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Género e Interseccionalidade em Contextos Clínicos e da Saúde

Código: PCS14     Sigla: GI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 0 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos














A UC “Género e interseccionalidade” pretende proporcionar uma formação aprofundada no domínio da teorização e investigação em Género, Feminismos e Sexualidade, para que os/as estudantes sejam capazes de intervir profissionalmente junto de populações diversas e diversificadas em função das pertenças sociais, dos trajetos de vida e dos processos de privilégio e de exclusão social com base societal.


Situar as questões de género e sexualidades numa análise histórica dos feminismos plurais e na interseccionalidade (herança do feminismo negro) até aos dias de hoje permite:  compreender os modelos sobre a sexualidade e respetivas politicas sexuais no percurso histórico/politico das diferentes vagas feministas, compreender os diferentes posicionamentos sobre a sexualidade provenientes de diferentes teorias feministas (ex: abolicionistas versus pro-sex/ lesbianismo politico/não-monogamias consensuais, (Cis)normatividades, não binarismos, fluidez sexual etc).


Ao analisar as dinâmicas culturais e ideológicas de produção dos sexos e da sexualidades e das dinâmicas da orientação dos desejos e das relações afectivo/sexuais que impactam na vida de todas as pessoas, os/as estudantes terão conhecimento adequado à intervenção psicológica mais afirmativa e feminista com populações particulares, não necessariamente normativas e estarão sensibilizados/as para modos de vida e de vivência da sexualidade que podem não obedecer aos modelos mais tradicionais. 



 


 

Resultados de aprendizagem e competências

As teorias e epistemologias feministas influenciam os Estudos de Género nos seus múltiplos domínios de teorização, investigação/intervenção, sendo a a sexualidade amplamente investigada e discutida, alvo contínuo de disputa relativa a direitos e políticas públicas. Esta UC enquadra-se numa perspetiva epistemológica feminista interseccional  construccionista social, que implica situar o debate sobre o género e a sexualidade numa perspectiva não essencialista, afastada do modelo biomédico a par com uma perspetiva de sexualidade ancorada nos direitos sexuais e no direito ao prazer. Uma Uc de género e Interseccionalidade na clinica e saúde com estes pressupostos epistemológicos de base permite um conhecimento mais aprofundado das dinâmicas culturais e ideológicas de produção dos sexos, das sexualidades e das dinâmicas da orientação dos desejos e das relações afectivo/sexuais,de populações numerosas e diversificadas ainda que muitas vezes não necessariamente reconhecidas ao nível da intervenção psicológica.  A frequente invisibilidade ou reconhecimento societal tem repercussões frequentemente negativas nos níveis de qualidade de vida e saúde mental de populações particulares, com vivências da sexualidade que podem não obedecer aos modelos mais tradicionais e normativos.   

Desafia-se a forma como se conceptualiza e operacionaliza a investigação /intervenção no domínio da sexualidade enfatizando a autodeterminação e a liberdade pessoal, livre de constrangimentos e violências decorrentes dos sistemas de opressão dominantes a nível societal. Possibilita uma reflexão e posicionamento informado dos profissionais da psicologia para a sua prática pessoal e clínica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Teorias do género situadas nas diferentes vagas feministas ( 1ª/2ª/3ª e 4ª vagas feministas): a)Repercussões das e nas diferentes vagas feministas dos posicionamento teóricos e dos modelos sobre a sexualidade e modos de vivência do desejo e do sexo, b)Interseccionalidade e perspetiva construccionista social sobre a sexualidade

  2. Direitos sexuais e direito ao prazer: a) Género/feminismos na vivência da sexualidade numa perspetiva de autodeterminação; b) Populações LGBTQIA+; c) Vivências afetivo-sexuais não normativas (fluidez sexual, não-monogamias consensuais, poliamor, anarquia relacional)

  3. Cruzamento de diferentes pertenças e suas repercussões na sexualidade em contextos clínicos e de saúde: género / orientação sexual/ raça/ classe social/ idade e deficiência 

Bibliografia Obrigatória

Jackson, S & Scot, S ; Feminism and sexuality, Columbia University Press, 1996
Travis, C. B & White J. W. ; Sexuality, society, and feminism : psychology of women, APA, 2000
Freedman, E ; Feminism, Sexuality, and Politics: Essays by Estelle B. Freedman, The University of North Carolina Press., 2006
Nogueira, C. ; Interseccioanlidade e Psicologia feminista. , Bahia: Edição Devires , 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilizando essencialmente metodologias expositivas e de reflexão crítica, a UC permite atingir os objetivos globais essencialmente de cariz teórico-conceptual e, mais especificamente, dotar de competências de auto-reflexão critica fundamentais para a intervenção e investigação com as populações visadas pelas UC. A discussão em grupo permite uma consolidação das aprendizagens através das argumentações e da exposição critica de casos particulares.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 12,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 12,00
Trabalho escrito 12,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

 

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os/as estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO

Avaliação distribuída sem exame final

A avaliação incluirá uma componente de trabalho de grupo relativo a um tema especifico à escolha  e uma componente teórica, de escrita individual.

O trabalho de grupo  valerá 40% da nota final na UC

A realização de uma avaliação individual escrita valerá 60% da nota final na UC

Melhoria de classificação

Só é possivel  fazer melhoria de nota à componente de trabalho individual.
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