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Psicologia Social

Código: LPSI200     Sigla: PS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 177 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Rocha Pinto Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Isabel Maria Rocha Pinto 2,00
Teorico-Prática Totais 5 7,50
Ana Catarina Neves de Sá Lopes Carvalho 3,00
Isabel Maria Rocha Pinto 3,00
Samuel Lincoln Bezerra Lins 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-12-21.

Campos alterados: Objetivos, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. conhecimento das macro-teorias estruturantes da Psicologia Social e sua relação com características indivíduais, grupais e contextuais;

2. assimilação dos conceitos centrais, teorias, modelos e investigação sobre a auto- e hetero-percepção e julgamento, os determinismos sociais que operam sobre o pensamento e o comportamento, os processos subjacentes às tensões sociais, os processos intragrupais;

3. compreensão da utilidade dessas teorias e modelos como grelhas de leitura de contextos sociais definidos e para a intervenção sobre as problemáticas emergentes nesses contextos;

4. apropriação do discurso metodológico-empírico da investigação em Psicologia Social, permitindo aos estudantes analisar a produção do conhecimento em psicologia social, motivando-os a participar na construção desse discurso, e a utilizá-lo junto das comunidades científica e não-científica.

Resultados de aprendizagem e competências

Ver objetivos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. “Psicologia do quotidiano”

.teorias da atribuição

.formação de impressões

.teorias implícitas de personalidade

.esquemas cognitivos e julgamento social

II. Cognição social e emoções

.primazia das preferências sobre as Inferências

.teorias sócio- cognitivas e sócio-culturais das emoções

III. Atitudes, opiniões e comportamentos

.estrutura e função das atitudes

.relação atitudes-comportamentos

IV. Representações sociais

.dispersão informativa e pressão inferencial

.objectivação e ancoragem

.informação, atitude, e campo de representação

.teoria do “núcleo central”

.teoria da ancoragem psicossocial

V. Influência social

.submissão

.normalização

.conformismo

.inovação

VI. Estereótipos e relações intergrupais

.preconceito e discriminação

.racismo subtil, racismo aversivo, sexismo benevolente

.estereótipos e contacto intergrupal

.modelos da mudança dos estereótipos

.teorias do conflito intergrupal

.abordagem da identificação social

VII. Dinâmica dos grupos

.afiliação e interdependência

.socialização e desenvolvimento grupal

.liderança e desvio

.tarefas e desempenho grupal

Bibliografia Obrigatória

Abrams, D., Hogg, M. A., & Marques, J. M. ; The Social Psychology of Inclusion and Exclusion, 2005
D. T. Gilbert, S. T. Fiske, & G. Lindzey; The Handbook of Social Psychology, Mc-Graw-Hill, 1998
D. Forsyth; Group Dynamics, Brookes/Cole, 1990
Hogg, M. A. & Vaughan, G. M. ; Social Psychology, Pearson Education, 2014
J-F. Leyens; Teorias da Personalidade na Dinâmica Social, Verbo., 1987
Manstead, A. S. R. & Hewstone, M. ; The Blackwell Encyclopedia of Social Psychology, Blackwell, 1996
Manstead, A. S. R. & Hewstone, M. ; The Blackwell Encyclopedia of Social Psychology, Blackwell, 1996
Vala, J. & Monteiro, M. B. ; Psicologia Social, Gulbenkian, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas - por assunto: 1. conceitos, teoria e investigação, conclusões básicas; 2.estado da arte (teorias e modelos antagónicos); 3. debates teórico-metodológicos e implicações sociais concretas.

Articulação teóricas - práticas: Aplicação de grelha de leitura teórica a um fenómeno social, utilizando o discurso científico-metodológico adequado, especificamente adquirido com os conceitos da aula teórica respetiva.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho de campo 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de (a) presença em 75% das aulas práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: A avaliação distribuída com avaliação final traduz a articulação entre as aulas teóricas e práticas. Obrigatoriedade de (a) presença em 75% das aulas práticas e (b) obtenção das notas mínimas de 7.50/20 (37.5%) no exame teórico e nas aulas práticas (projecto de grupo). A nota final resulta da soma ponderada das avaliações teórica e prática e deve ser igual ou superior a 9.50/20 (45%):

Classificação final = Teórica X .80 + Prática X .20
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