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Desenvolvimento, Conjugalidades e Bem-estar Sexual

Código: PDSH06     Sigla: DCBES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Sexualidade Humana

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSH 11 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 14 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

* familiarizar os estudantes com as diferentes questões relativas ao processo dialetico do desenvolvimento do casal como um todo
* sensibilizar para a contextualização da sexualidade diádica nas diferentes transições do casal
* promover um olhar crítico acerca das dificuldades de investigação neste domínio, tendo em conta as questões éticas e as especificidades metodológicas inerentes à investigação diádica
* fomentar a utilização de uma visão dinâmica intimidade/sexualidade, perspectivando a sexualidade nas suas dimensões biológica, social e contextual no ciclo de vida diádico.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Desenvolvimento de uma perspectiva crítica e eclética no que diz respeito à investigação diádica e às teorias relacionais 
2. Desenvolvimento de capacidades específicas no que diz respeito à colocação de hipóteses diádicas, relacionais e sistémicas integrantes da sexualidade
3. Conhecimento de instrumentos, técnicas e estratégias recentes especificas de análise da relação entre conjugalidade e sexualidade

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Sexualidade no contexto relacional: conceitos interligados mas com tradições de investigação divergentes

2. a sexualidade como um processo dialético na interação de fatores biológicos, psicológicos e contextuais; 

3. A importância de uma abordagem sistémica e desenvolvimental para a compreenção das relações conjugais
3.1 Desenvolvimento psicosocial: identidade e intimidade
3.2. Modelo de Bowen: fusão e diferenciação
3.3. A interação sexualidade/transições normativas, sexualidade/transições não-normativas, sexualidade/não-acontecimentos

4. as especificidades da formulação das questões de investigação, recolha de dados, questões éticas, análises estatisticas e discussão dos resultados inerentes à conceptualização do casal como unidade de análise.

Bibliografia Obrigatória

Butzer, B. & Campbell, L. ; Adult attachment, sexual satisfaction, and relationship satisfaction: A study of married couples. Personal relationships, Personal Relationships, 15 (1), 141-154, 2008
Metz, Michael E., and Barry W. McCarthy; The “Good-Enough Sex” model for couple sexual satisfaction, Sexual and Relationship Therapy 22(3), 351-362, 2007
Deborah L. Tolman; APA handbook of sexuality and psychology. ISBN: 978-1-4338-1369-6 (Vol. 1: Person-based approaches. (pp. 269-315))

Bibliografia Complementar

Gameiro José; Entre marido e mulher.... ISBN: 972-99110-5-7
Schulz Marc S. 340; Strengthening couple relationships for optimal child development. ISBN: 978-1-4338-0547-9
Gurman Alan S. 340; Clinical handbook of couple therapy. ISBN: 1-57230-758-7
McGoldrick Monica; The^expanding family life cycle. ISBN: 978-0-205-96806-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto com os estudantes serão ocupadas com a exposição oral dos temas programáticos, priveligiando-se a criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos do docente e dos estudantes. Para além disso, os estudantes têm oportunidade de iniciar o desenvolvimento do seu trabalho final no contexto de sala de aula, com feedback da docente e colegas. 

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Sexologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 27,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho de investigação 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 75% das aulas lecionadas. Para a obtenção de aprovação na UC, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é baseada num trabalho de grupo (2 estudantes) iniciado no contexto de sala de aula , que consiste no desenvolvimento de um projeto de investigação sobre uma temática à escolha, tendo em conta as especificidades inerentes à natureza diádica da sexualidade humana.

Os alunos são notificados das avaliações numa escala de 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.

Melhoria de classificação

Está prevista a melhoria de classificação da componente de trabalho escrito realizada. Segue o regulamento geral da FPCEUP (cf. art.º 11º).
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