| Código: | PCS14 | Sigla: | GI |
| Áreas Científicas | |
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| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Não |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MPSIC | 0 | Plano de Estudos 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
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A UC “Género e interseccionalidade” pretende proporcionar uma formação aprofundada no domínio da teorização e investigação em Género, Feminismos e Sexualidade, para que os/as estudantes sejam capazes de intervir profissionalmente junto de populações diversas e diversificadas em função das pertenças sociais, dos trajetos de vida e dos processos de privilégio e de exclusão social com base societal. Situar as questões de género e sexualidades numa análise histórica dos feminismos plurais e na interseccionalidade (herança do feminismo negro) até aos dias de hoje permite: compreender os modelos sobre a sexualidade e respetivas politicas sexuais no percurso histórico/politico das diferentes vagas feministas, compreender os diferentes posicionamentos sobre a sexualidade provenientes de diferentes teorias feministas (ex: abolicionistas versus pro-sex/ lesbianismo politico/não-monogamias consensuais, (Cis)normatividades, não binarismos, fluidez sexual etc). Ao analisar as dinâmicas culturais e ideológicas de produção dos sexos e da sexualidades e das dinâmicas da orientação dos desejos e das relações afectivo/sexuais que impactam na vida de todas as pessoas, os/as estudantes terão conhecimento adequado à intervenção psicológica mais afirmativa e feminista com populações particulares, não necessariamente normativas e estarão sensibilizados/as para modos de vida e de vivência da sexualidade que podem não obedecer aos modelos mais tradicionais. |
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As teorias e epistemologias feministas influenciam os Estudos de Género nos seus múltiplos domínios de teorização, investigação/intervenção, sendo a a sexualidade amplamente investigada e discutida, alvo contínuo de disputa relativa a direitos e políticas públicas. Esta UC enquadra-se numa perspetiva epistemológica feminista interseccional construccionista social, que implica situar o debate sobre o género e a sexualidade numa perspectiva não essencialista, afastada do modelo biomédico a par com uma perspetiva de sexualidade ancorada nos direitos sexuais e no direito ao prazer. Uma Uc de género e Interseccionalidade na clinica e saúde com estes pressupostos epistemológicos de base permite um conhecimento mais aprofundado das dinâmicas culturais e ideológicas de produção dos sexos, das sexualidades e das dinâmicas da orientação dos desejos e das relações afectivo/sexuais,de populações numerosas e diversificadas ainda que muitas vezes não necessariamente reconhecidas ao nível da intervenção psicológica. A frequente invisibilidade ou reconhecimento societal tem repercussões frequentemente negativas nos níveis de qualidade de vida e saúde mental de populações particulares, com vivências da sexualidade que podem não obedecer aos modelos mais tradicionais e normativos.
Desafia-se a forma como se conceptualiza e operacionaliza a investigação /intervenção no domínio da sexualidade enfatizando a autodeterminação e a liberdade pessoal, livre de constrangimentos e violências decorrentes dos sistemas de opressão dominantes a nível societal. Possibilita uma reflexão e posicionamento informado dos profissionais da psicologia para a sua prática pessoal e clínica.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 12,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Trabalho de investigação | 12,00 |
| Trabalho escrito | 12,00 |
| Total: | 81,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os/as estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
AVALIAÇÃO
Avaliação distribuída sem exame final
A avaliação incluirá uma componente de trabalho de grupo relativo a um tema especifico à escolha e uma componente teórica, de escrita individual.
O trabalho de grupo valerá 40% da nota final na UC
A realização de uma avaliação individual escrita valerá 60% da nota final na UC