteses diádicas, relacionais e sistémicas integrantes da sexualidade
3. Conhecimento de instrumentos, técnicas e estratégias recentes especificas de análise da relação entre conjugalidade e sexualidade
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Sexualidade no contexto relacional: conceitos interligados mas com tradições de investigação divergentes
2. a sexualidade como um processo dialético na interação de fatores biológicos, psicológicos e contextuais;
3. A importância de uma abordagem sistémica e desenvolvimental para a compreenção das relações conjugais
3.1 Desenvolvimento psicosocial: identidade e intimidade
3.2. Modelo de Bowen: fusão e diferenciação
3.3. A interação sexualidade/transições normativas, sexualidade/transições não-normativas, sexualidade/não-acontecimentos
4. as especificidades da formulação das questões de investigação, recolha de dados, questões éticas, análises estatisticas e discussão dos resultados inerentes à conceptualização do casal como unidade de análise.
Bibliografia Obrigatória
Butzer, B. & Campbell, L. ; Adult attachment, sexual satisfaction, and relationship satisfaction: A study of married couples. Personal relationships, Personal Relationships, 15 (1), 141-154, 2008
Metz, Michael E., and Barry W. McCarthy; The “Good-Enough Sex” model for couple sexual satisfaction, Sexual and Relationship Therapy 22(3), 351-362, 2007
Deborah L. Tolman;
APA handbook of sexuality and psychology. ISBN: 978-1-4338-1369-6 (Vol. 1: Person-based approaches. (pp. 269-315))
Bibliografia Complementar
Gameiro José;
Entre marido e mulher.... ISBN: 972-99110-5-7
Schulz Marc S. 340;
Strengthening couple relationships for optimal child development. ISBN: 978-1-4338-0547-9
Gurman Alan S. 340;
Clinical handbook of couple therapy. ISBN: 1-57230-758-7
McGoldrick Monica;
The^expanding family life cycle. ISBN: 978-0-205-96806-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto com os estudantes serão ocupadas com a exposição oral dos temas programáticos, priveligiando-se a criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos do docente e dos estudantes. Para além disso, os estudantes têm oportunidade de iniciar o desenvolvimento do seu trabalho final no contexto de sala de aula, com feedback da docente e colegas.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Sexologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho prático ou de projeto |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
27,00 |
| Estudo autónomo |
15,00 |
| Frequência das aulas |
14,00 |
| Trabalho de investigação |
25,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 75% das aulas lecionadas. Para a obtenção de aprovação na UC, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é baseada num trabalho de grupo (2 estudantes) iniciado no contexto de sala de aula , que consiste no desenvolvimento de um projeto de investigação sobre uma temática à escolha, tendo em conta as especificidades inerentes à natureza diádica da sexualidade humana.
Os alunos são notificados das avaliações numa escala de 20 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Melhoria de classificação
Está prevista a melhoria de classificação da componente de trabalho escrito realizada. Segue o regulamento geral da FPCEUP (cf. art.º 11º).