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Fundamentos do Trabalho e do Emprego

Código: POST10     Sigla: FTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 0 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Sendo o trabalho um constructo que requer um olhar multidisciplinar, esta UC procura integrar e discutir contributos de diferentes ciências sociais sobre o trabalho e a evolução das suas formas de organização. 

A atividade dos psicólogos do trabalho pressupõe a compreensão de diferentes pontos de vista, tal como se convoca no quadro desta UC, na definição de projetos de intervenção suscetíveis de contribuir para a salvaguarda de direitos fundamentais no exercício de uma atividade profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

a) Compreender os desafios e os quadros de referência dominantes na sociedade contemporânea relativamente ao exercício do trabalho.

b) Compreender os contributos e fundamentos de diferentes ciências sociais sobre o trabalho e o emprego.

c) Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar.

d) Evidenciar pensamento ético e responsabilidade social na análise dos fenómenos do trabalho e do emprego.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O trabalho e o trabalhar: novos e velhos desafios.

2. Os Direitos do trabalho: em prol da proteção na segurança e na saúde; do desenvolvimento; e da dignidade.

3. O trabalho e o emprego na construção de um projeto de cidadania: atores e dispositivos institucionais.

4. A integração de diferentes olhares sobre o trabalho na definição de uma intervenção concreta no seio de equipas interdisciplinares.

Bibliografia Obrigatória

Cunha, L., Silva, D., Santos, M., Pereira, C., & Lacomblez, M.; Reconfiguração do horário de trabalho para turnos de 12h: que impactos na saúde? Tempus: Actas de Saúde Coletiva, 13 (2), 91-103. doi:10.18569/tempus.v13i2.2665, 2019
Baudin, C., & Nusshold, P. ; Digitalização e evolução do trabalho real: introdução. Laboreal, 14, 2, http://dx.doi.org/10.15667/laborealxiv218cbpnpt, 2018
Dorssemont, F., Lörcher, K., Clauwaert, S., & Schmitt, M. ; The Charter of Fundamental Rights of the European Union and the Employment Relation, Oxford: Hart Publishing, 2019. ISBN: 9781509922659
Eurofound ; Parental and paternity leave, Luxembourg: Publications Office of the European Union., 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC está organizada em aulas TP que incluem:

- exposição dos quadros teóricos;

- análise e discussão de textos;

- apresentação e discussão de investigações, casos práticos e debates com profissionais.

A integração teórico-concetual é garantida através da exposição dos quadros teóricos e da análise e discussão de textos, bem como do convite a protagonistas de outras ciências sociais, para além da psicologia.

A ação do psicólogo do trabalho, em contexto real, é concebida com base na reflexão sobre casos práticos apresentados e, depois, através da sua análise autónoma, ainda que consubstanciada nos referenciais teóricos partilhados e no apoio tutorial.

A interação no seio de equipas multidisciplinares e o pensamento ético são intencionalmente trabalhados no decurso desta análise e da reflexão que se prossegue com base nela.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Exame 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 38,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas 2 componentes: a) apresentação em sala de aula de casos concretos de estudo e mobilização dos quadros de referência teóricos para a sua análise; b) Síntese escrita de reflexão crítica.

A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respetivamente, a) 40% e b) 60%.

A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente sendo a classificação mínima exigida 8 valores em todos os componentes.

Melhoria de classificação

O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes. O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.
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