Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > LPSI308

Modelos de Intervenção Psicológica II

Código: LPSI308     Sigla: MIP II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 160 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Todas as aulas e respetivos slides são em português. No entanto, a grande maioria dos materiais de apoio e vídeos apresentados são em inglês. O trabalho prático pode ser apresentado em inglês.

Objetivos

Esta UC visa dar a conhecer três grandes modelos de intervenção psicológica, promover a aquisição e consolidação dos conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica subjacentes, e ainda contribuir para o desenvolvimento de competências interpessoais e pensamento crítico.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC o estudante será capaz de:
1 - Conhecer a pluralidade de discursos e de propostas de técnicas de intervenção psicológica no âmbito das perspectivas comportamentalistas, cognitivistas e sistémicas;
2 - Analisar criticamente as diferentes conceptualizações de: (a) funcionamento e desenvolvimento psicológicos; (b) teoria da disfuncionalidade e (c) estratégias de mudança psicológica no âmbito do behaviorismo e cognitivismo clássico e da teoria sistémica;
3 - Descrever conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica nos modelos teóricos considerados;
4 - Reflectir sobre os diferentes modelos de intervenção apresentados, tendo em consideração o seu racional e as técnicas que dele derivam;
5- Compreender as implicações para a pratica psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução aos modelos cognitivo-comportamentais
2. Modelos do condicionamento clássico e operante
3. Modelos da aprendizagem social
4. Modelos do autocontrolo
5. Modelos da resolução de problemas e aptidões de confronto
6. Modelos de reestruturação cognitiva
7. Modelos de terceira geração
8. Introdução aos modelos sistémicos
9. Modelos baseados na comunicação
10. Modelos baseados nos padrões comportamentais
11. Modelos baseados nos sistemas de crenças e construtos

 

Bibliografia Obrigatória

Masters John C. 070; Behavior therapy. ISBN: 0-15-505376-0
Dobson Keith S. 340; Handbook of cognitive-behavioural therapies. ISBN: 0-09-173195-X
Bandura Albert 340; Self-efficacy in changing societies. ISBN: 0-521-58696-8
Gonçalves Óscar F.; Terapias cognitivas. ISBN: 972-36-0285-7
Joyce-Moniz Luís; A^modificação do comportamento. ISBN: 972-24-1164-0
Gonçalves Oscar Filipe; Terapia comportamental
Alan Carr; Family therapy. ISBN: 0-471-49124-1

Bibliografia Complementar

Steven C. Hayes; Process-based CBT. ISBN: 978-1-62625-596-8
Dallos, R. & Draper, R.; An introduction to family therapy: Systemic theory and practice
Bandura, A. ; Psychological modeling: Conflicting theories

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas incluem a exposição oral dos conteúdos e discussões em grande grupo, incluindo uso de vídeos e outros materiais. Na vertente teórico-prática priveligia-se a aquisição de soft skills através de situações de role-play e exercícios de resolução de problemas em pequeno grupo, e visualização e discussão de vídeos de avaliação e intervenção comportamental, cognitiva e sistémica.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 25,00
Teste 70,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A UC não tem frequência obrigatória, embora seja recomendada.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é contínua através das seguintes componentes:
(a) Dois testes de avaliação (70%). A classificação final nesta componente de avaliação corresponde à média aritmética da classificação obtida em ambos os testes.
(b) Trabalho prático escrito (25%).
(c) Participação e envolvimento nas aulas (5%)

A nota em cada componente só tem validade no ano letivo em questão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão realizar as provas no mesmo dia dos estudantes de regime geral. 

Caso exista alguma particularidade que comprovadamente impeça o estudante de se submeter à avaliação prevista para a generalidade dos casos, uma nova modalidade de avaliação poderá ser excecionalmente acordada, desde que os docentes sejam notificados até à segunda aula teória do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível, uma única vez, mediante exame a realizar até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-19 às 20:37:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias