Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > LPSI306

Oficina de Investigação Qualitativa e Quantitativa em Psicologia

Código: LPSI306     Sigla: OIQQP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 144 Plano Oficial do ano letivo 2021 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo desta UC passa sobretudo pela aplicação prática, sistematização e integração dos conhecimentos já adquiridos. Em específico, pretende-se que os estudantes:

1. Diferenciem a aplicação das metodologias qualitativas e quantitativas na investigação em Psicologia;

2. Implementem diferentes fases do processo de investigação, incluindo a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;

4. Recolham dados empíricos, via aplicação de instrumentos, e avaliem as suas qualidades, procedam ao tratamento de dados e interpretação e discussão de resultados;

4. Identifiquem vantagens e limitações do estudo realizado, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados do estudo.

5.Identifiquem as implicações para a prática estudo desenvolvido.

Resultados de aprendizagem e competências

1.Avaliar criticamente conhecimentos produzidos em Psicologia, como resultado da participação numa pesquisa em meio natural, usando metodologias qualitativas e quantitativas;

2.Melhorar aptidões de pesquisa e revisão bibliográfica e de comunicação de conceitos e resultados empíricos que permitam a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;

3.Aprofundar e consolidar competências de recolha de dados via aplicação de instrumentos, e avaliação das suas qualidades, tratamento de dados e interpretação e discussão de resultados;

4.Compreender a articulação das fases do processo que conduz à construção de conhecimento em Psicologia, aplicando de forma integrada as competências de metodologia qualitativa e quantitativa;

5.Avaliar vantagens e limitações dos estudos, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados de estudos qualitativos e quantitativos;

6.Identificação das implicações para a prática do estudo desenvolvido.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Revisão da literatura para seleção das referências bibliográficas mais relevantes para a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação.

- Seleção e/ou desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados, avaliando a sua adequação e qualidade.

- Seleção e contacto de participantes para a amostra quantitativa e qualitativa, adequadas às questões e hipóteses de investigação, mediante consentimento livre e informado.

- Recolha de dados através de instrumentos junto da amostra selecionada.

- Codificação, inserção, tratamento e análise de dados, aplicando os procedimentos de análise de conteúdo indutivos e dedutivos e os procedimentos estatísticos mais adequados atendendo às características dos dados e às questões e hipóteses de investigação formuladas.

- Interpretação e discussão dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos e sua apresentação oral.

- Redação de artigo científico relativo ao estudo misto realizado ao longo do semestre.

Bibliografia Obrigatória

American Psychological Association; Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 0-912704-57-8
John W. Creswell; Qualitative inquiry and research design. ISBN: 0-7619-0144-2
Norman K. Denzin; O^planejamento da pesquisa qualitativa. ISBN: 85-363-0663-7
Uwe Flick; An^introduction to qualitative research. ISBN: 0-7619-5587-9
João Marôco; Análise estatística com utilização do SPSS. ISBN: 972-618-331-6
Roberto Hernández Sampieri; Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2
Susana Urbina; Essentials of psychological testing. ISBN: 978-1-118-68048-3
Catarina Brandão; A importância do contexto na investigação qualitativa, 2018. ISBN: Jaime Ribeiro (Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Vol. 7(1) p. 169-173. DOI: 10.17267/2317-3394.v7i1.1897)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino é teórico-prática e laboratorial, no contexto de pequeno grupo: em cada turma são formados grupos de trabalho.

As exposições teóricas focam a apresentação inicial da problemática em estudo e breves sistematizações de conteúdos adquiridos, sobretudo nas UC de Métodos de Investigação em Psicologia, Escrita e Ciência, Estatística Aplicada à Psicologia I e II, Avaliação Psicológica, Psicometria e teorias da Avaliação Psicológica e Técnicas de Comunicação e Entrevista em Psicologia.

As docentes orientam, discutem e supervisionam as tarefas realizadas em grupo de forma semi-autónoma.

Software

NVivo
SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 38,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 24,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas deverão realizar todas as componentes de avaliação definidas anteriormente (para tal, deverão contactar as docente até à 2ª aula).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:

1. Apresentação final oral do trabalho de investigação - trabalho de grupo (25%).

2. Elaboração de Projeto: Elaboração de um portefólio que incluiu todos os trabalhos realizados no contexto das aulas PL (25%).

3. Artigo científico escrito de grupo, de acordo com as normas da APA (50%).

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).

A classificação em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.

Melhoria de classificação

Até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação é possível melhorar a nota, uma única vez, através da reformulação do artigo científico escrito, correspondente a 50% da avaliação final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 02:34:11 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico