| Código: | LPSI301 | Sigla: | PCA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 191 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta UC tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes no domínio da psicopatologia da criança e do adolescente, nomeadamente promovendo o conhecimento sobre as perturbações mais frequentes nessas faixas etárias e seu diagnóstico diferencial. Pretende-se também fomentar a análise da dinâmica biopsicossocial associada à perturbação emocional.
Outro objetivo prende-se com promover competências de avaliação da presença da psicopatologia e de utilização do sistema de classificação do DSM 5, estimulando a reflexão sobre as implicações éticas e atribuição de um diagnóstico psicopatológico à criança ou ao adolescente.
1- Capacidade de reconhecer as perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes através das suas manifestaçoes e características.
2- Capacidade de diagnóstico diferencial.
3- Capacidade de descrever os componentes e
dinâmica biopsicosocial envolvidos em cada uma delas.
4- Competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo a seleção, condições de utilização e orientações para cotação e interpretação de alguns instrumentos de avaliação da psicopatologia especificamente utilizados com crianças e adolescentes e competências de manuseamento eficaz do sistema de classificação do DSM 5.
5- Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas em crianças e adolescentes
I- INTRODUÇÃO:
1 - Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes; 2 - Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes;
3 - Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes.
II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
1 - Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade;
2 - Métodos e instrumentos específicos de avaliação;
3 - Sistemas de classificação e diagnóstico.
III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
1 - Perturbações da ansiedade e do humor;
2 - Perturbações disruptivas do comportamento;
3 - Perturbações de hiperactividade/défice da atenção;
4 - Perturbações do espectro autista.
- Expositivo por parte do docente.
- Visualização orientada de vídeos.
- Estudo autónomo e preparação das actividades práticas.
- Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM-5;
- Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes.
- Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e com base nos critérios do DSM-5.
- Elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação).
- Discussão de casos
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 54,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho escrito | 54,00 |
| Total: | 162,00 |
A nota final será atribuída numa escala de 0 a 20 valores, sendo definida pela média ponderada da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação: exame com uma ponderação de 70% e trabalho individual escrito com uma ponderação de 30%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.
A melhoria de classificação final só é possível para a componente de exame (70%), uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a Unidade Curricular tenha exame previsto.