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Intervenção Social e Redução de Riscos

Código: PJD08     Sigla: ISRR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 11 Plano de Estudos 2021 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-10-27.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.

  2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).

  3. Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual.

  4. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos.

  5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objectivos foram definidos de forma operacional, sendo, assim, equivalentes aos resultados da aprendizagem (Ver o campo "Objetivos" acima).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.
1.1 Discussão crítica do conceito de risco: risco psicológico, risco social, gestão dos riscos, sociedade de risco.

1.2. Políticas públicas de redução de danos associados às drogas e ao trabalho sexual informadas pela ciência

1.3. O contexto da intervenção: marginalidade e exclusão na cidade pós-industrial; história das drogas e emergência da redução de riscos.

2. Noções, programas iniciais, potencialidade, críticas e pressupostos da redução de riscos. A redução de riscos no conjunto das estratégias de intervenção nas drogas

3. A redução de riscos em Portugal e no mundo

4. Principais características e programas

4.1. Características/princípios: pragmatismo, proximidade, horizontalidade, progressividade, trabalho em rede

4.2. Programas habitualmente implementados no âmbito do uso de drogas e do trabalho sexual, suas evidências e boas práticas associadas 

5. Intervenções de redução de riscos menos usuais ligadas a: álcool, tabaco, novas substâncias psicoativas, práticas sexuais alternativas

Bibliografia Obrigatória

Grup IGIA; Contextos, sujetos y drogas: un manual sobre drogodependencias, Fundación de Ayuda contra la Drogadicción, 2000
O'Hare, P., Newcombe, R., Matthews, A., Buning, E. & Drucker, E; La reducción de los daños relacionados con las drogas, Grup IGIA, 1995
G. Alan Marlatt; Harm reducation. ISBN: 1-57230-397-2
Justin Gaffney; Practical guidelines for delivering health services to sex workers. ISBN: 978-90-812297-4-6
WHO/SEARO | WHO/WPRO; Toolkit for monitoring and evaluation of interventions for sex workers, World Health Organization, 2009
Rekart, M.L.; Sex-work harm reduction, Lancet, 2006
Heddrich, D. & Rhodes, T.; Harm reduction: evidence, impacts and challenges, EMCDDA, 2010
Hart, C. ; High price, Harper, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino assentam numa matriz integrada que combina:

- Método expositivo das principais teorias, conceitos e práticas;

- Diálogo e discussão (quer em pequeno grupo, quer em sessão plenária);

- Trabalho de grupo, respectiva apresentação e discussão em sala de aula.

- Análise e discussão crítica de materiais pedagógicos (textos, vídeos, notícias, documentários, etc)

- Organização de um webminar

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 34,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A presença nas aulas é de grande importância, mas não é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final. Faz-se com base em dois trabalhos de grupo, sendo que cada uma das componentes tem a ponderação de 50% na classificação final.

Para obter aprovação na UC é necessário um mínimo de 8 valores em cada componente, sendo 10 valores a média final imprescindível.
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