| Código: | LPSI306 | Sigla: | OIQQP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Métodos |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 144 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
O objectivo desta UC passa sobretudo pela aplicação prática, sistematização e integração dos conhecimentos já adquiridos. Em específico, pretende-se que os estudantes:
1. Diferenciem a aplicação das metodologias qualitativas e quantitativas na investigação em Psicologia;
2. Implementem diferentes fases do processo de investigação, incluindo a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;
4. Recolham dados empíricos, via aplicação de instrumentos, e avaliem as suas qualidades, procedam ao tratamento de dados e interpretação e discussão de resultados;
4. Identifiquem vantagens e limitações do estudo realizado, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados do estudo.
5.Identifiquem as implicações para a prática estudo desenvolvido.
1.Avaliar criticamente conhecimentos produzidos em Psicologia, como resultado da participação numa pesquisa em meio natural, usando metodologias qualitativas e quantitativas;
2.Melhorar aptidões de pesquisa e revisão bibliográfica e de comunicação de conceitos e resultados empíricos que permitam a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;
3.Aprofundar e consolidar competências de recolha de dados via aplicação de instrumentos, e avaliação das suas qualidades, tratamento de dados e interpretação e discussão de resultados;
4.Compreender a articulação das fases do processo que conduz à construção de conhecimento em Psicologia, aplicando de forma integrada as competências de metodologia qualitativa e quantitativa;
5.Avaliar vantagens e limitações dos estudos, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados de estudos qualitativos e quantitativos;
6.Identificação das implicações para a prática do estudo desenvolvido.- Revisão da literatura para seleção das referências bibliográficas mais relevantes para a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação.
- Seleção e/ou desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados, avaliando a sua adequação e qualidade.
- Seleção e contacto de participantes para a amostra quantitativa e qualitativa, adequadas às questões e hipóteses de investigação, mediante consentimento livre e informado.
- Recolha de dados através de instrumentos junto da amostra selecionada.
- Codificação, inserção, tratamento e análise de dados, aplicando os procedimentos de análise de conteúdo indutivos e dedutivos e os procedimentos estatísticos mais adequados atendendo às características dos dados e às questões e hipóteses de investigação formuladas.
- Interpretação e discussão dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos e sua apresentação oral.
- Redação de artigo científico relativo ao estudo misto realizado ao longo do semestre.A metodologia de ensino é teórico-prática e laboratorial, no contexto de pequeno grupo: em cada turma são formados grupos de trabalho.
As exposições teóricas focam a apresentação inicial da problemática em estudo e breves sistematizações de conteúdos adquiridos, sobretudo nas UC de Métodos de Investigação em Psicologia, Escrita e Ciência, Estatística Aplicada à Psicologia I e II, Avaliação Psicológica, Psicometria e teorias da Avaliação Psicológica e Técnicas de Comunicação e Entrevista em Psicologia.
As docentes orientam, discutem e supervisionam as tarefas realizadas em grupo de forma semi-autónoma.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
| Elaboração de projeto | 20,00 |
| Estudo autónomo | 38,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de investigação | 24,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Total: | 162,00 |
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
1. Apresentação final oral do trabalho de investigação - trabalho de grupo (25%).
2. Elaboração de Projeto: Elaboração de um portefólio que incluiu todos os trabalhos realizados no contexto das aulas PL (25%).
3. Artigo científico escrito de grupo, de acordo com as normas da APA (50%).
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve: 1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e, 2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).
A classificação em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.