| Código: | LPSI313 | Sigla: | ROSC I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 26 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
Compreender a especificidade conceptual e metodológica do teste de Rorschach.
Competências de aplicação do teste, incluindo a preparação do sujeito e a técnica de registo de respostas.
Codificação das respostas com a centena de variáveis de codificação do sistema integrativo de Rorschach.
Elaboração do Sumário Estrutural.
Capacidade para aplicar, codificar/cotar protocolos do Teste de Rorschach - Sistema Integrativo de J. Exner Jr.
- Discussão da história e da conceptualização do Rorschach.
- A metodologia de aplicação do SIR com utilização de modelagem, video e exercicios práticos.
- Técnica de codificação das respostas.
- Treino de aplicação e codificação com supervisão de 5 protocolos recolhidos e cotados por cada estudante.
- Discussão de casos.
Para adquirir competências de aplicação e cotação do teste de Rorschach no Sistema Integrativo, expõem-se os estudantes a esses conteúdos através dos textos de John Exner Jr. e de exercicios práticos sob a supervisão do docente.
- Exercicios de aplicação do teste sob supervisão.
- Exposição das variáveis de codificação.
- Discussão da técnica de aplicação e codificação através da análise de protocolos.
- Apoio tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho laboratorial | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 34,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Trabalho laboratorial | 20,00 |
| Total: | 81,00 |
Pré-requisito de assiduidade: O estudante deverá frequentar 75% das aulas leccionadas. Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação e codificação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores por protocolo, desde que a média ponderada de todos os protocolos seja igual ou superior a 10 valores.
Avaliação distribuída com trabalhos práticos: 100%.
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos e codificados pelo estudante.
O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores em cada protocolo (classificação de 0-20). A média dos resultados de todos os protocolos deverá ser de 10 valores, no mínimo.
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar a avaliação distribuída. Para tal, deverão contactar o docente responsável, no início do semestre.
A melhoria da classificação distribuída é possível, uma única vez, mediante a realização de um exame até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação, que consiste na codificação e cálculo do sumário estrutural de um protocolo fornecido pelo docente.