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Dissertação

Código: M202     Sigla: DISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 167 Plano de Estudos 2021 2 - 30 60 810

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.

Resultados de aprendizagem e competências

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa



  1. Conteúdos programáticos:


    Os conteúdos programáticos são variáveis de acordo com o tema de dissertação selecionado pelo estudante. Contudo, envolvem sempre a realização


    individual de um trabalho de investigação, de natureza empírica ou outra, no domínio da Psicologia. Envolvem também a elaboração de uma dissertação


    original, escrita segundo o formato definido em regulamento próprio, bem como a sua discussão em provas públicas. Assim, como temas comuns, são discutidas as questões éticas, metodológicas, de análise e interpretação de dados, bem como de redação científica.



Bibliografia Obrigatória

Rui Canário; Educação de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Isabel Menezes; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
José Alberto Correia; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Joaquim Luís Coimbra; Formação ao longo da vida e gestão da carreira. ISBN: 972-8312-47-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Atendendo aos objetivos de aprendizagem, o método de trabalho pedagógico assenta fundamentalmente em sessões tutoriais de acompanhamento à realização do trabalho de investigação e à redação da dissertação, culminando com a sua discussão em provas públicas.

 

Software

NVIVO
EndNote
SPSS

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 200,00
Estudo autónomo 310,00
Trabalho de campo 310,00
Trabalho de investigação 310,00
Total: 1134,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação supõe a realização de trabalho individual (Dissertação) que participa com 100 % para a CF. A Classificação Final resulta de deliberação do júri de apreciação da Dissertação, após a sua discussão em provas públicas.

Provas e trabalhos especiais

O Regulamento dos 2º Ciclos da UP e o Regulamento do MEFA definem que a não aprovação do trabalho de avaliação (Dissertação) implica a reinscrição e realização de novo trabalho.

Trabalho de estágio/projeto

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

É esperado que o/a estudante seja capaz de:

. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;

. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica na resolução de problemas no contexto de estágio;

. responder de forma competente, flexível e criativa, às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;

. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;

. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
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