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Psicologia Social dos Grupos

Código: POST02     Sigla: PSG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 39 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecimento das principais teorias desenvolvidas em Psicologia Social acerca dos processos intergrupos e intragrupo e dos factores subjacentes a estes processos.

Desenvolvimento de competências de análise, investigação e intervenção sobre processos intergrupos e intragrupo nos contextos profissionais para os quais a área de Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho está direcionada, e em contextos de investigação básica sobre relações intra- e inter-grupos.

Resultados de aprendizagem e competências

cf. "Objectivos"

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Psicologia Social

Métodos de Investigação em Psicologia

Programa

Definições psicológicas do conceito de “Grupo”

   Grupos enquanto Multidões

   Grupos enquanto Interacções face-a-face

   Grupos enquanto categorias sociais

 

Funções psicológicas do Grupo

   Afiliação, Interdependência e Coesão

   Realidade Social and partilha de crenças

   Auto-definição e regulação do comportamento

 

Teorias dos processos intragrupos

   Facilitação social

   Liderança

   Normalização e Conformismo

   Comunicação Social Informal e Comparação Social

   De-individuação e comportamento anti-social

   Desempenho e produtividade

   Tomada de decisão

   Conformidade, desvio e inovação

   Socialização grupal e transições de papéis

 

Teorias dos processos intergrupos

   Etnocentrismo e autoritarismo

   Abordagem socio-cultural dos estereótipos e dos papéis sociais

   Abordagem cognitiva dos estereótipos

   Conflito e cooperação intergrupal

   Preconceito, homogeneidade do exogrupo e contacto intergrupos

   Identidade social e relações intergrupos

 

Abordagem da identificação social dos processos de grupo

   Diferencial intergrupal, afiliação social e conformidade endogrupal

   Identificação social e processos de influência social

   Dinâmica de grupos subjectiva: desvio e liderança

Bibliografia Obrigatória

Forsyth, D. R.; Group dynamics, Belmont, CA: Brooks/Cole, 2010
Hogg, M. A. & Abrams, D. ; Social identifications: a social psychology of intergroup relations and group processes, Londres: Routledge, 1988
Hogg, M. A. & Tindale, R. S. (Eds); Blackwell handbook of social psychology, Vol. 3: Group processes, Oxford, UK: Blackwell, 1998
Abrams, D. A., Hogg, M. A. & Marques, J. M. (Eds) ; The social psychology of inclusion and exclusion, Philadelphia, PA: Psychology Press, 2008
Levine, J. M. & Hogg, M. A. ; Encyclopedia of group processes and intergroup relations, Sage, 2012

Observações Bibliográficas

Os estudantes são supostos proceder a pesquisa bibliográfica de forma autónoma

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo nas aulas teóricas (apresentaçãod e teorias e modelos e de estudos ilustrativos), em paralelo com método activo nas práticas (estudos de casos, simulações, e planificação e execução de um plano de investigação em equipa).


Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Elaboração de projeto 15,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 57,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída com avaliação final. O estudante deve escrever um relatório individual sobre um tema à escolha do programa, e participar num relatório colectivo sobre o projecto de investigação. O estudante deve a) estar presente em 75% das aulas práticas, b) participar em pelos menos 3/4 das tarefas propostas nessas aulas, , c) fazer trabalho de recolha de dados laboratoriais ou de campo, e (d) ter co-autoria no relatório de investigação final realizado pela sua equipa.



 

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final resulta da fórmula de cálculo:

Relatório Individual X .65 + Relatório da Equipa X .35, condicionada pela participação efectiva nas tarefas das aulas práticas

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntico aos critérios supra-referidos

Melhoria de classificação

exame final escrito sob o formato de relatório científico (100%).

A melhoria de classificação pode ser realizada até à época de recurso do ano letivo em que a UC foi realizada, implicando a realização de um estudo empírico adicional.

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