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Rorschach Sistema Integrativo I

Código: LPSI313     Sigla: ROSC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 26 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a especificidade conceptual e metodológica do teste de Rorschach.
Competências de aplicação do teste, incluindo a preparação do sujeito e a técnica de registo de respostas.
Codificação das respostas com a centena de variáveis de codificação do sistema integrativo de Rorschach.
Elaboração do Sumário Estrutural.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para aplicar, codificar/cotar protocolos do Teste de Rorschach - Sistema Integrativo de J. Exner Jr.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Discussão da história e da conceptualização do Rorschach.
- A metodologia de aplicação do SIR com utilização de modelagem, video e exercicios       práticos.
- Técnica de codificação das respostas.
- Treino de aplicação e codificação com supervisão de 5 protocolos recolhidos e cotados por cada estudante.
- Discussão de casos.
Para adquirir competências de aplicação e cotação do teste de Rorschach no Sistema Integrativo, expõem-se os estudantes a esses conteúdos através dos textos de John Exner Jr. e de exercicios práticos sob a supervisão do docente.

Bibliografia Obrigatória

Exner, J. E. Jr.; Rorschach Workbook for the Comprehensive System, Rorschach Workshops, 2001. ISBN: 978-9991722313
Exner John E. Jr.; The Rorschach, A Comprehensive System, Volume 1, Basic Foundations and Principles of Interpretation, Wiley, 2002. ISBN: 978-0-471-38672-8

Bibliografia Complementar

Exner John E. 340; Issues and methods in rorschach research. ISBN: 0-8058-1902-9
Pires Antonio a.; Rorschach comprehensive system data for a sample of 309 adult nonpatients from Portugal, Lawrence Erlbaum Associates, 2007. ISBN: 0022-3891

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exercicios de aplicação do teste sob supervisão.
- Exposição das variáveis de codificação.
- Discussão da técnica de aplicação e codificação através da análise de protocolos.
- Apoio tutorial.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 34,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Pré-requisito de assiduidade: O estudante deverá frequentar 75% das aulas leccionadas. Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação e codificação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores por protocolo, desde que a média ponderada de todos os protocolos seja igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com trabalhos práticos: 100%.
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos e codificados pelo estudante.
O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores em cada protocolo (classificação de 0-20). A média dos resultados de todos os protocolos deverá ser de 10 valores, no mínimo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar a avaliação distribuída. Para tal, deverão contactar o docente responsável, no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação distribuída é possível, uma única vez,  mediante a realização de um exame até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação, que consiste na codificação e cálculo do sumário estrutural de um protocolo fornecido pelo docente.

Observações

Os estudantes de língua inglesa terão acesso a todo o material em inglês.
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