| Código: | M201 | Sigla: | E |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 155 | Plano de Estudos 2021 | 2 | - | 24 | 432 | 648 |
É esperado que o/a estudante seja capaz de:
. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;
. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica para apoiar a resolução de problemas e dificuldades diversas atinentes ao estágio realizado;
. responder de forma competente, flexível e criativa às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;
. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;
. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.
Os objetivos foram definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados de aprendizagem.
Art.º 3.º do Regulamento de Estágio do MIP
Requisitos de acesso
Os estágios decorrem em diversos locais com os quais foram previamente estabelecidos protocolos de cooperação e organizam-se de acordo com as várias áreas e subáreas do MIP. Dado o leque alargado de contextos profissionais das entidades de acolhimento, está coberta uma multiplicidade de domínios, modalidades e estratégias, bem como alvos de avaliação/intervenção.
Para além de um orientador no local de estágio cuja função é acompanhar de perto as atividades realizadas pelo estagiário, existem os supervisores que são docentes da faculdade e que reúnem regularmente com os estagiários e asseguram a ligação entre a aprendizagem teórica e as exigências práticas. Compete igualmente aos supervisores garantir a mediação entre a faculdade e as entidades de acolhimento.
No final da primeira semana de estágio, e no decurso de reuniões efetuadas com o orientador, o estagiário deverá apresentar ao supervisor um plano de atividades a realizar durante o ano letivo.
Os estagiários passam de uma avaliação inicial de participação por observação para um exercício progressivamente mais autónomo, num contexto de uma prática continuamente refletida, seja na relação com o orientador, seja na relação com o supervisor.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 75,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 130,00 |
| Estudo autónomo | 100,00 |
| Frequência das aulas | 80,00 |
| Realização de Estágio | 300,00 |
| Trabalho de campo | 100,00 |
| Trabalho de investigação | 100,00 |
| Total: | 810,00 |
A avaliação é distribuída ao longo do ano. Para além da informação proveniente dos contactos regulares entre supervisores e estagiários, são realizadas duas reuniões (uma no final de cada semestre) com os diversos orientadores de estágios (por subárea dentro de cada área), em que os orientadores têm a oportunidade de expor os seus comentários relativamente ao desempenho e evolução da aprendizagem dos estagiários e preencher uma ficha individual de acordo com um conjunto de critérios. No final do ano deverá ser entregue um relatório pelo estudante que se pretende constituir como uma apresentação/discussão das atividades realizadas e uma reflexão pessoal, fundamentada na articulação entre teoria e prática, da experiência de estágio.