Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > LPSI101

Escrita e Ciência Psicológica

Código: LPSI101     Sigla: ECP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1233
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 214 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A escrita é um poderoso auxiliar do pensamento. Importa compreender esse papel e nessa medida exercitá-lo e valorizá-lo. A UC aborda quatro dimensões importantes na intersecção entre escrita e a ciência psicológica: a motivação, a mecânica da escrita, o conhecimento da escrita científica e o metaconhecimento da escrita. Na motivação procura-se que valorizem a escrita ao mesmo tempo que desenvolvem o seu uso fluente, criativo e crítico. Na mecânica pretende-se que possam alcançar um melhor domínio de aspectos basilares da escrita como a frase, a pontuação, a coesão e as normas APA. No conhecimento pretende-se que identifiquem e treinem vários formatos da comunicação científica seguindo o padrão de estilo adequado. No metaconhecimento estimula-se o reconhecimento e desenvolvimento de estratégias individuais de escrita. Da conjugação destas dimensões resulta a possibilidade de valorizarem, monitorizarem e auto-regularem a sua escrita de acordo com os princípios da escrita científica.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Valorizar a leitura e a escrita como práticas privilegiadas da comunicação em ciência.

- Pensar criticamente sobre temas das ciências sociais e humanas.

- Compreender a escrita enquanto utensílio do pensamento.

- Usar a escrita como meio de expressão e auxiliar do pensamento.

- Conhecer os principais formatos da comunicação científica.

- Conhecer as principais normas de estilo da escrita científica em psicologia.

- Utilizar eficientemente algumas ferramentas de apoio à produção escrita em psicologia.

- Conhecer e desenvolver estratégias pessoais de escrita.

- Monitorizar e regular a escrita de acordo com os princípios da escrita científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Sensibilização à leitura e à escrita.

- Criatividade e expressão de ideias.

- Informação e pensamento crítico.

- A mecânica da escrita: a frase, pontuação, coesão, tipos de texto.

- Ferramentas de apoio à escrita: prontuários, gramáticas e gestão bibliográfica.

- Princípios da escrita científica.

- Formas e funções da comunicação científica.

- O estilo APA de escrita académica em psicologia.

- Metaconhecimento sobre a escrita: planeamento, textualização, revisão e coerência.

Bibliografia Obrigatória

American Psychological Association; Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 978-1-4338-3216-1
Cunha, C., & Cintra, L. ; Nova Gramática do Português Contemporâneo, João Sá da Costa, 200
Elbow, P; Writing With Power: Techniques for Mastering the Writing Process (2nd ed.), Oxford University Press, 1998
Fawcett, S.; Evergreen: A Guide to Writing with Readings (9th ed.), Wadsworth, 2010
Kellogg Ronald T.; The^psychology of writing. ISBN: 0-19-512908-3
Lau, J. Y. F.; An Introduction to Critical Thinking and Creativity: Think More, Think Better, Wiley, 2011
Moore, R., & Parker, B. N. ; Critical Thinking (9th ed.), McGraw-Hill, 2009
Tredinnick, M.; Writing Well: The Essential Guide, Cambridge University Press, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões ocorrem semanalmente e funcionam maioritariamente no formato de oficina de escrita. As sessões têm por base um conjunto de leituras requeridas a cada estudante, a sua discussão, a utilização de ferramentas de apoio à produção escrita e a realização de diversos exercícios de escrita. A UC tem uma componente online (http//moodle.up.pt) onde são disponibilizados materiais de apoio às sessões presenciais.

Software

Turnitin
Endnote

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas > Português
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Humanidades > Literatura > Escrita

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Trabalho de investigação 8,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As sessões estão sujeitas à verificação de assiduidade. Os estudantes que faltem a mais de 25% das aulas realizadas perdem a frequência da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída com exame final. Por isso, as sessões estão sujeitas à verificação de assiduidade. Os estudantes que faltem a mais de 25% das aulas realizadas perdem a frequência da UC. Na avaliação da UC são ponderados os seguintes elementos: a) trabalho escrito (limite máximo 2.000 palavras), b) apresentação oral do trabalho (10 min), c) trabalho escrito individual na época de exames. O peso destas componentes na avaliação final é: a) 40%, b) 20%, c) 40%. Os elementos de avaliação escrita são submetidos no moodle e Turnitin. Todas as classificações de todas as componentes serão expressas na escala de 0 a 20 valores. Não existe uma nota mínima em nenhuma das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. A sua avaliação será feita através dos trabalhos previstos para todos os estudantes. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.

Melhoria de classificação

Dada a natureza dos trabalhos realizados, que se inserem na tipologia de projecto, a melhoria de classificação não é possível.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-28 às 23:09:41 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico