Intervenção Social e Redução de Riscos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MPSIC |
11 |
Plano de Estudos 2021 |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.
- Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).
- Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual.
- A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objectivos foram definidos de forma operacional, sendo, assim, equivalentes aos resultados da aprendizagem (Ver o campo "Objetivos" acima).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.
1.1 Discussão crítica do conceito de risco: risco psicológico, risco social, gestão dos riscos, sociedade de risco.
1.2. Políticas públicas de redução de danos associados às drogas e ao trabalho sexual informadas pela ciência
1.3. O contexto da intervenção: marginalidade e exclusão na cidade pós-industrial; história das drogas e emergência da redução de riscos.
2. Noções, programas iniciais, potencialidade, críticas e pressupostos da redução de riscos. A redução de riscos no conjunto das estratégias de intervenção nas drogas
3. A redução de riscos em Portugal e no mundo
4. Principais características e programas
4.1. Características/princípios: pragmatismo, proximidade, horizontalidade, progressividade, trabalho em rede
4.2. Programas habitualmente implementados no âmbito do uso de drogas e do trabalho sexual, suas evidências e boas práticas associadas
5. Intervenções de redução de riscos menos usuais ligadas a: álcool, tabaco, novas substâncias psicoativas, práticas sexuais alternativas
Bibliografia Obrigatória
Grup IGIA; Contextos, sujetos y drogas: un manual sobre drogodependencias, Fundación de Ayuda contra la Drogadicción, 2000
O'Hare, P., Newcombe, R., Matthews, A., Buning, E. & Drucker, E; La reducción de los daños relacionados con las drogas, Grup IGIA, 1995
G. Alan Marlatt;
Harm reducation. ISBN: 1-57230-397-2
Justin Gaffney;
Practical guidelines for delivering health services to sex workers. ISBN: 978-90-812297-4-6
WHO/SEARO | WHO/WPRO; Toolkit for monitoring and evaluation of interventions for sex workers, World Health Organization, 2009
Rekart, M.L.; Sex-work harm reduction, Lancet, 2006
Heddrich, D. & Rhodes, T.; Harm reduction: evidence, impacts and challenges, EMCDDA, 2010
Hart, C. ; High price, Harper, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino assentam numa matriz integrada que combina:
- Método expositivo das principais teorias, conceitos e práticas;
- Diálogo e discussão (quer em pequeno grupo, quer em sessão plenária);
- Trabalho de grupo, respectiva apresentação e discussão em sala de aula.
- Análise e discussão crítica de materiais pedagógicos (textos, vídeos, notícias, documentários, etc)
- Organização de um webminar
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
| Trabalho de campo |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
| Elaboração de projeto |
30,00 |
| Estudo autónomo |
34,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
40,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A presença nas aulas é de grande importância, mas não é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída sem exame final. Faz-se com base em dois trabalhos de grupo, sendo que cada uma das componentes tem a ponderação de 50% na classificação final.
Para obter aprovação na UC é necessário um mínimo de 8 valores em cada componente, sendo 10 valores a média final imprescindível.