Código: | LPSI308 | Sigla: | MIP II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LPSIC | 160 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta UC visa dar a conhecer três grandes modelos de intervenção psicológica, promover a aquisição e consolidação dos conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica subjacentes, e ainda contribuir para o desenvolvimento de competências interpessoais e pensamento crítico.
No final desta UC o estudante será capaz de:
1 - Conhecer a pluralidade de discursos e de propostas de técnicas de intervenção psicológica no âmbito das perspectivas comportamentalistas, cognitivistas e sistémicas;
2 - Analisar criticamente as diferentes conceptualizações de: (a) funcionamento e desenvolvimento psicológicos; (b) teoria da disfuncionalidade e (c) estratégias de mudança psicológica no âmbito do behaviorismo e cognitivismo clássico e da teoria sistémica;
3 - Descrever conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica nos modelos teóricos considerados;
4 - Reflectir sobre os diferentes modelos de intervenção apresentados, tendo em consideração o seu racional e as técnicas que dele derivam;
5- Compreender as implicações para a pratica psicológica da decisão acerca do Modelo ou perspectiva epistemológica em que se insere.
1. Introdução aos modelos cognitivo-comportamentais
2. Modelos do condicionamento clássico e operante
3. Modelos da aprendizagem social
4. Modelos do autocontrolo
5. Modelos da resolução de problemas e aptidões de confronto
6. Modelos de reestruturação cognitiva
7. Modelos de terceira geração
8. Introdução aos modelos sistémicos
9. Modelos baseados na comunicação
10. Modelos baseados nos padrões comportamentais
11. Modelos baseados nos sistemas de crenças e construtos
As aulas teóricas incluem a exposição oral dos conteúdos e discussões em grande grupo, incluindo uso de vídeos e outros materiais. Na vertente teórico-prática priveligia-se a aquisição de soft skills através de situações de role-play e exercícios de resolução de problemas em pequeno grupo, e visualização e discussão de vídeos de avaliação e intervenção comportamental, cognitiva e sistémica.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 25,00 |
Teste | 70,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 72,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 36,00 |
Total: | 162,00 |
A UC não tem frequência obrigatória, embora seja recomendada.
A avaliação é contínua através das seguintes componentes:
(a) Dois testes de avaliação (70%). A classificação final nesta componente de avaliação corresponde à média aritmética da classificação obtida em ambos os testes.
(b) Trabalho prático escrito (25%).
(c) Participação e envolvimento nas aulas (5%)
A nota em cada componente só tem validade no ano letivo em questão.
A melhoria da classificação final é possível, uma única vez, mediante exame a realizar até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação.