| Código: | LPSI101 | Sigla: | ECP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1233 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 214 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Valorizar a leitura e a escrita como práticas privilegiadas da comunicação em ciência.
- Pensar criticamente sobre temas das ciências sociais e humanas.
- Compreender a escrita enquanto utensílio do pensamento.
- Usar a escrita como meio de expressão e auxiliar do pensamento.
- Conhecer os principais formatos da comunicação científica.
- Conhecer as principais normas de estilo da escrita científica em psicologia.
- Utilizar eficientemente algumas ferramentas de apoio à produção escrita em psicologia.
- Conhecer e desenvolver estratégias pessoais de escrita.
- Monitorizar e regular a escrita de acordo com os princípios da escrita científica.
- Sensibilização à leitura e à escrita.
- Criatividade e expressão de ideias.
- Informação e pensamento crítico.
- A mecânica da escrita: a frase, pontuação, coesão, tipos de texto.
- Ferramentas de apoio à escrita: prontuários, gramáticas e gestão bibliográfica.
- Princípios da escrita científica.
- Formas e funções da comunicação científica.
- O estilo APA de escrita académica em psicologia.
- Metaconhecimento sobre a escrita: planeamento, textualização, revisão e coerência.
As sessões ocorrem semanalmente e funcionam maioritariamente no formato de oficina de escrita. As sessões têm por base um conjunto de leituras requeridas a cada estudante, a sua discussão, a utilização de ferramentas de apoio à produção escrita e a realização de diversos exercícios de escrita. A UC tem uma componente online (http//moodle.up.pt) onde são disponibilizados materiais de apoio às sessões presenciais.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 72,00 |
| Frequência das aulas | 60,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
| Trabalho de investigação | 8,00 |
| Total: | 162,00 |
As sessões estão sujeitas à verificação de assiduidade. Os estudantes que faltem a mais de 25% das aulas realizadas perdem a frequência da UC.
A avaliação é distribuída com exame final. Por isso, as sessões estão sujeitas à verificação de assiduidade. Os estudantes que faltem a mais de 25% das aulas realizadas perdem a frequência da UC. Na avaliação da UC são ponderados os seguintes elementos: a) trabalho escrito (limite máximo 2.000 palavras), b) apresentação oral do trabalho (10 min), c) trabalho escrito individual na época de exames. O peso destas componentes na avaliação final é: a) 40%, b) 20%, c) 40%. Os elementos de avaliação escrita são submetidos no moodle e Turnitin. Todas as classificações de todas as componentes serão expressas na escala de 0 a 20 valores. Não existe uma nota mínima em nenhuma das componentes de avaliação.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. A sua avaliação será feita através dos trabalhos previstos para todos os estudantes.