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Consulta Psicológica Educacional

Código: PEDH03     Sigla: CPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 24 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marina Gomes Serra de Lemos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Prática e Laboratorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Diana Rute Pereira Alves 1,50
Marina Gomes Serra de Lemos 0,50
Prática e Laboratorial Totais 1 1,50
Diana Rute Pereira Alves 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Compreender as interseções entre a escola e o desenvolvimento normal e perturbado

  • Conhecer os vários fatores de natureza académica e socio-emocional da (des)adaptação escolar

  • Conhecer a expressão das principais problemáticas de crianças e adolescentes em contexto escolar

  • Conhecer princípios de avaliação-intervenção e compreender a investigação de que derivam

  • Contactar com técnicas de avaliação, formulação de casos e intervenção empiricamente baseadas

  • Aplicar os princípios de avaliação-intervenção à definição de objetivos e planos de intervenção nas problemáticas de aprendizagem, comportamentais, emocionais, sociais e motivacionais dos estudantes

  • Reconhecer as implicações éticas e deontológicas da consulta psicológica de crianças e adolescentes

Resultados de aprendizagem e competências


  • Identificar e analisar as interseções entre a escola e o desenvolvimento normal e perturbado

  • Identificar os vários fatores de natureza académica e socio-emocional da (des)adaptação escolar

  • Caracterizar as principais problemáticas de crianças e adolescentes em contexto escolar

  • Descrever princípios gerais de avaliação-intervenção e fundamentá-los na investigação

  • Elaborar planos de avaliação e intervenção empiricamente baseados

  • Aplicar os princípios de avaliação-intervenção à definição de objetivos e planos de intervenção nas problemáticas de aprendizagem, comportamentais, emocionais, sociais dos estudantes

  • Aplicar os princípios éticos e deontológicas da consulta psicológica de crianças e adolescentes

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

I- Modelos de Consulta Psicológica Educacional

II - Perspetiva Desenvolvimental da Consulta Psicológica Educacional: interseções entre a escola e o desenvolvimento normal e perturbado

1- As tarefas desenvolvimentais na idade escolar: o self (concepção de si), a aprendizagem, a relação com pares e a família

2- Repercussões pessoais, familiares e relacionais dos problemas e perturbações da adaptação escolar

3- Influências familiares e da relação com pares na adaptação escolar

III- Avaliação e intervenção nas problemáticas mais frequentes dos estudantes: modelos explicativos e técnicas específicas

1- Dificuldades de Aprendizagem

2- Problemas de Comportamento

3- Problemas de Emocionais

4- Problemas de Motivação

5- Problemas Relacionais

Bibliografia Obrigatória

Jacquelynne S. Eccles; Schools as developmental contexts
Rosemary B. Mennuti, Ray W. Christner, Arthur Freeman (Eds.); Cognitive-Behavioral Interventions in Educational Settings: A Handbook for Practice , Routledge,, 2012
Eccles, J. S., & Wigfield, A. (2002).; MOTIVATIONAL BELIEFS, VALUES, AND GOALS, Annu. Rev. Psychol.53, 109–32, 2002
Lyn Corno (Editor), Eric M. Anderman (Editor); ; Handbook of Educational Psychology (3rd ed), , Routledge, 2016
Sugai, G., La Salle, T., Everett, S, & Feinberg, A.; Multi-tiered systems of support: The what, why, and how for school counselors. In E. Goodman-Scott, J. Betters-Bubon, & P. Donohue (Eds.), The school counselor’s guide to multi-tiered systems of suppo, London, England: Routledge, 2019
Robyn Hess; Counseling children and adolescents in schools. ISBN: 978-1-4129-9087-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas e modelagem pelo docente
- Estudo dos documentos indicados pelo docente e procura autónoma (orientada) de informação complementar

- Participação nas aulas e discussão em grupo
- Planificação de actividades em pequeno grupo

- Ilustração dde casos
- Formulação de casos e planeamento da intervenção
- Planeamento e implementação orientada de uma intervenção em contexto escolar

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 50,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência: participação em pelo menos 75% das aulas leccionadas
A nota final, atribuída numa escala de 0 a 20 valores, é definida pelo somatório da nota obtida em cada uma das componentes de avaliação (nota minima exigivel em cada uma das componentes= 10 valores em escala de 0 a 20)
- Exame escrito individual (50%)

- Participação presencial (10%): consiste num trabalho de campo a realizar ao longo do semestre.
- Trabalho Escrito (40%): súmula do estado da arte de uma temática integrada no modelo conceptual apresentado na UC

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final Exame (50%- nota minima exigivel 10 valores em escala de 0 a 20) Participação presencial (10% - nota minima exigivel 10 valores em escala de 0 a 20) Trabalho Escrito (40% - nota minima exigivel 10 valores em escala de 0 a 20)

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final. O exame final dos TE e outros estudantes em circunstâncias especiais poderá incluir uma questão adicional relativa às competências práticas adquiridas ao longo do semestre. É imprescindível um contacto directo com a docente no inicio do semestre para definir o trabalho a realizar.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota pode ser obtida pela realização de um novo exame escrito de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

 

A melhoria aplica-se apenas a 50% da UC, que corresponde à ponderação do exame.

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