Terapias de Grupo na Saúde
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
19 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer os principais modelos teóricos subjacentes à implementação de programas de terapia grupal em situações de prevenção e/ou ajustamento à doença física e mental;
- Desenvolver competências de planeamento de um programa de terapia de grupo de acordo com o levantamento de necessidades, os modelos teóricos e as diferentes tipologias de intervenção psicológica em grupo;
-Possuir competências de avaliação da adequabilidade/eficácia das intervenções planeadas;
- Selecionar e aplicar métodos e técnicas de dinâmica de grupos apropriados a diferentes situações clínicas;
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se:
- Capacitar os estudantes com um conhecimento teórico-prático sobre a psicoterapia de grupo através das temáticas apresentadas nas aulas pelos docentes e aprofundadas por eles. Deste modo, por um lado, teoricamente os estudantes aprofundam o conhecimento sobre os principais modelos teóricos de intervenção em grupo em contextos clínicos e da saúde e, por outro lado na prática, treinam competências de liderança e de planeamento de um grupo de intervenção.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Caraterização e especificidades dos diferentes tipos de grupos mais utilizados em contextos de saúde (grupos terapêuticos, grupos de suporte e grupos educacionais).
- Abordagem aprofundada dos processos de grupo (feedback, estádios de desenvolvimento dos grupos, coesão e tipos de liderança apropriados). Processos de avaliação da eficácia dos grupos.
- A terapia existencial e interacional de Irvin Yalom
- Os modelos humanistas aplicados aos grupos (e.g. Schutz, Pearls, Rogers)
- Os modelos cognitivo-comportamentais aplicados aos grupos (e.g. Ellis, Lazarus)
- A terceira geração de Terapias Cognitivo-Comportamentais (e.g. Acceptance and Commitment Therapy; Mindfulness Based Cognitive Therapy)
- Introdução ao Psicodrama
- Exemplificação de técnicas de dinâmica de grupos aplicadas aos contextos de saúde de acordo com os modelos teóricos
- Exemplificação de casos práticos de intervenções em grupo aplicadas a doentes ou seus familiares, implementadas e avaliadas.
Bibliografia Obrigatória
Yalom Irvin D.;
Psicoterapia existencial y terapia de grupo. ISBN: 84-493-0950-6
Feder Bud 340;
Beyond the hot seat revisited. ISBN: 978-1-889968-08-7
Guerra, M.P., Lima, L. & Torres, S.; intervir em grupos na saúde 2ª Edição Revista e aumentada, Climepsi, 2014. ISBN: 978-972-796-339-3
Hofmann, S. G., Sawyer, A. T., & Fang, A; Psychiatric Clinics of North America, 33(3), 701–710. , 2012
Gerald Corey;
Theory and practice of group counseling. ISBN: 978-1-305-08801-6
Irvin D. Yalom;
The theory and practice of group psychotherapy. ISBN: 978-1-5416-1757-5
Torres, S., Sales, C.M.D., Guerra, M.P., Simões, M.G., Pinto. M. & Vieira, F.M. ; Emotion-focused cognitive behavioral therapy in comorbid obesity with binge eating disorder: A pilot study of feasibility and long-term outcomes, Frontiers in Psychology. 11-343., 2020
Corey, M. S., Corey G.& Corey, C. ; Groups: Process and Practice. (10ª ed.), Cengage Learning, 2017. ISBN: 978-1-305-86570-9
Bibliografia Complementar
Vieira, F.M., Torres, S., & Moita, G. ; Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2012
McWhirter, Nelson, P.J. & Waldo, M; The Journal for Specialists in Group Work, 39:4, 366-380, , 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A nível teórico utiliza-se a exposição oral com recurso ao PowerPoint dos modelos teóricos e a discussão das leituras sugeridas previamente para o estudo individual.
A nível prático, proporciona-se a vivência em grupo das estratégias e dinâmicas sugeridas pelos mesmos modelos/terapias, utilizando uma sala própria para a atividade de dinâmica de grupos. A avaliação da UC é composta por duas componentes:
- componente teórica que consiste na elaboração de um trabalho escrito onde é apresentado o planeamento de um programa de intervenção grupal, consubstanciando as opções tomadas e o racional teorico da intervenção (ponderação de 12 valores);
- componente prática, a participação presencial, que consiste na apresentação do trabalho (realizado em grupo) envolvendo a dinamização do grupo/turma na sala de aula, dirigido a uma população específica previamente determinada (e.g. seropositivos aos vírus VIH) com ponderação de 8 valores.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
40,00 |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
22,00 |
| Estudo autónomo |
45,00 |
| Frequência das aulas |
60,00 |
| Trabalho escrito |
35,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da UC é composta por duas componentes:
- componente teórica que consiste na elaboração de um trabalho escrito onde é apresentado o planeamento de um programa de intervenção grupal, consubstanciando as opções tomadas e o racional teorico da intervenção. Esta componente tem a ponderação de 12 valores;
- componente prática, a participação presencial, que consiste na apresentação do trabalho (realizado em grupo) envolvendo a dinamização do grupo/turma na sala de aula, com ponderação de 8 valores.
Todas as classificações serão expressas em escala de 0 a 20, resultando a nota final ponderada das duas componentes. Apenas o resultado final será arredondado
Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência terão que apresentar um trabalho no qual conste uma revisão bibliográfica sobre os modelos teóricos com aplicabilidade no contexto grupal, bem como uma proposta de intervenção em grupo na área da saúde, de acordo com orientações dadas pelo respetivo docente, sendo dispensados da componente de apresentação em sala de aula. O trabalho escrito tem a ponderação de 20 valores na nota final. Para obter aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores no trabalho.
Melhoria de classificação
No caso de desejo de melhoria de classificação o estudante, manterá a sua classificação da componente prática e será submetido a um exame final com ponderação de 60% (12 valores) podendo este incluir todos os conteúdos teóricos ou práticos lecionados na UC.
A avaliação por exame para melhoria pode ocorrer apenas uma vez até à época de recurso do ano subsequente àquele em que foi obtida aprovação.