Consulta Psicológica Educacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender as interseções entre a escola e o desenvolvimento normal e perturbado
- Conhecer os vários fatores de natureza académica e socio-emocional da (des)adaptação escolar
- Conhecer a expressão das principais problemáticas de crianças e adolescentes em contexto escolar
- Conhecer princípios de avaliação-intervenção e compreender a investigação de que derivam
- Contactar com técnicas de avaliação, formulação de casos e intervenção empiricamente baseadas
- Aplicar os princípios de avaliação-intervenção à definição de objetivos e planos de intervenção nas problemáticas de aprendizagem, comportamentais, emocionais, sociais e motivacionais dos estudantes
- Reconhecer as implicações éticas e deontológicas da consulta psicológica de crianças e adolescentes
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificar e analisar as interseções entre a escola e o desenvolvimento normal e perturbado
- Identificar os vários fatores de natureza académica e socio-emocional da (des)adaptação escolar
- Caracterizar as principais problemáticas de crianças e adolescentes em contexto escolar
- Descrever princípios gerais de avaliação-intervenção e fundamentá-los na investigação
- Elaborar planos de avaliação e intervenção empiricamente baseados
- Aplicar os princípios de avaliação-intervenção à definição de objetivos e planos de intervenção nas problemáticas de aprendizagem, comportamentais, emocionais, sociais dos estudantes
- Aplicar os princípios éticos e deontológicas da consulta psicológica de crianças e adolescentes
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
I- Modelos de Consulta Psicológica Educacional
II - Perspetiva Desenvolvimental da Consulta Psicológica Educacional: interseções entre a escola e o desenvolvimento normal e perturbado
1- As tarefas desenvolvimentais na idade escolar: o self (concepção de si), a aprendizagem, a relação com pares e a família
2- Repercussões pessoais, familiares e relacionais dos problemas e perturbações da adaptação escolar
3- Influências familiares e da relação com pares na adaptação escolar
III- Avaliação e intervenção nas problemáticas mais frequentes dos estudantes: modelos explicativos e técnicas específicas
1- Dificuldades de Aprendizagem
2- Problemas de Comportamento
3- Problemas de Emocionais
4- Problemas de Motivação
5- Problemas Relacionais
Bibliografia Obrigatória
Jacquelynne S. Eccles;
Schools as developmental contexts
Rosemary B. Mennuti, Ray W. Christner, Arthur Freeman (Eds.); Cognitive-Behavioral Interventions in Educational Settings: A Handbook for Practice , Routledge,, 2012
Eccles, J. S., & Wigfield, A. (2002).; MOTIVATIONAL BELIEFS, VALUES, AND GOALS, Annu. Rev. Psychol.53, 109–32, 2002
Lyn Corno (Editor), Eric M. Anderman (Editor); ; Handbook of Educational Psychology (3rd ed), , Routledge, 2016
Sugai, G., La Salle, T., Everett, S, & Feinberg, A.; Multi-tiered systems of support: The what, why, and how for school counselors. In E. Goodman-Scott, J. Betters-Bubon, & P. Donohue (Eds.), The school counselor’s guide to multi-tiered systems of suppo, London, England: Routledge, 2019
Robyn Hess;
Counseling children and adolescents in schools. ISBN: 978-1-4129-9087-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas e modelagem pelo docente
- Estudo dos documentos indicados pelo docente e procura autónoma (orientada) de informação complementar
- Participação nas aulas e discussão em grupo
- Planificação de actividades em pequeno grupo
- Ilustração dde casos
- Formulação de casos e planeamento da intervenção
- Planeamento e implementação orientada de uma intervenção em contexto escolar
Palavras Chave
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência: participação em pelo menos 75% das aulas leccionadas
A nota final, atribuída numa escala de 0 a 20 valores, é definida pelo somatório da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação (nota minima exigivel em cada uma das componentes= 10 valores em escala de 0 a 20)
- Exame escrito individual (50%)
- Participação presencial (10%): consiste num trabalho de campo a realizar ao longo do semestre.
- Trabalho Escrito (40%): súmula do estado da arte de uma temática integrada no modelo conceptual apresentado na UC
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final Exame (50%- nota minima exigivel 10 valores em escala de 0 a 20) Participação presencial (10% - nota minima exigivel 10 valores em escala de 0 a 20) Trabalho Escrito (40% - nota minima exigivel 10 valores em escala de 0 a 20)
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final. O exame final dos TE e outros estudantes em circunstâncias especiais poderá incluir uma questão adicional relativa às competências práticas adquiridas ao longo do semestre. É imprescindível um contacto directo com a docente no inicio do semestre para definir o trabalho a realizar.
Melhoria de classificação
A melhoria da nota pode ser obtida pela realização de um novo exame escrito de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
A melhoria aplica-se apenas a 50% da UC, que corresponde à ponderação do exame.