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Análise do Trabalho e Formação Profissional

Código: P818     Sigla: ATFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 26 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas de educação e formação de adultos na UE e em Portugal para a intervenção do psicólogo do trabalho, nomeadamente enquanto promotor de desenvolvimento humano e de intervenção nas condições de trabalho;

2. Conhecimento e compreensão de diferentes formas de articular a análise do trabalho com a formação profissional, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nas aulas teóricas, nos trabalhos de campo e nos exercícios teórico práticos, bem como nos momentos formais de avaliação.

3. Capacidade de produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise.

4. Capacidade de auto-crítica e de compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores (clientes, parceiros, alvos da intervenção).

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade de integração de diferentes tipos de contributos;

2. Capacidade em organizar com clareza, precisão e coerência uma argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas;

3. Capacidade para a produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;

4. Capacidade de auto-crítica e compreensão do ponto de vista dos interlocutores

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

  1. Contextualização das práticas formativas em Portugal:

    1. O quadro normativo e os instrumentos de financiamento de apoio à formação profissional na UE e em Portugal;

    2. As estruturas e tipologias formativas;

    3. Análise e discussão das práticas dominantes na concepção, implementação e avaliação de programas de formação profissional contínua.

  2. A análise do trabalho e a formação profissional: enquadramento histórico e projetos de intervenção contemporâneos.

  3. O processo formativo:

    1. Definição de meios e conteúdos formativos;

    2. Avaliação como instrumento de regulação das intervenções formativas.

  4. Condições de trabalho e de emprego dos formadores e suas implicações para a saúde.

 

 

Bibliografia Obrigatória

Canário Rui; Educação de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Jobert Guy; Dire, penser, faire a propos de trois métaphores agissantes en formation des adultes
Maggi Bruno; «Do» agir organizacional. ISBN: 85-212-0373-X
Pastré Pierre; Une approche de la structure conceptuelle d.une activité agricole
Pastré Pierre; Des situations potentielles de développement
Falzon Pierre 340; Ergonomia. ISBN: 978-85-212-0412-1 (Lacomblez & Teiger (cap. 41))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e práticas que incluem:

- exposição dos quadros teóricos;

- apresentação e discussão de casos práticos;

- análise e discussão de textos;

- trabalho de campo com orientação/tutoria.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 38,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderados os seguintes componentes:

a) apresentação em sala de aula da análise realizada a um texto (trabalho realizado em grupo);

b) apresentação em sala de aula do trabalho prático (trabalho realizado em grupo);

c) Síntese escrita de reflexão teórica

A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respectivamente, a) 20%, b) 40%, e c) 40%.

As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes. O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.

Melhoria de classificação

A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída. O estudante poderá submeter-se a novas avaliações para efeito de melhoria de classificação final no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento.


Observações

Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a equipa docente no início da UC.

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, a componente teórica desta UC decorrerá à distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.

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