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Dificuldades de Aprendizagem

Código: P830     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 19 Plano Oficial 4 - 6 54 162
MTP 4 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.

  2. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA).

  3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA.

  4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA.

  5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros intervenientes na organização de planos de intervenção integrados.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos foram definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados de aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Conceitos e modelos relevantes no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA). O modelo Response to Intervention (RtI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo do modelo RtI na área da leitura, escrita e matemática.

  2. Modelos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente. Desenvolvimento de competências matemáticas em idade pré-escolar.

  3. Avaliação e intervenção nas DA da leitura, escrita e matemática no início da escolaridade.


    1. Avaliação e intervenção nas dificuldades da leitura.

    2. Avaliação e intervenção nas dificuldades da composição escrita.

    3. Avaliação e intervenção nas dificuldades da matemática.



4. DA e problemas associados.

Bibliografia Obrigatória

Clements, M. K., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J., & Leung, F. K. S. (Eds.); Third international handbook of mathematics education, Springer, 2013
Leal, T., Gamelas, A. M., Peixoto, C., & Cadima, J. ; Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim de infância. , Almedina., 2014
Sanchez, J. N. G. ; Prevención en dificultades del desarrollo y del aprendizaje., Piramide, 2014
Sugai, G., La Salle, T., Everett, S, & Feinberg, A. ; Multi-tiered systems of support: The what, why, and how for school counselors., Routledge, 2019

Bibliografia Complementar

Santos Maria Thereza Mazarro dos 570; Distúrbios de leitura e escrita. ISBN: 85-204-1354-4
Snowling Margaret 205; Dislexia, fala e linguagem. ISBN: 85-363-0400-6
Greenberg, M. T., Weissberg, R. P., O'Brien, M. U., et al.; Enhancing school-based preventio and youth develoment through coordinated social, emotional, and academic learning., 2003
Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Snowling Margaret J. 340; The^science of reading. ISBN: 1-4051-1488-6
Sucena Ana; Aprender a ler e avaliar a leitura. ISBN: 978-972-40-3919-0
Swanson, H. L., Harris, K. R., & Graham, K.; Handbook of learning disabilities, The Guilford Press, 2013
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3

Observações Bibliográficas

Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia sobre os temas da UC. Nas aulas práticas, em pequeno grupo, será realizado o estudo de instrumentos de avaliação no domínio da leitura, escrita e matemática; no âmbito do despiste universal preconizado pelo modelo RtI será efetuada a aplicação de instrumentos de avaliação em contexto escolar, com orientação da docente; serão analisados protocolos de avaliação e elaboradas propostas de intervenção. Será ainda apresentado para análise um caso de perturbação específica de aprendizagem.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Exame 40,00
Participação presencial 0,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização dos seguintes trabalhos: Apresentação oral de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escrita ou da matemática (ponderação 10%); relatório de grupo sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação 25%); e apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de perturbação específica de aprendizagem (ponderação 25%).

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pelas notas obtida nos três trabalhos práticos e no exame final, com a seguinte ponderação: Trabalhos práticos 60%; Exame final 40%. Os trabalhos práticos e o exame serão avaliado numa escala de 0 a 20, não podendo nenhuma das componentes ter uma nota inferior a 8.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas. Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre letivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.

Melhoria de classificação

O exame de melhoria tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano seguinte àquele em que o estudante tenha obtido aprovação e em que a UC tenha exame previsto.

Não está prevista melhoria da nota nos trabalhos práticos excepto através de nova inscrição na disciplina.

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente TP desta UC decorrerá totalmente à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos."

 
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