| Código: | LPSI304 | Sigla: | DG |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 177 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
O objetivo geral desta UC é dotar os/as estudantes de conhecimentos e competências básicas no domínio da intervenção em grupo, através da aplicação das diferentes tipologias de intervenção grupal e compreensão dos principais fenómenos que poderão emergir ao longo da intervenção. Adicionalmente, é objetivo desta UC favorecer o desenvolvimento pessoal dos/as estudantes, nomeadamente através de competências transversais e transferíveis, como as competências de auto e héteroconhecimento, de comunicação e de liderança.
No final do semestre é esperado que os/as estudantes sejam capazes de planear uma intervenção grupal em variados contextos, definindo o tipo de grupo a implementar, as características dos elementos a incluir e os objetivos da intervenção.É esperado ainda que, fruto da experiência enquanto membros participantes de um grupo, os/as estudantes apresentem um maior auto-conhecimento e competências de comunicação, bem como a assimilação de noções teóricas com base na prática.
Esta UC aborda os seguintes tópicos:
. As potencialidades da intervenção em grupo
. Análise dos diferentes tipos de grupos com base na distinção entre “Grupos terapêuticos vs. não-terapêuticos”
. Como planear uma intervenção em grupo
. A importância do feedback na mudança pessoal e grupal
. As fases previsíveis no desenvolvimento do grupo
. Competências de liderança na condução de um grupo
. Coesão (impacto positivo e negativo da coesão no grupo)
Nesta UC é privilegiada a metodologia de participação ativa. Os/As estudantes integram, enquanto membros participantes, um grupo de desenvolvimento constituído pela turma, e adaptado para o efeito (Training Group - Grupo T). A metodologia ativa é alternada com a metodologia expositiva e interrogativa, com o intuito de sistematizar e enquadrar teoricamente os conteúdos abordados.
Avaliação é distribuída sem exame final, considerando-se as seguintes componentes (e respetiva poderação na classificação final):
1) Postura participativa nas aulas (25%);
2) Realização de um trabalho que foca os conteúdos das aulas (75%)
(25% + 75% = 100%)
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 25,00 |
| Trabalho escrito | 75,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 21,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 81,00 |
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas.
Avaliação é distribuída sem exame final, considerando-se as seguintes componentes (e respetiva poderação na classificação final):
1) Postura participativa nas aulas (25%);
2) Realização de um trabalho que foca os conteúdos das aulas (75%)
(25% + 75% = 100%)
A avaliação da postura participativa baseia-se nos seguintes critérios:
. Participação espontânea em momentos de discussão aberta
. Desenvolvimento de competências de comunicação
. Demonstração de capacidade reflexiva nas aulas
. Presença assídua e pontual
É solicitado aos/às estudantes o preenchimento de uma ficha de autoavaliação relativamente a estes critérios.
As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.
Os estudantes que frequentaram a UC em anos anteriores e sem aproveitamento poderão frequentar de novo a UC, aplicando-se o regime de avaliação em vigor. Caso os estudantes optem por pedir dispensa de presença nas aulas (apenas concedida se houver registo anterior de presença em pelo menos 75% das aulas dadas nesse ano), a avaliação para obtenção de aproveitamento é composta pelas seguintes componentes:
1) Trabalho em vigor, com a ponderação de 75%, realizado individualmente;
2) A restante ponderação de 25% será atribuída à componente prática avaliada no ano em que o estudante frequentou as aulas.
(75% + 25% = 100%)
As classificações de ambas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores, bem como a classificação final.
Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência realizarão (individualmente) o trabalho em vigor com a ponderação de 75% na nota final. Os restantes 25% serão avaliados através de um trabalho individual escrito em torno dos principais conteúdos lecionados nas aulas.
(75% + 25% = 100%)
As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.
Apenas é possível fazer melhoria de nota do trabalho escrito em vigor que tem a ponderação de 75% na nota final.
Não é possível fazer melhoria da componente prática relativa à postura participativa nas aulas (25% da nota final)
(75% + 25% = 100%)
A melhoria de nota tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação.
As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.