Dificuldades de Aprendizagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
19 |
Plano Oficial |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
| MTP |
4 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.
- Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA).
- Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA.
- Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA.
- Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros intervenientes na organização de planos de intervenção integrados.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos foram definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados de aprendizagem.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceitos e modelos relevantes no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA). O modelo Response to Intervention (RtI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo do modelo RtI na área da leitura, escrita e matemática.
- Modelos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente. Desenvolvimento de competências matemáticas em idade pré-escolar.
- Avaliação e intervenção nas DA da leitura, escrita e matemática no início da escolaridade.
- Avaliação e intervenção nas dificuldades da leitura.
- Avaliação e intervenção nas dificuldades da composição escrita.
- Avaliação e intervenção nas dificuldades da matemática.
4. DA e problemas associados.
Bibliografia Obrigatória
Clements, M. K., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J., & Leung, F. K. S. (Eds.); Third international handbook of mathematics education, Springer, 2013
Leal, T., Gamelas, A. M., Peixoto, C., & Cadima, J. ; Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim de infância. , Almedina., 2014
Sanchez, J. N. G. ; Prevención en dificultades del desarrollo y del aprendizaje., Piramide, 2014
Sugai, G., La Salle, T., Everett, S, & Feinberg, A. ; Multi-tiered systems of support: The what, why, and how for school counselors., Routledge, 2019
Bibliografia Complementar
Santos Maria Thereza Mazarro dos 570;
Distúrbios de leitura e escrita. ISBN: 85-204-1354-4
Snowling Margaret 205;
Dislexia, fala e linguagem. ISBN: 85-363-0400-6
Greenberg, M. T., Weissberg, R. P., O'Brien, M. U., et al.; Enhancing school-based preventio and youth develoment through coordinated social, emotional, and academic learning., 2003
Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Snowling Margaret J. 340;
The^science of reading. ISBN: 1-4051-1488-6
Sucena Ana;
Aprender a ler e avaliar a leitura. ISBN: 978-972-40-3919-0
Swanson, H. L., Harris, K. R., & Graham, K.; Handbook of learning disabilities, The Guilford Press, 2013
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3
Observações Bibliográficas
Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia sobre os temas da UC. Nas aulas práticas, em pequeno grupo, será realizado o estudo de instrumentos de avaliação no domínio da leitura, escrita e matemática; no âmbito do despiste universal preconizado pelo modelo RtI será efetuada a aplicação de instrumentos de avaliação em contexto escolar, com orientação da docente; serão analisados protocolos de avaliação e elaboradas propostas de intervenção. Será ainda apresentado para análise um caso de perturbação específica de aprendizagem.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Exame |
40,00 |
| Participação presencial |
0,00 |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
20,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização dos seguintes trabalhos: Apresentação oral de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escrita ou da matemática (ponderação 10%); relatório de grupo sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação 25%); e apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de perturbação específica de aprendizagem (ponderação 25%).
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será obtida pelas notas obtida nos três trabalhos práticos e no exame final, com a seguinte ponderação: Trabalhos práticos 60%; Exame final 40%. Os trabalhos práticos e o exame serão avaliado numa escala de 0 a 20, não podendo nenhuma das componentes ter uma nota inferior a 8.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas. Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre letivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.
Melhoria de classificação
O exame de melhoria tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano seguinte àquele em que o estudante tenha obtido aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Não está prevista melhoria da nota nos trabalhos práticos excepto através de nova inscrição na disciplina.
Observações
Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente TP desta UC decorrerá totalmente à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos."