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Dinâmica de Grupos

Código: LPSI304     Sigla: DG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 177 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 3 27 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-11-20.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo geral desta UC é dotar os/as estudantes de conhecimentos e competências básicas no domínio da intervenção em grupo, através da aplicação das diferentes tipologias de intervenção grupal e compreensão dos principais fenómenos que poderão emergir ao longo da intervenção. Adicionalmente, é objetivo desta UC favorecer o desenvolvimento pessoal dos/as estudantes, nomeadamente através de competências transversais e transferíveis, como as competências de auto e héteroconhecimento, de comunicação e de liderança.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre é esperado que os/as estudantes sejam capazes de planear uma intervenção grupal em variados contextos, definindo o tipo de grupo a implementar, as características dos elementos a incluir e os objetivos da intervenção.É esperado ainda que, fruto da experiência enquanto membros participantes de um grupo, os/as estudantes apresentem um maior auto-conhecimento e competências de comunicação, bem como a assimilação de noções teóricas com base na prática.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem pré-requisitos

Programa

Esta UC aborda os seguintes tópicos:

. As potencialidades da intervenção em grupo

. Análise dos diferentes tipos de grupos com base na distinção entre “Grupos terapêuticos vs. não-terapêuticos”

. Como planear uma intervenção em grupo

. A importância do feedback na mudança pessoal e grupal

. As fases previsíveis no desenvolvimento do grupo

. Competências de liderança na condução de um grupo

. Coesão (impacto positivo e negativo da coesão no grupo)

Bibliografia Obrigatória

Guerra Marina Prista; Intervir em grupos na saúde. ISBN: 978-972-796-339-3
López-Yarto Luis Elizalde; Dinámica de grupos cincuenta anos después. ISBN: ISBN 84-330-1254-1
Corey Gerald; Theory and practice of counseling and psychotherapy. ISBN: 978-0-8400-2854-9
Corey Gerald; Theory and practice of group counseling. ISBN: 978-1-305-08801-6
Yalom Irvin D.; The^theory and practice of group psychotherapy. ISBN: 978-0-465-09284-0
DeLucia-Waack, J, Kalodner, C. R., & Riva, M. T.; Handbook of Group Counseling and Psychotherapy , Sage Publications, Inc , 2014. ISBN: 9781452217611
Jacobs, E., Schimmel, C. J., Masson, R. L., & Harvill, R. L. ; Group Counseling: Strategies and Skills, Thomson Brooks/ Cole , 2016. ISBN: 1305087305

Bibliografia Complementar

Burlingame, G. M., Fuhriman, A., & Johnson, J. E.; Cohesion in group psychotherapy, Psychotherapy Theory Research Practice Training, 38, pp. 373-379., 2001
Vopel Klaus W.; Juegos de interacción. ISBN: 84-7043-851-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta UC é privilegiada a metodologia de participação ativa. Os/As estudantes integram, enquanto membros participantes, um grupo de desenvolvimento constituído pela turma, e adaptado para o efeito (Training Group - Grupo T). A metodologia ativa é alternada com a metodologia expositiva e interrogativa, com o intuito de sistematizar e enquadrar teoricamente os conteúdos abordados.

Avaliação é distribuída sem exame final, considerando-se as seguintes componentes (e respetiva poderação na classificação final):

1) Postura participativa nas aulas (25%);

2) Realização de um trabalho que foca os conteúdos das aulas (75%)

(25% + 75% = 100%)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

 Avaliação é distribuída sem exame final, considerando-se as seguintes componentes (e respetiva poderação na classificação final):

1) Postura participativa nas aulas (25%);

2) Realização de um trabalho que foca os conteúdos das aulas (75%)

(25% + 75% = 100%)

A avaliação da postura participativa baseia-se nos seguintes critérios:

. Participação espontânea em momentos de discussão aberta

. Desenvolvimento de competências de comunicação

. Demonstração de capacidade reflexiva nas aulas

. Presença assídua e pontual

É solicitado aos/às estudantes o preenchimento de uma ficha de autoavaliação relativamente a estes critérios.

As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.


Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que frequentaram a UC em anos anteriores e sem aproveitamento poderão frequentar de novo a UC, aplicando-se o regime de avaliação em vigor. Caso os estudantes optem por pedir dispensa de presença nas aulas (apenas concedida se houver registo anterior de presença em pelo menos 75% das aulas dadas nesse ano), a avaliação para obtenção de aproveitamento é composta pelas seguintes componentes:

1) Trabalho em vigor, com a ponderação de 75%, realizado individualmente;

2) A restante ponderação de 25% será atribuída à componente prática avaliada no ano em que o estudante frequentou as aulas.

(75% + 25% = 100%)

 

As classificações de ambas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores, bem como a classificação final.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência realizarão (individualmente) o trabalho em vigor com a ponderação de 75% na nota final. Os restantes 25% serão avaliados através de um trabalho individual escrito em torno dos principais conteúdos lecionados nas aulas.

(75% + 25% = 100%)

As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.

 

Melhoria de classificação

Apenas é possível fazer melhoria de nota do trabalho escrito em vigor que tem a ponderação de 75% na nota final. 
Não é possível fazer melhoria da componente prática relativa à postura participativa nas aulas (25% da nota final) 

(75% + 25% = 100%)


A melhoria de nota tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação. 

As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.

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